quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Como aromatizar manteigas?


O que são manteigas aromatizadas?
São manteigas a que acrescentamos sabores, que podem ser salgados, doces ou até picantes. São de uma maneira geral fáceis de fazer e as combinações de sabores podem ser quase infinitas.

Podemos aromatizar as manteigas com mil e uma coisas. O céu é o limite! Podem usar tudo aquilo que vos vier à cabeça! Lembro-me de há uns anos, ter provado uma manteiga com alheira. E, aqui no Cinco Quartos de Laranja, há uns anos, partilhei a receita de manteiga com alho preto.

Como fazer?
- Optar por manteiga sem sal. Sem sal, permite-nos controlar melhor a quantidade de sal que queremos incluir. Este aspecto é ainda mais importante quando queremos fazer manteigas doces;
- A manteiga deve estar à temperatura ambiente;
- Em termos práticos, colocar a manteiga numa taça, incluir os ingredientes que escolhemos para aromatizar e misturarmos. De seguida, dá-se o formato pretendido;
- Depois de feita, guardar no frigorífico cerca de 2 horas antes de servir.

O que precisamos?
- 1 taça e um garfo;
- Película aderente ou papel vegetal.

Como aromatizar manteiga? O que usar?
Como referi, podemos usar mil e uma coisas, para aromatizarmos as nossas manteigas. De uma maneira geral, podemos usar:
- Ervas frescas ou secas, especiarias, frutos e frutas secas, sal, açúcar, queijo, mel, alho assado, purés, legumes, tomate seco, etc. Podemos usar apenas um ingrediente ou fazer combinações;
- Há certos ingredientes para que as manteigas fiquem cremosas e bem aromatizadas, recomenda-se que se use uma varinha mágica ou um processador para facilitar o processo.

Ervas secas ou frescas, o que usar?
Podemos usar ambas. As frescas têm um sabor mais intenso, o que poderá fazer mais sentido, mas isso depende do que pretendemos. No entanto, relembro que os ingredientes que têm muita água reduzem a validade da nossa manteiga, mas se for para consumir num curto espaço de tempo não tem problema nenhum. As manteigas podem ser congeladas. Retirar de véspera e deixar a descongelar no frigorífico.

Como servir?
Podemos servir as manteigas cortadas às rodelas, em tachinhos ou outros recipientes ou, com diferentes formatos recorrendo a moldes de silicone. Em moldes, levar ao congelador, para ser mais fácil desenformar.

Como usar a manteiga?
- Para barrar no pão ou em tostas;
- Para servir com pão acabado de fazer;
- Para servir numa tábua de queijos e enchidos;
- Para colocar em assados de carne ou de peixe.
- Para servir com carnes ou peixe grelhado;
- Para colocar no peru do Natal, ajuda a que a carne fique suculenta e não seque. Na maioria das receitas, recomenda-se que se coloque a manteiga por baixo da pele na zona do peito;
- Para colocar em risottos ou pratos de massa;
- Para usar em panquecas, scones, waffles, batatas assadas, vegetais, etc. ...

Como conservar?
- Guardar no frigorífico e consumir no prazo de uma a duas semanas;
- Congelar até, mais ou menos, 3 meses.

As manteigas aromatizadas fazem-se num instante e podem transformar um prato, uma tábua de queijos e enchidos ou, uma simples entrada com pão acabado de fazer. Experimentem!