sexta-feira, 31 de março de 2023

Folar de Páscoa com ovos e açafrão

Os folares fazem parte da mesa de Páscoa, sejam salgados ou doces, com ou sem ovos, cozidos de Norte a Sul do país, encontramos várias receitas de folares. Este ano, para as ofertas da Páscoa e, para partilhar com a família, decidi fazer um folar de ovos com açafrão. Fica com uma cor linda e muito perfumado!

Desenvolvi esta receita, a convite da Fermipan. Fermipan é um fermento seco instantâneo, ideal para o fabrico de todos os tipos de pães e massas panificáveis. Este, é daqueles ingredientes que tenho, sempre, em casa e, que uso imenso na preparação das minhas massas lêvedas. Dá sempre jeito ter uma embalagem de Fermipan na despensa!

Para vos ajudar a preparar a Páscoa, deixo-vos, hoje, esta deliciosa receita de folar. Como não fica muito doce, adoro servi-lo com manteiga ou com doces e compotas.

quarta-feira, 29 de março de 2023

Ensopado de borrego

Começamos a contar os dias para a chegada da Páscoa. O Natal e a Páscoa, são duas quadras festivas que adoro, por um lado, pelos valores que representam e, por outro, porque são celebrações que convidam a sentar a família à volta da mesa e, envolvem uma deliciosa azáfama.

Para o almoço de Domingo de Páscoa, durante anos, o borrego foi a carne escolhida, em casa dos meus pais. Borrego assado no forno, borrego no tacho com batatas cozidas, que tenho no meu livro Delicioso Piquenique ou, ensopado de borrego. Para quem, já começou a preparar a Páscoa, deixo-vos, hoje, a receita do ensopado. Espero que gostem!

segunda-feira, 27 de março de 2023

Menu semanal #156

Para vos ajudar a organizar as refeições da semana, deixo-vos mais um delicioso menu. Nas sugestões, coloquei algumas receitas de borrego, para quem já começou a preparar a Páscoa. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #155.

sexta-feira, 24 de março de 2023

Tarte de amêndoa caramelizada

A Páscoa quere-se doce. Com amêndoas e ovos de chocolate, com folares perfumados e, muitas outras coisas boas.

Um, dos doces, que costumava fazer, nesta altura do ano, para partilhar com a família, era a tarte de amêndoa. Adoro! A massa com a cobertura crocante, ligieramente caramelizada, resulta tão bem.

Este ano, para a mesa de Páscoa, deixo-vos a receita da tarte de amêndoa caramelizada.

quinta-feira, 23 de março de 2023

Salada de presunto com queijo e ovo

Vamos preparar a Páscoa?

Vamos! Aqui, no Cinco Quartos de Laranja, começo, hoje, a partilhar receitas e sugestões alusivas à Páscoa. Espero que gostem e que se inspirem.

Um dos ingredientes associados a esta quadra festiva é o ovo. Ovo enquanto símbolo da vida, da fertilidade e do nascimento. Os ovos são presença comum na mesa de Páscoa, seja em doces ou, em pratos salgados. Como entrada para a mesa de Páscoa, deixo-vos uma deliciosa salada em que o ingrediente estrela é o famoso ovo mollet ou, ovo com a gema mole.

quarta-feira, 22 de março de 2023

Bochechas de porco assadas no forno

A Primavera chegou. Esta, é uma das épocas mais bonitas do ano. As árvores e os campos vestem-se de flores e, os dias tornam-se amenos e cheios de luz. Gosto dos dia de Primavera. Trazem uma energia tão boa.

