terça-feira, 31 de outubro de 2017

Medalhões de pescada com tomate e chouriço no tacho


Com o regresso ao trabalho e com as rotinas do dia-a-dia, sabe bem termos duas ou três receitas de peixe para prepararmos rapidamente uma refeição para toda a família. Um dos ingredientes que procuro ter sempre no meu congelador é medalhões de pescada. São muito práticos. Cozinham-se num abrir e fechar de olhos. É peixe, com a vantagem de não ter espinhas, o que para a criançada, é perfeito.

Um dos pratos que faço, com alguma regularidade, é medalhões de pescada no tacho. Ora faço de uma forma muito simples, apenas com coentros, ora lhe junto tomate, pimentos coloridos e umas rodelinhas de chouriço. Ficam tão bons! Preparei esta saborosa receita para a rubrica da Pescanova.

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

O workshop Receitas de Verão foi assim


Em Junho teve lugar, cá em Lisboa, o workshop Receitas de Verão, onde preparámos pratos frescos a pensar nos dias quentes que se avizinhavam e algumas sobremesas, muito práticas, para servir em copinhos. O Verão é a altura do ano em que nos apetece saladas e outras comidas que se preparem, de preferência, num abrir e fechar de olhos.

Neste workshop confeccionamos croquetes de alheira com sementes de sésamo que ficam simplesmente divinos, salada de cuscuz com frango - esta é uma salada muito prática para levar para a praia ou servir num jantar em família numa noite quente. Preparámos também uma salada com mistura de quinoas, quinoa vermelha e branca, uma deliciosa salada de bacalhau com pimentão-doce fumado, entre outras deliciosas sugestões. Na salada de bacalhau expliquei a importância de tirarmos a pele ao tomate. Dei também mais uma ou duas dicas que tornam esta salada tão simples mas ao mesmo tempo tão irresistível. Nos doces, preparámos curd de limão para uma sobremesa com mousse de chocolate branco e confeccionámos também um cheesecake com molho de morango, que nos soube tão bem. As sobremesas de Verão querem-se bem fresquinhas!


Os workshops são sempre uma forma de aprender. Nos meus workshops toda a gente cozinha. Há sempre uma parte teórica com explicação das receitas, indicação das técnicas de confecção e apresentação de alguns ingredientes. Neste workshop Receitas de Verão, as explicações incidiram também sobre a quinoa, os diferentes tipos e como a podemos confeccionar, dado que foi um ingrediente que suscitou muita curiosidade aos participantes. Cozinhar em grupo é uma verdadeira festa.


No próximo dia 4 de Novembro de 2017, volto a ter um workshop em Lisboa, desta vez dedicado a risotos. Vamos confeccionar vários risotos e iremos falar de caldos, um dos ingredientes que ajudam a tornar este prato italiano tão especial. Iremos falar também das variedades de arroz que podemos usar, de queijos, de ervas entre muitas dicas preciosas para quem quer aprender a fazer ou melhorar a sua técnica de fazer este tão apreciado prato. Vamos Fazer Risoto?

Inscrições e mais informações:
escola@istofaz-se.pt   218 078 640   IstoFaz-se
( Realização do workshop sujeito a nº mínimo de participantes )

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Leite-creme com laranja e canela


A comida feita em família ajuda-nos a construir memórias. Quem não se recorda do bolo de laranja húmido feito em casa da avó que nos sabia a dias de sol, o arroz-doce de uma tia, o leite-creme, ou as compotas que fazíamos em criança com as nossas mães? Os sabores da memórias são preciosos, ficam para a vida. O hábito de cozinharmos em família é tão importante. E foi este, o desafio que a Electrolux me lançou para o mês de Novembro, escrever um texto sobre refeições em família e preparar uma receita usando uma das suas inovadoras placas de indução. O texto podem lê-lo na edição destes mês da revista Activa.

Depois de um dia de trabalho, cozinhar para a família é um acto de amor, uma forma de cuidar daqueles de quem gostamos. E se conseguirmos envolver a família na preparação das refeições, melhor ainda. Toda a gente ajuda. Todos acabam por sentir que participam num momento importante da família, que é fazer, em casa, uma refeição em conjunto, onde se reforçam valores, partilham-se experiências e se fala da vida.

