quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Cachaço de porco assado no forno com castanhas

Vamos preparar o Natal?

É tempo de pensar o Natal. Por aqui, já comecei as decorações para receber esta época festiva. Este ano, é uma excepção. Normalmente, só decoro a casa e monto a árvore de Natal no dia 1 de Dezembro. Para além das decorações e sugestões de presentes, procuro partilhar ideias para colocarem na vossa mesa de Natal. Há quem goste de seguir a tradição e há também quem goste de colocar outras sugestões na mesa de Natal. Deixo-vos, hoje, a receita de cachaço de porco assado no forno com castanhas. Pode ser uma ideia para um dia de festa ou, para fazer em dia de pré-preparações para as refeições da semana. Espero que gostem e que se inspirem.

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Menu semanal #189

Para vos ajudar a organizar a semana, deixo-vos, hoje, mais um menu cheio de sugestões práticas a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #188.

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Bacalhau com crosta de amêndoa e batata-doce

Vamos preparar o Natal?

O tempo passa. Estamos a um mês do Natal. Esta é uma das minhas épocas preferidas do ano. Gosto da azáfama de decorar a casa, gosto de ver as luzes de Natal a piscar pela cidade, gosto de juntar a família, à volta da mesa. Para vos ajudar e inspirar, deixo-vos, hoje, uma deliciosa receita de bacalhau.

O bacalhau, cá em casa, faz parte da noite da Consoada. Há quem prefira seguir a tradição ou quem goste de colocar na mesa o bacalhau de maneira diferente. Para vos ajudar a preparar o Natal, deixo-vos uma receita de bacalhau com crosta de amêndoa e batata-doce. Deliciosa, elegante e perfeita para servirem em família.

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Menu semanal #188

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu cheio de sugestões práticas a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #187.

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Sopa da pedra

Os dias de Outono pedem comida de conforto. E, uma das sopas que sabem bem nesta altura, é a tradicional sopa da pedra. Conta a lenda que um frade com fome chegou a casa de um lavrador e pediu para fazer um caldo de pedra. Já tinha a pedra, mas faltava-lhe a panela. Os lavradores incrédulos, nunca tinham ouvido falar do caldo de pedra, deixaram o frade fazer a sopa. Depois de colocar a pedra na panela com água, diz aos lavradores que a sopa ficava melhor se tivesse algum tempero. E assim, foi acrescentando chouriço, toucinho, feijão e batatas à sopa. Quando começou a ferver, começa a sair um cheiro delicioso. Depois de o frade comer a sopa, os velhotes perguntam: - Então e a pedra? Ao que o frade, respondeu: Essa, levo-a comigo, para fazer outra sopa ali, mais à frente. A astúcia e manha do frade, e a curiosidade dos aldeões em verem o caldo ou sopa da pedra, levou a que o frade tivesse uma bela refeição!

A sopa da pedra, com um caldo cremoso é uma sopa rica com feijão, batatas, carne e enchidos. Tradicional do Ribatejo, ganhou fama quando o restaurante O Toucinho, em Almeirim, a começou a servir, em 1962.

É uma sopa de cariz rural, apesar de cada família ter a sua receita, hoje, faz parte da cultura popular de Almeirim. « Plantava-se feijão, batata e conservava-se em salgadeiras a carne do porco e produziam-se enchidos. Na generalidade, eram estes produtos a base da sopa tradicional desta região, muito nutritiva e ótima para retemperar as forças exigidas pelos pesados trabalhos agrícolas. Também por ser rica, contendo carne de porco, toucinho e enchidos, valia como uma refeição completa. »

A sopa da pedra é uma sopa encorpada, atraente e bastante reconfortante. Bom apetite!

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Peitos de frango recheados com espinafres e queijo feta

Por aqui, já começamos a pensar no Natal. Nas decorações, nas receitas a preparar, nos presentes de comer que este ano gostaria de fazer, nas ofertas a comprar. Por tradição, costumo fazer a árvore de Natal e decorar a casa no dia 1 de Dezembro. Este ano, curiosamente, já comecei com as decorações de Natal em Santarém. O Natal é uma época tão bonita. Gosto de ver as ruas e as lojas enfeitadas. Gosto da ideia de juntarmos a família e de celebrarmos à volta da mesa.

Mas, enquanto o Natal não chega, deixo-vos, hoje, a receita de uns deliciosos peitos de frango recheados com espinafres e queijo feta. Resultam tão bem. Experimentem!

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Menu semanal #187

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu cheio de sugestões práticas a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #186.

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Feijoada de enchidos

As leituras fazem parte dos meus dias. Gosto sempre de ir fazendo listas dos livros que quero ler. Para este Outono/Inverno escolhi:
- Histórias e Curiosidades à Mesa de Virgílio Nogueiro Gomes. Um livro que nos transporta por produtos, histórias e estórias. Uma leitura imprescindível para quem gosta de gastronomia.

- A Colher de Ouro de Jessa Maxwell. Adoro romances em que se fala de comida. São sempre verdadeiramente deliciosos.

- A Mesa de Deus Os Alimentos da Bíblia de Maria Lecticia Monteiro Cavalcanti. « Este é um livro que nasce de uma conversa da autora, jornalista e crítica gastronómica, com o então padre José Tolentino Mendonça, que assina o prefácio [...]. Demorou dez anos a compilar toda a informação sobre as refeições dos textos sagrados. Pão, vinho, vinagre, azeite, mel, sal, leite e derivados, água, assim como ervas e especiarias, cereais, leguminosas, arbustos e árvores. «Entrar na Bíblia pela porta da cozinha é um argumento mais sério do que se possa supor. E também mais espiritual», escreve José Tolentino Mendonça. «Não é apenas um ensaio exaustivo sobre a mesa bíblica: é um convite a entrar, um abrir da mesa, uma coreografia de odores, uma prática do saborear.» Uma mesa não é só uma mesa. » Este é um daqueles livros que tenho a certeza que vou adorar!

Entre os livros e as leituras, deixo-vos uma receita reconfortante e económica para estes dias de Outono, feijoada de enchidos. Espero que gostem! Bons cozinhados e boas leituras.

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Sopa de lentilhas com nabiças

As sopas fazem parte das refeições, cá em casa. Mas nesta altura do ano, pelos dias frios e chuvosos, sabem ainda melhor.

Sopa é uma daquelas preparações que procuro ter, sempre, no meu frigorífico. Para além de ser uma excelente maneira de ingerirmos mais legumes, é uma preparação muito prática. Por vezes, uma sopa e mais qualquer coisa e temos uma refeição.
Para aproveitar as nabiças que nos chegam, nesta altura do ano, decidi fazer uma sopa com lentilhas. Espero que gostem!

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Menu semanal #186

Mais uma semana que começa! E, para quem anda à procura de inspiração para as refeições da semana, deixo-vos mais um menu. Um menu cheio de sugestões práticas para as refeições do dia-a-dia, mas já com um cheirinho a Natal. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #185.

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Lombinhos de porco recheados com farinheira e castanhas

Os dias frios e chuvosos de Outono pedem comidas quentes e reconfortantes. Cá por casa, nesta altura do ano, o forno não tem tido descanso. Adoro comidas de forno. Resultam bem. Podemos fazer em quantidade e, enquanto estão no forno, libertam-nos para fazermos outras coisas. Um ingediente que tenho usado bastante este ano, são as castanhas. Já fiz carne de vaca com castanhas. Deixo-vos, hoje, uma receita bastante conhecida, os lombinhos de porco com farinheira e castanhas. Espero que gostem!