Apesar da mudança de estação, por aqui, em casa, os pratos de forno continuam a ser uma deliciosa opção. São práticos, libertam-nos para outras tarefas e quando chegam à mesa, são um verdadeiro sucesso. Há uns tempos, partilhei convosco uma receita de bochechas de porco no tacho com cerveja. Deixo-vos, hoje, uma outra sugestão, bochechas de porco assadas no forno. Ficam tão boas! Espero que gostem.

terça-feira, 21 de março de 2023

Migas de feijão frade

Adoro migas. A minha mãe costuma fazer, muitas vezes, migas para acompanhar pratos de bacalhau no forno ou de polvo. Fica tão bom. De uma maneira geral, fazem-se de forma rápida e são um acompanhamento económico.

Um destes dias, num dos questionários que costumo fazer no Instagram do Cinco Quartos de Laranja, pediram-me uma receita de migas, migas de feijão frade. Como ainda não a tinha aqui no blogue, deixo-vos a, hoje. Espero que gostem desta minha versão.

segunda-feira, 20 de março de 2023

Menu semanal #155

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um, delicioso menu. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #154.

sexta-feira, 17 de março de 2023

Massa fusilli com tomate, espinafres e queijo

Receitas de uma panela só, nunca são demais. Ajudam-nos a poupar tempo, a sujar menos louça e, quando chegam à mesa, são sempre muito bem recebidas. Estas receitas são óptimas para complementarmos os nossos menus semanais.

Cá por casa, tentamos variar a nossa alimentação, intercalando pratos de carne e de peixe com opções vegetarianas. Deixo-vos, hoje, a receita de uma massa de uma panela só, que para além de se fazer num abrir e fechar de olhos, fica tão boa. Experimentem!

quarta-feira, 15 de março de 2023

Bochechas de porco no tacho com cerveja preta

A bochecha de porco é uma carne incrivelmente saborosa. Precisam de algum tempo para que fiquem tenras e suculentas, mas quando chegam à mesa, fazem sempre sucesso.

Uma das confeccões mais usuais, desta carne, é colocá-las no tacho e deixar estufar, de preferência, em lume brando para que os ingredientes tenham tempo de construir sabores. Ficam bem estufadas com vinho tinto, com vinho do Porto, com Moscatel ou, com cerveja preta. Espero que gostem!

segunda-feira, 13 de março de 2023

Menu semanal #154

Para vos ajudar a organizar e a planear as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu semanal cheio de receitas práticas a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem.


Ver também menu semanal #153.

sexta-feira, 10 de março de 2023

Manteiga aromatizada com alho e salsa

Tudo o que acrescente sabor à nossa comida ou, ao nosso dia-a-dia, é sempre bem-vindo. Uma das coisas que gosto de ter no frigorífico e, por vezes, no congelador, é manteiga aromatizada. São fáceis de fazer, são saborosas, podem ser uma excelente maneira de darmos destino a algumas sobras de ervas aromáticas, especiarias ou outras coisas que queiramos acrescentar às nossas manteigas.

Uma que faz sempre sucesso, cá em casa, seja para servir com pão ou, para utilizar em massas ou em carnes grelhadas e assadas no forno, é a manteiga de alho e salsa. Deliciosa!

terça-feira, 7 de março de 2023

Peitos de frango assados no forno

Há cortes de carne que gosto de ter no congelador, prontos a usar. Um desses cortes, é peitos de frango. São muito versáteis, podemos grelhar, cozer, guisar, estufar ou, assar no forno. Prestam-se, muito bem, às pré-preparações das refeições da semana.

Ao cozinharem carne, recomendo, retirarem-na do frigorífico, sempre que possível, cerca de 15 minutos antes, para que o cozimento seja uniforme. Nos assados de forno, ter um termómetro de carne, ajuda. Caso tenham, a temperatura padrão do frango é os 74ºC.

Na semana passada, antes de ir para Paris, numa viagem de trabalho, deixei pronto no frigorífico, para algumas das refeições da família, uns deliciosos peitos de frango assados no forno. Ficam tão bons. Experimentem!

segunda-feira, 6 de março de 2023

Menu semanal #153

Para vos ajudar a organizar e, a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu, cheio de receitas práticas a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem.


Ver também menu semanal #152.