sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Fígado de vaca com cebolada

O fígado de cebolada é mais do que uma receita. É como um bilhete de identidade olfativo que me transporta diretamente para a cozinha da minha infância, em casa dos meus pais. É um prato que divide opiniões. A maioria das crianças torce o nariz, assim que se fala em fígado mas, quando chegamos à vida adulta, transforma-se num prato de nostalgia, de puro conforto e saudade. Os sabores da memória ajudam-nos a ser aquilo que somos.

O fígado, com o seu sabor ferroso e, marcante, combina na perfeição, com a cebola dourada e doce. Nos últimos tempos, cá em casa, voltámos a comprar fígado de vaca. Talvez por nostalgia mas, também, pela ou necessidade de comer alimentos extremamente nutritivos.

Fígado de vaca com cebolada

Ingredientes para 4 pessoas:
400 g de fígado de vaca (cortado em bifes)
50 ml de vinho branco
3 dentes de alho
1 folha de louro
2 cebolas grandes
45 ml de azeite
45 ml de vinho do Porto
2 hastes de tomilho
1 colher de sopa de vinagre de sidra
1 colher de chá de manteiga
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Temperar o fígado com sal, pimenta, os dentes de alho picados, a folha de louro e o vinho branco. Deixar a marinar durante pelo menos 1 hora.

2. Levar uma frigideira ao lume com o azeite. Assim que estiver quente, colocar os bifes. Deixar fritar de um lado e voltar. Ao voltar, acrescentar a marinada.

3. Assim que o fígado estiver cozinhado, retirar e reservar.

4. Levar a mesma frigideira ao lume. Se necessário, acrescentar um fio de azeite. Adicionar as cebolas cortadas em meias luas. Temperar com uma pitada de sal.

5. Juntar o tomilho e o vinho do Porto. Cozinhar até a cebola estar macia.

6. Acrescentar o fígado.

7. Regar com o vinagre e juntar a manteiga, Mexer.

8. Retirar o tomilho e servir. Podem acompanhar este prato com batatas cozidas e salada.

Sem comentários :