Mas se preparar as refeições pode ser divertido, para a limpeza da cozinha já não se encontram tantas mãos voluntariosas. As placas de indução são uma mais valia numa cozinha. Limpam-se num abrir e fechar de olhos, não precisamos de esfregar bicos ou grelhas. As da Electrolux apresentam outras vantagens, como por exemplo, possibilitarem deslizar os recipientes sem mexer nos botões, passando da potência máxima para lume-brando e vice-versa.

A Electrolux, em parceria com a revista Activa, estão a promover um passatempo onde podem ganhar vários prémios. Participem! Tornem a vida mais deliciosa.

A receita que partilho convosco, hoje, é um leite creme de que guardo muito boas memórias das refeições em família.

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Dica #03: Congelar as claras de ovo


Uma das sobremesas muito apreciadas, cá em casa, é leite creme. Uso as gemas e o que se faz com as claras? Quando posso, uso-as num pudim Molotov, acrescento-as aos ovos de um bacalhau à Brás, a uma omelete ou faço um bolo. Mas a verdade é que nem sempre podemos, ou temos tempo, para dar destino às claras que nos sobram dos nossos cozinhados. O que fazer, então? O destino de muitas claras, cá em casa, é o congelador.

Como congelar as claras de ovo?

Colocar uma clara de ovo em cada um dos compartimentos de uma cuvete de gelo de silicone. Congelar. Depois transferir os cubos para um saco. Colocar uma etiqueta no saco com a data de congelação.

A vantagem deste método é que sabemos que cada cubo corresponde a uma clara. Resulta muito bem para ovos médios. Este método é muito mais prático do que se congelarmos as claras em sacos. Caso o façam e não saibam quantas claras têm no saco, lembrem-se que um ovo médio pesa 50g e que o peso de uma clara é 30g.

Recomendo o uso de cuvetes em silicone pois são flexíveis e permitem retirar os cubos com facilidade, ao contrário das de plástico. Já me aconteceu não os conseguir retirar.

Congeladas, podem ser consumidas no prazo de um ano.

Quando quisermos usar as claras, colocamo-las no frigorífico a descongelar. Se for para bater, é aconselhável, depois retirá-las 30 minutos antes, para que fiquem à temperatura ambiente. Senão, é usá-las descongeladas nos nossos preparados como fazemos normalmente.

Costumam congelar claras?


quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Musse de queijo quark com dióspiro


De que é feita a felicidade? Será composta daqueles momentos em que a alegria nos faz bater o coração? Será que é feita da mesma matéria que as estrelas? Uma pessoa feliz, é uma pessoa que brilha, mesmo que à sua volta haja apenas escuridão.

Qual a matéria que origina as gargalhadas? Será a mesma que nos impele a sonhar? E quando sorrimos, o que nos conta o coração? Será que nos quer dizer que a vida vale a pena todos os dias? Sabemos que há pessoas que estão sempre a sorrir, mesmo que o lado esquerdo do peito se entristeça com a força aparente das palavras dos outros. Rir, rir de tudo ... é sempre o melhor remédio para a alma e para a vida.

Porque existimos? Trazemos connosco o destino traçado? Ou somos nós que fazemos da nossa vida uma dádiva que vale cada segundo? Há coisas que nos acontecem e que não dependem de nós. Há coisas que queremos e não conseguimos. O importante é perceber sempre qual o caminho a seguir, mesmo que às vezes à nossa frente a visibilidade seja toldada por um intenso nevoeiro.

De que é feito o silêncio? O que nos diz o brilho das estrelas? Como se guardam as memórias? Guardam-se em caixinhas feitas de momentos bons e sorrisos à mistura. Como aquele momento em que partilhamos uma sobremesa, num dia bonito, com as pessoas de quem mais gostamos.

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Marmelos em calda com especiarias no forno


Adoro marmelos. Deve ser a fruta que mais uso assim que chega o Outono. Faço todos os anos marmelada. E depois adoro assar marmelos no forno. Gosto do toque ácido que caracteriza esta deliciosa fruta. Este ano decidi começar a cozinhá-los usando uma calda de açúcar e muitas especiarias. Cá em casa estamos fãs!

