terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Salmão selvagem do Alaska no forno com salada de abacate e arroz

Um dos ingredientes que gosto de ter, em casa, é salmão, porque se torna muito prático para qualquer refeição. Uma das receitas que faço, muitas vezes, cá em casa, é salmão no forno, prepara-se num instante e faz sempre sucesso.

Mas como comprar salmão? Como sabemos que estamos a comprar um produto sustentável? Como distinguimos o salmão selvagem do de aquacultura? Para terem uma noção, da próxima vez que decidirem comprar salmão, lembrem-se que a carne do salmão selvagem é muito mais magra e apresenta menos veios de gordura que o salmão de viveiro, porque para além de nadar quilómetros em alto mar, faz uma alimentação à base de camarão, arenque e lulas.

Utilizei para esta receita, salmão selvagem do Alaska. Caso tenham dúvidas, vejam as indicações na embalagem, pois está sempre indicado. Os produtos que vêm do Alaska são todos 100% selvagens e a piscicultura é proibida nesta região. Nos supermercados encontram à venda, congelado, salmão selvagem do Alaska, da marca Iglo, com a denominação de salmão selvagem do Pacífico. Para além do congelado, encontram também salmão fumado. E devido ao aumento de procura, também podemos comprar salmão selvagem do Alaska fresco. Podem consultar alguns locais onde pode ser adquirido.
Existem, nesta região, cinco espécies de salmão. A utilizada nesta receita foi salmão rosado (Oncorhynchus Gorbuscha). Para vos inspirar a consumir selvagem e a escolher Alaska, deixo-vos uma receita muito prática, que toda a família vai adorar, lombos de salmão no forno com salada de abacate e arroz. Para além de saborosa, prepara-se em cerca de 20 minutos e com ingredientes que, de uma maneira geral, são muito fáceis de adquirir.


Salmão do Alaska no forno com salada de abacate e arroz

Ingredientes para 4 pessoas:
4 lombos de salmão selvagem do Alaska
1 limão
1 a 2 dentes de alho
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
1 colher de café de aneto seco
1 colher de chá de salsa picada
Sal e pimenta-preta q.b.
1 abacate
1 colher de chá de coentros picado
Pimenta-de-caiena q.b.
Arroz integral cozido q.b.


1. Descongelar os lombos de salmão, de preferência no frigorífico.

2. Com papel de cozinha, retirar alguma da humidade do peixe.

3. Dispor os lombos de salmão na travessa de forno. Temperar com sal e pimenta a gosto.

4. Numa taça misturar a manteiga derretida com o azeite, o aneto, a salsa, sumo de 1/4 de limão e os dentes de alho picados ou espremidos. Pincelar os lombos de salmão de um lado e do outro com esta mistura.

5. Levar ao forno pré-aquecido a 170ºC durante cerca de 8 a 10 minutos, ou até os lombos estarem cozinhados.

6. Cortar o abacate em cubos e regar com sumo de limão. Acrescentar os coentros picados e temperar com sal. Polvilhar com pimenta-de-caiena.

7. Servir os lombos de salmão com o arroz e a salada de abacate.

2 comentários :

Naiara Kelly disse...

Apaixonada pelo seu blog!! Estava procurando uma receita de risotto de espinafre e te encontrei! Tem Instagram?

Laranjinha disse...

Naiara,
obrigada.
Sim, tenho Instagram. Procurar por Cinco Quartos de Laranja.
Um beijinho.