quarta-feira, 16 de março de 2022

Pica-pau de porco

Uma das minhas resoluções para este ano, é partilhar mais receitas tradicionais portuguesas ou, receitas que se fazem na minha família, desde sempre. A comida de casa é comida de conforto que faz e desperta memórias. É a comida que nos acompanha nas diferentes fases da nossa vida. Lembro-me de pratos que fizeram parte da minha infância, de receitas que se faziam em dias de festa e que continuamos a adorar ou, que se servem em quadras festivas. Há receitas da mãe, da sogra, das tias e das avós. A comida é uma forma de passarmos um pouco de nós aos outros, uma maneira de prolongarmos a nossa existência.

Partilho convosco, hoje, uma receita, pica-pau de porco, que faz sempre sucesso. Pode ser servida como prato principal ou como petisco. Gosto de acompanhar o pica-pau com fatias de pão para ensopar no molho. Tão bom! Espero que gostem.

Pica-pau de porco

Ingredientes para 4 pessoas:
700 g de lombinho de porco
4 dentes de alho
1 folha de louro
3 dl de cerveja
1 piripiri
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de mostarda
Sal e pimenta-preta q.b.
Pickles q.b.
Azeitonas q.b.


1. Cortar a carne em cubos para uma taça.

2. Temperar a carne com o alho picado, a folha de louro, pimenta-preta, o piripiri picado e regar com a cerveja. Tapar. Deixar a marinar durante cerca de 1 hora.

3. Levar uma frigideira ao lume com o azeite e a manteiga. Assim que estiver quente, colocar a carne, previamente escorrida. Temperar com sal e deixar fritar.

4. Quando a carne já estiver a ganhar cor, adicionar a mostarda e a marinada. Deixar cozinhar, em lume médio ou baixo, até o molho apurar. Se necessário, rectificar os temperos.

5. Servir com os pickles picados e azeitonas.

4 comentários :

- R y k @ r d o - disse...

Tenho uma familiar que cozinha este prato como ninguém. É simplesmente fabulosa a sua mão para a cozinha e, em particular para a confeção deste prato.
.
Cumprimentos cordiais
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

erva doce disse...

Olá Isabel,
acha que pode ser feito com outro corte de carne de porco? Tipo da perna?

Laranjinha disse...

Erva Doce,
sim, pode fazer com outro corte de carne de porco.

Laranjinha disse...

Obrigada, Ryk@rdo.