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

O workshop Vamos Fazer Pão? de Setembro, no Porto, foi assim


Farinha, sal, água e fermento e a magia de fazer pão começa a tomar forma. Todos podemos fazer pão em casa. Podemos fazer pão usando diferentes métodos, e é isso que explico nos meus workshops. Podemos amassar na máquina de fazer pão ou usando uma batedeira, mas nos workshops Vamos Fazer Pão?, toda a gente coloca as mãos na massa! Amassamos. O contacto com a massa é fundamental para percebermos as diferentes consistências. Deixamos a levedar. Conversamos. Enrolamos os nossos pães. Rimos muito. Tiram-se dúvidas. Partilham-se conhecimentos. E só depois, é que as nossas massas vão para forno. É aqui que parte da magia ganha forma através de uma crosta estaladiça e de um miolo cheio de olhinhos. Fazer pão é simplesmente maravilhoso!


Em Setembro, voltei ao Porto para mais um workshop, onde numa tarde bem divertida, fizemos diferentes tipos de pão. Numas massas, usámos pré-fermentos ou massas-mãe, como o poolish e a biga, noutros, usámos legumes assados, noutros ainda, juntámos figos e nozes. Fizemos pão de trigo, pães tigre e uns deliciosos rolos de canela que são sempre um verdadeiro sucesso. No final, juntámo-nos à volta da mesa e degustámos tudo o que foi confeccionado. É possível fazermos bom pão em casa!


No próximo sábado, 28 de Outubro de 2017, iremos ter mais dois workshops Vamos Fazer Pão? no Porto. Quem me faz companhia? Ainda há vagas para o horário das 10h00 às 13h30.

Inscrições e mais informações:
work@sott.pt   WORK espaço criativo
( Realização do workshop sujeito a nº mínimo de participantes )

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Vamos fazer pão: Pão sem amassar para donas de casa atarefadas


Fazer pão em casa pode tornar-se um hábito delicioso. No dia 28 de Outubro de 2017, rumo até ao Porto para dois workshops Vamos Fazer Pão?. O horário da tarde já esgotou, mas podem ainda inscrever-se no de manhã que irá decorrer das 10h00 às 13h30. As inscrições são através do eMail sott@work.pt. Não percam esta oportunidade e venham fazer pão.

Podemos fazer pão de diferentes maneiras. Tentei dar uma ideia geral de como fazer pão em casa no texto que escrevi para o Boa Cama Boa Mesa do Expresso. Trago-vos, hoje, mais uma maneira de fazer pão. Daquelas que não é preciso amassar, mas em que precisamos apenas de dar tempo à massa para levedar e desenvolver sabor. Parece-vos prático este método? Vamos fazer pão?

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Dica #02: Descascar gengibre


O gengibre é um ingrediente que tenho normalmente sempre em casa, seja em pó ou fresco. Dependendo da receita, uso um ou outro. No dia-a-dia, para as infusões, águas aromatizadas ou sumos, uso sempre o gengibre fresco. E como é que podemos descascar o gengibre fresco? Como tem muitas irregularidades qual o melhor método para o fazer?

Podemos descascar gengibre usando:

a) Uma faca. A desvantagem é que temos um maior desperdício e temos que ter cuidado para não nos cortarmos;

b) Um pedaço de lixa. Friccionamos o pedaço de gengibre com a lixa e a pele começa a sair;

c) A ponta de uma colher de chá ou de sobremesa. Como a pele é muito delicada, sai logo muito bem. Este é o método mais seguro e que permite menor desperdício, do que se usarmos uma faca ou um descascador de legumes. A colher revela-se também muito prática para contornar e pelar as irregularidades.


Da próxima vez que tiverem que descascar gengibre, não se esqueçam, usem a ponta de uma colher. Fácil! E muito prático.



Como costumam descascar o gengibre? Mais alguma sugestão de como o podemos fazer?

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Goraz no forno com pimentos


Assim que chegam os dias mais frios, cá por casa, começam logo a surgir na nossa mesa pratos de forno. Adoro o conforto da comida de forno. Para além de nos ajudar a aquecer o corpo e a alma, são sempre muito práticos.

Um destes dias, para o almoço, preparei um goraz assado com batatas e uma mistura de pimentos coloridos. Soube-nos tão bem!

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Workshop Vamos Fazer Risoto? em Lisboa


No próximo dia 4 de Novembro de 2017, sábado, quem quer vir fazer risotos? Das 10h às 13h, na escola de cake design IstoFaz-se, em Lisboa, terá lugar o workshop Vamos Fazer Risoto?. Este é um workshop para quem quer aprender ou melhorar a técnica de fazer risoto.

