As pescarias do meu pai transformam-se em momentos de alegria para mim. Sabe-me tão bem quando recebo peixe apanhado por ele. Da última vez que fui para os lados de Santarém não resisti e trouxe mais uns peixinhos deliciosos. Este peixe cheira sempre a mar.
Quando o peixe é fresco e de boa qualidade, para mim, não há nada melhor do que o cozinhar sem grandes temperos. Procurar a simplicidade e retirar de um bom produto o seu sabor autêntico, é o meu lema. Foi o que fiz ao cozinhar estes filetes num caldo de legumes.
Arroz de abóbora assada
Ingredientes:
350g de arroz carolino
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1dl de azeite
9dl de água ou caldo de peixe
250g de abóbora assada com tomilho e azeite
sal
1. Num tacho refogar no azeite a cebola e o alho. Juntar o arroz, o sal e o caldo de peixe ou água. Deixar cozinhar com o tacho tapado em lume brando.
2. Passados 10 minutos do arroz estar a cozer, juntar a abóbora esmagada com um garfo. Ir mexendo de vez em quando até o arroz estar cozido.
3. Servir o arroz com os filetes de peixe cozidos num caldo de ervas.
Filetes de peixe cozidos em caldo de legumes
Ingredientes:
3 folhas verdes da rama de alho-francês
1 cenoura cortada em cubos
1 raminho de rama de funcho
3 grãos de pimenta-da-Jamaica
sal q.b.
2 filetes de besugo (ou outro peixe a gosto) por pessoa
1. Colocar os ingredientes num tacho com água. Levar ao lume e deixar ferver até a cenoura estar cozida.
2. Colocar os filetes no caldo com cuidado com a pele virada para baixo. Deixar cozer durante dois a três minutos, dependendo do tamanho dos filetes.
3. Servir os filetes com o arroz de abóbora.
Eu usei besugos pequenos a que retirei os filetes. A cabeça e a espinha do peixe podem servir para fazer um caldo para cozer o arroz.