sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Vamos fazer pão: Trança doce de Natal com frutos secos


O Natal chegou ... já se sente no ar o cheiro doce das especiarias - canela e gengibre - misturado com a frescura da raspa de limão. Nas cozinhas de Norte a Sul do país fritam-se sonhos e rabanadas, faz-se arroz-doce, aletria ... Assam-se perus recheados, coze-se o polvo, arranjam-se as couves para preparar com o bacalhau demolhado. As mães, as tias e as avós escolhem as toalhas guardadas para esta ocasião. Optam sempre pela mais bonita ou não fosse o momento de receber a família à mesa o motivo de toda esta azáfama. O serviço especial de pratos também já está pronto a usar.

Estar com a família à mesa, rir, falar, conviver é esta a verdadeira magia do Natal. Estarmos com aqueles que fazem a diferença na nossa vida é que é realmente importante. Por isso, nesta altura do ano gostamos de mimar, acarinhar, compensar aqueles que nos rodeiam. É nesta altura do ano que festejamos a alegria da vida. E nesta altura que agradecemos as coisas boas que nos acontecem, a nós e aos que nos rodeiam. É nesta altura que conseguimos ter tempo, entre toda a azáfama de um ano de trabalho, de dar graças pelas conquistas, pela saúde, pela bênção de termos uma mesa farta, um tecto que nos protege, uma família e amigos que nos dão a mão. O Natal é tempo de agradecer e de partilhar.

E para a mesa de Natal, deixo-vos, hoje, uma trança doce de frutos secos. Depois de publicar a trança de Natal recebi muitos pedidos para partilhar convosco uma receita sem frutas cristalizadas. Aqui fica.

A todos vós, queridos leitores e amigos, votos de um Feliz e Santo Natal!


Trança doce de Natal com frutos secos

Ingredientes:
400 g de farinha de trigo
20 g de fermento fresco de padeiro
130 ml de leite
1 pitada de sal fino
100 g de açúcar
1/2 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1 pitada de cravinho em pó
2 ovos médios
40 g de manteiga sem sal
Raspa de 1 limão
20 g de sultanas pretas
20 g de sultanas douradas
30 g de noz picada
40 g de avelã sem pele picada
35 g de pinhão
40 g de amêndoa sem pele triturada
1 ovo para pincelar
Frutos secos q.b. para polvilhar
Açúcar em pó para polvilhar


1. Colocar 100 g de farinha numa taça. Dissolver o fermento em 65 ml de leite morno.

2. Regar a farinha com a mistura de leite e fermento. Mexer. Formar uma bola com a massa. Tapar a taça e deixar levedar durante 30 a 40 minutos.

3. Juntar à massa fermentada a restante farinha, o açúcar, o sal, as especiarias, os ovos, a manteiga cortada em cubos e a raspa de limão. Adicionar um pouco do restante leite e mexer. Adicionar mais leite e começar a amassar. Amassar durante aproximadamente 7 minutos.

4. Envolver na massa os frutos secos. Formar uma bola com a massa, se necessário polvilhar com um pouco de farinha para não agarrar. Tapar a taça. Deixar levedar, em local abrigado, durante 1h30.

5. Dividir a massa em 3 porções iguais com a ajuda de um pouco de farinha. Formar 3 rolos com aproximadamente 30 cm cada. Entrança-los de modo a obter uma trança. Caso vejam que os rolos têm muita farinha, devem pincelá-los com um pouco de água para agarrarem entre si.

6. Colocar a trança num tabuleiro forrado com uma folha antiaderente ou polvilhado com farinha. Tapar e deixar levedar em local abrigado durante 45 minutos, aproximadamente.

7. Pincelar a trança com ovo batido. Polvilhar com frutos secos a gosto.

8. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 35 minutos ou até estar dourada.

9. Ao servir, polvilhar com açúcar em pó.

11 comentários :

L. disse...

Antes de mais,parabéns pelo novo livro. Se quiser substituir o gengibre em pó por gengibre fresco qual será a quantidade correspondente? Um feliz Natal @

As coisas dela disse...

Tão bem que me parece :)

Laranjinha disse...

L.
use uma colher de chá de gengibre ralado e depois esprema-o. Use apenas o sumo. Eu prefiro fazer assim, para não termos as fibras.
Muito obrigada.
Feliz Natal.

Laranjinha disse...

As Coisas Dela,
obrigada.
Um beijinho e votos de um Feliz Natal.

Anjo-de-Mel disse...

Hmm, q delícia! Bjinhos e Boas Festas!

Carla Ramalho disse...

Vim só desejar um feliz natal, cheio de coisas boas, beijinhos ...
Blog: Guloso qb

Isabel Margarida Simões disse...

Que bom aspeto! :)
Boas Festas!

Daniela disse...

Olá! =)
Que farinha usa nesta receita?

Unknown disse...

Boa tarde, a farinha de trigo e T55 ou T65? Fiz com farinha de trigo para bolos e depois de cozido ficou muito esfarelado (não ficou muito consistente) e penso que possa ter sido da farinha. Obrigada!

Laranjinha disse...

Ana,
pode usar farinha de trigo T55 ou tipo 65 desde que não tenha fermento.
Farinha para bolos ou seja farinha com fermento não é a indicada para este tipo de massa.

Laranjinha disse...

Daniela,
pode usar farinha de trigo T55 ou T65 sem fermento.