O risoto é uma técnica de fazer arroz e neste workshop vamos aprender a fazer diferentes tipos de risoto. Vamos também falar de técnicas, de caldos que nos irão ajudar a tornar o sabor deste prato simplesmente inesquecível, de ervas, de queijos, de especiarias que se podem usar, dos diferentes tipos de arroz indicados para fazer este tão apreciado prato italiano. Durante a manhã vamos preparar vários risotos, um deles doce, para ser servido como sobremesa.

No final, juntamo-nos à volta da mesa e degustamos tudo o que foi preparado, em jeito de festa. Vamos Fazer Risoto?

EUR 40 Inscrições e mais informações:
escola@istofaz-se.pt   218 078 640   IstoFaz-se
( Realização do workshop sujeito a nº mínimo de participantes )

domingo, 15 de outubro de 2017

Frango assado no forno com legumes


Os dias frescos de Outono pedem o conforto dos pratos de forno. Adoro os aromas e os sabores de uma carne ou de um peixe assado no forno, com legumes frescos da estação. Os assados de forno são pratos muito práticos e que me remetem para muitos almoços de Domingo com a família. Sempre que posso, cá em casa, há pratos de forno para muitas das nossas refeições.

Nos assados, o forno que usamos pode fazer toda a diferença. Por isso, aceitei o desafio que a Electrolux me lançou para escrever um texto para a revista Activa de Outubro de 2017 e desenvolver uma receita para o seu forno CombiSteam, um forno com diferentes níveis de vapor, que nos permite também controlar a temperatura dos alimentos através de uma sonda e com funções de auto limpeza, o que acho maravilhoso. Tudo o que nos facilite a vida na cozinha, é sempre muito bem-vindo. A receita que escolhi preparar foi um delicioso frango inteiro assado com muitos legumes. Gostam?

A Electrolux, em parceria com a revista Activa, estão a promover um passatempo onde podem ganhar vários prémios. Participem! Tornem a vida mais deliciosa.

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Vamos fazer pão: Pão de batata-doce roxa e abóbora


Quanto mais ocupados andamos, maior é a sensação que o tempo passa muito depressa. Já estamos a meio de Outubro e ainda tenho tanta coisa para fazer mas, acreditam, que por cá, já se começa a pensar - imaginem só! - no Natal, nos presentes, nas etiquetas, e nos embrulhos?! Adoro fazer embrulhos bonitos, com papéis, fitas e outros elementos que tornam os presentes em ofertas muito especiais. Os embrulhos revelam também o carinho que colocamos naquilo que oferecemos. Aproveito muitas coisas, como caixas, frascos, sacos, fitas, mas quando as uso nos meus embrulhos tento dar-lhes um toque que demonstre o meu carinho por quem as vai receber. Para mim, só assim é que faz sentido. Às vezes basta um presente pensado com carinho, embrulhado com amor, do que coisas colocadas dentro de um saco que não revelam respeito por quem as recebe. Esta semana numa ida às compras não resisti a um novo carimbo, a dois furadores e a umas fitas coloridas. Desejosa para começar os meus trabalhos de Natal!

Aproveitando ainda o tema dos presentes, eu sou daquelas pessoas que gosta de receber comida! Confesso. Fico feliz quando recebo azeite, especiarias, uma taça com marmelada, um saco com frutos secos, uma cesta com frutas frescas, queijos ou um pãozinho saboroso e especial. Já pensaram que oferecer um pão pode ser um presente diferente. Coloquem-no numa cesta. Com um pano, uma faca, e um queijo ou outro elemento que possa acompanhar bem o pão. Se quiserem tornar o presente ainda mais especial juntem-lhe uma garrafa de vinho e dois copos de pé alto. Este era um presente que por certo me traria momentos felizes e a vocês? A receita do pão partilho-a, hoje, convosco. Vamos fazer pão?

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Dica #01: Congelar a casca de limão


A ideia para partilhar dicas de cozinha nasceu quando colaborei com o programa da RTP1, A Praça. Depois das minhas participações no programa, comecei, desafiada por uma das assistentes de produção, a filmar pequenas ideias que ajudem todas as pessoas que cozinham. Coisas simples, práticas, que acabam por nos ajudar no dia-a-dia. A ideia ficou cá dentro a germinar. E no passado mês de Setembro decidi pô-la em prática, criando uma nova rubrica, na página de Cinco Quartos de Laranja no Instagram. As reacções foram muito positivas e acedendo aos vários pedidos, decidi começar a colocar as dicas aqui no blogue, de maneira a que todos as possam consultar.

