quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Camembert no forno com alho e tomilho


O Natal está a chegar. É para mim uma das épocas mais bonitas do ano, cheia de luz, cores, alegria e muito amor. É assim todos os anos. E se as crianças adoram o Natal, penso que os adultos não lhes ficam atrás.

Mas nem sempre a azáfama associada ao Natal nos permite viver e gozar desta época com o descanso e tranquilidade adequadas. Preocupamo-nos com os presentes para a família, com a limpeza e decoração da casa, com as compras de última da hora, com os cozinhados a servir na véspera e no dia de Natal, com a toalha, as velas, os pratos e os copos a colocar na mesa. São tantas as coisas que muitas vezes sentimos que nos falta tempo e paciência, acabando por nos desfocar do que é verdadeiramente importante.

O Natal não é um pinheirinho de luzes a piscar cheio de presentes modernos, com os gadgets da moda. O Natal não é passar o tempo a cozinhar uma mesa farta de doces ou de pratos principais sem tempo para desfrutar da magia desta época. O Natal é tempo para a família. É recebermos de braços abertos aqueles de quem gostamos, aqueles que fazem a diferença na nossa vida. Haverá melhor presente de Natal do que reunir toda a família à volta da mesa?! Os risos, as gargalhadas, as conversas cruzadas, os momentos vividos uns com os outros é o que torna o Natal verdadeiramente mágico e especial.

Trago-vos, hoje, mais uma sugestão para servirem como entrada na vossa mesa de Natal e que se prepara num abrir e fechar de olhos. É sucesso garantido, toda a gente adora! Esta receita enquadra-se na campanha O Natal é para Todos do Lidl que me desafiou a apresentar ideias práticas que ajudem os leitores do Cinco Quartos de Laranja a preparar o Natal com alegria. Para além desta receita de Camembert no forno, preparei também tâmaras com bacon e queijo no forno e uma refrescante salada de vieiras com presunto e laranja. São três receitas diferentes, mas muito práticas para servirem este ano nesta quadra festiva. Já decidiram qual destas entradas vão preparar para a vossa mesa de Natal?


Camembert no forno com alho e tomilho

Ingredientes:
1 queijo Camembert
1 dente de alho
3 hastes de tomilho fresco
1 colher de café de grãos de pimenta rosa
15 ml de azeite
1 colher de sopa de bagos de romã
Tostas q.b. para servir


1. Cortar a parte de cima do queijo de modo a formar um xadrez, com a ajuda de uma faca.

2. Na zona dos cortes, inserir o dente de alho bem picadinho e as folhas de duas hastes de tomilho.

3. Polvilhar com os grãos de pimenta rosa e com mais um pouco de folhas de tomilho. Regar com o azeite.

4. Levar ao forno, pré-aquecido a 190ºC, durante aproximadamente 17 a 20 minutos.

5. Ao retirar do forno, polvilhar com as restantes folhas de tomilho e com os bagos de romã.

6. Servir com tostas ou fatias de pão fresco.

1 comentário :

Laura Xavier disse...

Delicioso e lindo!!!😉❤️