quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Bifes com molho de chocolate ...

A terça-feira de Carnaval acordou cinzenta e com chuva. Eu acabei por ficar o dia em casa. Estes dias assim de preguiça, de vez em quando, sabem tão bem, não acham? O Carnaval tem pouco significado para mim. Não me mascaro e já há uns bons anos que não assisto a desfiles carnavalescos.

No frigorífico ainda guardava os bifes que tinha pensado fazer para o jantar de domingo. Não foi preciso pensar muito. A receita escolhida foi bifes com molho de chocolate da revista Saberes & Sabores nº 171 de Maio de 2008.


Ingredientes:
25 g + 25 g de margarina
4 medalhões do lombo de vaca ou 2 bifes grandes cortados ao meio
sal
pimenta preta de moinho
alho em pó
0,5 dl de rum
30 g de chocolate negro (+ de 60 % de cacau)
2 dl de natas

1. Derreter 25 g de margarina numa frigideira em lume médio. Introduzir os bifes de vaca, aumentar o lume, e deixar alourar os bifes. Temperar com sal, pimenta e alho, a gosto.

2. Regar com o rum e puxar fogo. Deixar arder até a chama se extinguir, agitando a frigideira. Retirar a carne e reservar, mantendo quente.

3. Deitar na frigideira a restante margarina, o chocolate ralado e as natas. Mexer com uma vara de arames para que o molho fique homogéneo. Rectificar com sal e a pimenta.

Acompanhei estes bifinhos com massa fusilli cozida e salada. A receita original recomenda arroz branco solto e tiras de pimentos morrones.

Desde o filme Chocolate e da famosa refeição em casa de Amande Voizin, que a minha curiosidade por pratos de carne com chocolate aumentou. Não me esqueço das caras satisfeitas e prazenteiras dos convidados a saborear aqueles magníficos pratos com chocolate.

Acompanhei esta refeição com uma sugestão do Ricardo, um tinto alentejano com um nome bastante curioso.

A tarde foi passada enrolada às mantinhas do sofá com o aquecedor ligado. As temperaturas não andam para brincadeiras, especialmente numa casa de pé alto. Ali no quentinho, assisti ao filme Last Holiday que passou na televisão.

Georgia Byrd (Queen Latifah) é uma jovem empregada na secção de cozinha das lojas Kragen's, em Nova Orleães, que sonha com uma vida melhor. Cria até um livro de "Possibilidades" onde através de imagens dá forma a alguns dos seus sonhos, nomeadamente casar com um colega de trabalho, por quem se apaixonou.

Um dia depois de fazer exames médicos descobre que tem vários tumores cerebrais e que lhe restam poucos meses de vida. Como não tinha possibilidades de pagar os exorbitantes custos dos tratamentos médicos, Georgia decide aproveitar da melhor forma o tempo de vida que lhe resta. Parte de férias para o Grande Hotel Pupp, na República Checa.

Determinada a desfrutar da vida compra vestidos em lojas caras, usa os serviços SPA do hotel, faz snowbording, salta de uma ponte com pára-quedas e prova as iguarias do chef Didier (Gérard Depardieu). E são os momentos ligados à comida que achei deliciosos. Georgia no primeiro dia que janta no hotel, depois do empregado lhe apresentar o menu e de lhe explicar que o Chef Didier faz um menu diferente todos os dias, Georgia não hesita e pede um prato de cada sem substituições, ao contrário da mesa ao lado, que em cada prato pediam alterações. O Chef Didier fica encantado. Sem substituições, era sinal de alguém que apreciava os seus pratos e a comida em si.

Georgia visita o mercado local com o Chef Didier, e este diz-lhe algo que achei fantástico: "Tu e eu sabemos o segredo da vida ... a manteiga." Georgia cozinha com o chef Didier o menu da passagem de ano. No final descobre que houve um engano, a máquina onde efectuou os exames estava avariada e portanto, não tinha cancro.

Georgia e Sean, o seu colega de trabalho que entretanto a foi procurar e se lhe declarou, regressam a Nova Orleães onde abrem um restaurante e recebem a visita do Chef Didier e de Emeril Lagasse, por quem Georgia nutria uma especial admiração.

E assim se passou o dia de Carnaval!

14 comentários :

Sónia Meirinho disse...

adorei o aspecto e a ideia!!! eu tambem nao ligo nada ao carnaval, alias, até já nem gosto muito! apenas quando era pequenina!! beijinhos

Babette disse...

ora vamos por partes, que o post tem muito q se lhe diga:
- tb não ligo nada ao carnaval, e sim, sabe bem preguiçar num dia de chuva e frio;
- a receita está muito convidativa (nunca me atrevi a esta mistura!...), e adequada à ressaca do dia de s. valentim;
- o filme parece ser muito interessante...
Babette

Ana J. disse...

Gostei imenso deste post! E uma curiosidade? Como é que ficaram os bifes? Corresponderam às expectativas? É uma combinação que nunca faria... mas agora fiquei com uma curiosidades imensa!!!

Bjs

Tati - Panelaterapia disse...

Eu já provei um frango com molho de chocolate e achei delicioso!
Com bife deve ser também, o aspecto está maravilhoso!!!
Eu adorei esse filme! Um graça!!!
Bjs

Elisabete disse...

E com estas.....acho que fiquei sem palavras.... :)

moranguita disse...

somos duas.
para mim o carnaval so signifca mesmo um bom dia de descanso a namorar:-)
estes bifes deixaram-me bem curiosa
beijinhos

Susana Almeida disse...

QUE RECEITA ORIGINAL!!!!
Vou experimentar de certeza!
bjs e boas receitas!

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Também já experimentei chocolate em pratos salgados e gostei bastante. Tenho que experrimentar também com bife :)

anna disse...

Carnaval, para mim, é assim como para ti...
Estes bifes deixaram-me supercuriosa bonitos sim, mas e sabor? Não sei se me deixam experimentar aqui em casa, lol...
Beijinhos.

Luna disse...

Aqui está uma combinação que não sei se tenho coragem de experimentar... Mas tem um aspecto fantástico! Outra apologista do feriado de Carnaval passado em casa ;) beijinhos

Vânia Costa disse...

Também fiquei em casa... Não gosto do Carnaval, acho que nunca gostei! :)
Mas acho que ia gostar desses bifes... Sabes que também tenho a receita por aqui, mas o receio do sabor e da novidade impediu-me até agora de a fazer... Mas tenho que experimentar... Não perco nada, ainda por cima com tão bom aspecto ;)

Beijinho*

Fabi disse...

Amo este filme... vi há alguns anos e é realmente maravilhoso... principalmente as partes ligadas à cozinha!

Unknown disse...

Nada contra o Carnaval, especialmente para que vai com a namorada muito amada e os filhos pequenos.
Quanto aos bifes, como ando querendo impressioná-la, já que ela cozinha muuuuito bem, acho que vou me arriscar nessa receita no fim de semana.
Beijocas

marta disse...

olá , também vi esse filme, adorei !
meu bebe estava doente com muita febre estivemos abraçadinhos no sofa a ver o dito .

gosto muito do seu blog .

beijinho

marta oliveira