A primeira dica, é como congelar a casca de limão. Eu adoro limões. É daqueles ingredientes que tenho sempre cá em casa. De manhã, adquiri o hábito de beber água morna com sumo de limão. E o que fazer à casca? Custa-me tanto o desperdício! Como podemos conservar a casca do limão para usarmos mais tarde nas nossas receitas?

A casca de limão pode ser congelada:
- Podemos retirá-la em tiras com a ajuda de um bom descascador, de maneira a que se aproveite apenas o vidrado sem a parte branca, que é normalmente amarga;

ou

- Podemos congelá-la já ralada.

Congelar em tiras ou ralada, depende do uso que depois lhe queremos dar. A minha sugestão é que tenham dois sacos no congelador, um com tiras de casca de limão e outro com raspa de limão. Não ocupa espaço. E depois é muito prático quando queremos usar.

Ao congelarmos a casca do limão estamos a aproveitar. É uma forma de poupar e de dizer não ao desperdício. Esta dica aplica-se também a outros citrinos, como a laranja, a lima, a tangerina, etc.



A casca e a raspa de limão têm imensos usos. Desde bolos, compotas, caldas de açúcar, bebidas, saladas, pratos de carne e de peixe. O sabor fresco do limão é, muitas vezes, uma mais valia nos nossos cozinhados!

Receitas com casca de limão:
- Aletria doce com sabor a baunilha;
- Doce de melão e canela;
- Leite creme da Beira Alta;
- Limonada;
- Marmelos em calda de limão e baunilha.

Receitas com raspa de limão:
- Biscoitos de limão com aveia;
- Filetes de pescada panados com arroz de grelos e feijão manteiga;
- Frango assado no forno com tomilho;
- Musse de limão;
- Queijo feta forno com tomilho.

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Mais um workshop Vamos Fazer Pão? no Porto


No próximo dia 28 de Outubro de 2017, sábado, quem quer vir fazer pão? Das 15h30 às 19h00, no WORK espaço criativo, no Porto, terá lugar o workshop Vamos Fazer Pão?. Este é um workshop para quem quer começar a fazer pão em casa ou para quem já faz mas quer melhorar as suas técnicas.

O workshop divide-se em duas partes, uma parte teórica onde iremos falar sobre os diversos métodos de fazer pão - método directo e método indirecto (pré-fermentos e massa-mãe). Serão abordados também os diferentes elementos que constituem o pão: farinhas, sal, água e fermento, assim como as técnicas de amassar, levedar, enrolar a massa para pães de diferentes formatos e indicações sobre as melhores formas de cozer pão em casa como se fosse na padaria. Entre os diferentes tipos de pão iremos também fazer pão doce. Prontos para colocar as mãos na massa?

Este workshop procura mostrar como se pode fazer bom pão em casa, usando diferentes técnicas. No final, depois do pão cozido, juntamo-nos à volta da mesa e degustamos tudo o que foi preparado, em jeito de festa. Vamos Fazer Pão?

Inscrições e mais informações:
work@sott.pt   WORK espaço criativo
( Realização do workshop sujeito a nº mínimo de participantes )

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Marmelos em calda de baunilha e limão


Adoro marmelos. Aguardo sempre com grande entusiasmo a chegada dos marmelos que temos no quintal em Santarém. É uma das minhas frutas preferidas de Outono a par com os dióspiros e as castanhas. Desde que me lembro, que em casa dos meus pais se faziam marmelos assados no forno como se fossem maçãs. E depois morninhos, eram comidos como se de uma guloseima doce se tratasse.

Num destes dias quentes de Outono, resolvi fazer para sobremesa, marmelos cozidos numa calda de açúcar aromatizada com limão e baunilha. Depois de arrefecerem e irem ao frio, são óptimos para acompanhar uma fatia de bolo ou uma tentadora bola de gelado. E comidos, assim mesmo só com a calda, são tão, mas tão bons!

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Setembro, sabe a mar e a saudade ...


Setembro chegou ao fim e deixa-nos um misto de saudade e nostalgia. Saudade dos dias grandes de Verão, das caminhadas junto ao mar, das sardinhas assadas com pimentos. Saudades da abundância de fruta no quintal. Dos pêssegos, dos figos, das ameixas ...


Em Setembro, voltámos a fazer pão. Dois workshops, um em Lisboa e outro no Porto. Fazer pão é uma prática ancestral, que hoje em dia, aos poucos, começamos a retomar em nossas casas. Um pão feito por nós é único e especial. Podemos escolher as farinhas. Juntar-lhes sementes, legumes ou especiarias. Ao fazermos pão em casa sabemos o que colocamos na mesa. Podemos gerir a quantidade de fermento. Fazer pão é uma experiência muito gratificante. No dia 28 de Outubro, volto ao Porto para mais um workshop Vamos Fazer Pão?. Inscrições através do eMail: work@sott.pt


Um dos momentos especiais de Setembro, foi a apresentação do concurso A Mesa dos Portugueses. Um concurso que valoriza a cozinha portuguesa, as nossas tradições e do qual muito me orgulho de, este ano, fazer parte do júri ao lado de grandes nomes da cozinha portuguesa como o chef Orlando Esteves, a apresentadora dos Segredos da Tia Cátia, a conhecida Cátia Goarmon, e o chef ribatejano, Rodrigo Castelo, responsável do restaurante Taberna ao Balcão, e que tanto tem impulsionado a cozinha escalabitana.


O livro escolhido para Setembro foi O Livreiro de Paris. Um livro cheio de livros e em que o protagonista tem uma farmácia literária num barco, numa das margens do Sena. Não consigo imaginar a minha vida sem livros.

Estive na inauguração do novo restaurante da chef Justa Nobre, na Ajuda, o À Justa. Um espaço muito acolhedor onde é possível saborear alguns dos conhecidos pratos de uma das melhores chefs portuguesas.

Neste jantar, tive a doce companhia de uma das minhas referências do mundo da cozinha, Maria de Lourdes Modesto. Uma honra poder conversar com uma das maiores impulsionadoras da cozinha tradicional portuguesa.

Uma das séries que tenho acompanhado é Vitória, uma série que nos mostra o reinado da rainha Vitória desde a sua chegada ao trono, em Inglaterra. Por isso, foi com imensa curiosidade que aceitei o convite para ir à estreia do filme Vitória & Abdul, que nos mostra como nasceu a amizade entre a rainha e um súbdito indiano.

Em Setembro, recebemos o Outono com um delicioso workshop que decorreu com o patrocínio da Pescanova e que podem ver aqui alguns dos momentos que passámos. Estes workshops são sempre momentos felizes.

Em Setembro, cozinhei com produtos que tive o privilégio de colher da minha horta. Olhei muitas vezes para o céu azul e pensei em coisas boas. Sonhar não custa nada e até nos ajuda a tentarmos ser todos os dias mais felizes. Estive junto daqueles que estão sempre ao meu lado, que me aconselham e ajudam.

Setembro, é sempre, um mês de recomeços e este ano decidi começar um novo projecto. Dicas semanais de cozinha. Pequenas coisas que ajudam e facilitam a vida na cozinha. Podem ir acompanhando na página do Instagram e do Facebook do Cinco Quartos de Laranja.


Setembro foi um mês doce, perfumado, feliz. Que Outubro nos traga dias de luz, com novos caminhos e desafios.

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Workshop Receitas para o Outono com Pescanova


No passado sábado, dia 23 de Setembro de 2017, decorreu n' A Loja dos Cozinheiros em Algés, o workshop Receitas para o Outono. Quando se juntam pessoas que gostam de cozinhar com os bons produtos Pescanova, o resultado é delicioso. E foi assim, em jeito de festa, que recebemos o Outono à mesa neste evento tão especial.

Preparámos tiras de pota panadas com maionese de alho e manjericão, uma entrada que faz as delícias de quem a prova, e cuja receita encontram no meu livro O Livro de Petiscos da Isabel. É tão, mas tão bom! O facto de as tiras de pota Pescanova nos chegarem prontas a panar e em ponto de sal, é uma ajuda fantástica na preparação deste prato. É só cortar, temperar e fritar. Num abrir e fechar de olhos, temos esta entrada na mesa.


Uma salada que adoro e que costumo fazer imensas vezes é a salada de bacalhau com grão a que junto tomate, azeitonas e um toque de pimentão-doce fumado. Esta salada foi uma das nossas entradas. Nesta salada usámos os Lombos de Bacalhau do Atlântico Pescanova que foi cozido em água temperada com alho, louro e azeite. O bacalhau usado fez mesmo toda a diferença.

O Outono pede o conforto dos pratos quentes de forno. Por isso, neste workshop prepáramos um bacalhau gratinado com miolo de camarão no forno, com batata-palha, cenoura e alho-francês. Este é daqueles pratos para fazer quando juntamos a família à volta da mesa. É um prato rico que toda a gente adora e quase sempre, não sobra nada.

Preparámos ainda filetes de pescada no forno com amêndoa. Temperados com sumo e raspa de limão, alho, colorau e salsa. Foram ao forno com, natas, pão ralado e amêndoa laminada. Ficam tão saborosos. Uma maneira diferente de fazer filetes para toda a família. Para acompanhamento deste prato preparámos legumes estufados, que resultam sempre muito bem.


A cataplana de polvo foi outro dos pratos que foi confeccionado. O polvo foi cozido, cortado em pedaços e colocado numa cataplana com um refogado de cebola, tomate e pimentos a que se juntou batatas cortadas às rodelas e um bom ramo de salsa. Cozinhar na cataplana tem a vantagem de a podermos levar à mesa.

Outro prato que preparámos foi uma feijoada de chocos, feijão manteiga, cenoura e umas rodelas de chouriço. Um prato que nos aqueceu o corpo e a alma.

Os workshops são sempre vividos com muita alegria. Todos os participantes cozinham, trocamos ideias, falamos dos produtos que usamos, partilhamos dicas, e no final, saímos com a sensação que aprendemos todos uns com os outros. Isto é mesmo muito especial. Obrigada a todos os participantes e à Pescanova por esta experiência.

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Vamos fazer pão: Pãezinhos com cenoura e salsa


Perguntam-me muitas vezes o que me levou a começar a fazer pão em casa. A resposta que costumo dar, é que cresci a ver a minha mãe a fazer pão todas as semanas para a família. Havia sempre pão caseiro em casa. Comecei a valorizar ainda mais este privilégio, de termos o nosso próprio pão, quando vim viver para Lisboa.

Em Lisboa, percebi que não poderia fazer pão como a minha mãe faz. Eu tenho um fogão de casa, com limitações de temperatura, e a minha mãe tem um forno a lenha. E foi este um dos meus motivos para querer fazer pão em casa. Como é que eu, que não tenho um forno a lenha ou um forno profissional, posso fazer bom pão em casa? O meu caminho para fazer pão iniciou-se com esta questão.

Ao tentar fazer pão em casa, acabei por perceber que podemos fazer pão de diferentes maneiras. E são essas formas diferentes de fazer pão que tenho tentado partilhar convosco e que ensino nos meus workshops. Podemos fazer muito bom pão em casa. É só tomar a decisão e colocar as mãos na massa. Vamos fazer pão?

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Marmelos assados no forno com laranja, mel e especiarias


Desde que me lembro, que adoro marmelos assados. Em casa dos meus pais, assim que os marmelos dos nossos marmeleiros começavam a ficar no ponto, eram assados em tabuleiros no forno a lenha, no dia em que se cozia o pão. Eram assados inteiros, ao natural, sem açúcar ou outros temperos. O calor do forno deixava-os macios, suculentos, com o seu travo ácido tão característico. Eram uma verdadeira delícia. Lembro de comer marmelos assados como se de uma guloseima se tratasse!

No passado fim-de-semana, estive em Santarém e apanhei uma grande cesta de marmelos, lindos, que vieram perfumar a minha cozinha. Ontem foi dia de lhe dar destino. Fiz marmelada com aguardente velha, e a pedido do Ricardo, assei no forno uns quantos marmelos. Ao jantar souberam tão bem!

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Camarão frito


Há petiscos que adoramos e fazemos muitas vezes cá em casa. Um desses petiscos é camarão frito. Gostamos muito de camarão cozido. Mas adoramos camarão frito com a casca e com um toque ligeiro de picante. Fica tão bom! Para além de serem servidos como petisco, estes pratos, são muitas vezes a entrada das festas de aniversário de alguns membros de uma parte da nossa família.

A receita que partilho, hoje, convosco, foi saboreada num dos últimos dias de Verão cá em casa.