Os choquinhos foram descongelados para serem feitos na frigideira com alho, azeite e um bom ramo de coentros, acompanhados de batatas primor cozidas. Mas a vida não é linear e as coisas não acontecem sempre como queremos ou como pensamos. O dia em que pensei cozinhar os choquinhos foi no domingo. Mas, no domingo, passei a tarde em casa da querida Carlota com a Isabel e a Suzana, num magnífico lanche de mesa cheia do primeiro aniversário do Tangerina Aderente. Claro que me fartei de comer coisinhas boas e o lanche acabou por entrar pela noite dentro, a par de muita conversa e boa disposição. Resultado, quando cheguei a casa não me apeteceu ir para a cozinha.
Na segunda-feira quando resolvi cozinhar os choquinhos, mudei de ideias. O melhor era fazer uma feijoada. Uma comida por excelência de Inverno. Quente e consistente. ;)
Ingredientes
azeite
1 cebola
2 dentes de alho
1/4 de pimento vermelho
2 tomates maduros
800 g de choquinhos
1 dl de vinho
1 folha de louro
sal
3 cenouras
piripiri
feijão encarnado cozido
água quente
um ramo de salsa
Num tacho refoguei, em 0,5 dl de azeite, uma cebola picada e dois dentes de alho. Depois adicionei 1/4 de pimento vermelho cortado em pedaçinhos e dois tomates bem madurinhos, a que tirei a pele e as sementes. Deixei refogar um pouco. De seguida adicionei os choquinhos, 1 dl de vinho branco, uma folha de louro e uma pitada de sal. Tapei o tacho e deixei ferver uns minutinhos. Acrescentei três cenouras cortadas às rodelas, um piripiri, um 1/2 chouriço cortado às rodelas. Voltei a tapar o tacho e deixei cozinhar em lume brando. Depois dos choquinhos estarem tenros, adicionei feijão encarnado cozido e um pouco de água quente. Deixei ferver.
Antes de seguir para a mesa, adicionei um ramo de salsa picada.
Ficou uma delícia. Acompanhámos com um vinho tinto da casa Ermelinda Freitas, 2007, edição do Pingo Doce. E ainda ensopei o pãozinho no molho ... terrível, mas delicioso.
12 comentários :
Quem bom aspecto!!!
Deve ter ficado muito saborosa.
É um prato que eu gosto.
http://asvezescozinheira.blogspot.com
Humm... Ai... Ui... Que coisa tão boa! Gosto muito disto!
Beijinhos.
Adoro ensopar o pãozinho no molho porque normalmente não acompanho com arroz :)
Pois eu é a feijoada, o arroz e o pãozinho.... tudo a que tenho direito, como costumo dizer... Isto é que é terrível!
Babette
eu as vezes faço também arroz para acompanhar mas assim são dois pecados e o do molho e pão e ainda mais arroz hehe
mas e delicioso este prato
beijinhos
já ouvi dizer maravilhas desta feijoada mas ainda não tive o prazer de provar! Aqui no norte não se ua muito esta combinação que a meu ver deve ser excelente! Tenho que me aventurar um destes dias!
beijinhos :)
MARAVILHA DE FEIJOADA! E belíssimas fotos como sempre. Está de parabéns!!!!
Um abraço
João Mario
Acredita que estava tentada a provar apesar de não gostar muito de chocos....
Pois tem uma cor muito convidativa...
Mais uma sugestão colorida...
Beijinhos e bom fim de semana....
Está mesmo com bom aspecto... divinal. Excelentes fotos!
Jocas
Ena, comia tudo, e também ensopava o pãozinho no molho...
Deixava só o vinho...infelismente não gosto de vinho...
beijinho
Olá. Uma dúvida que me assalta sempre que cozinho lulas, potas ou chocos: quanto tempo demoram a cozinhar? Nunca acerto, independentemente do tempo, ficam sempre a parecer borracha, nunca ficam "tenrinhos". Obg pelo esclarecimento.
Gabriela
Vou-te confessar uma coisa: gosto muito mais de apanhar chocos do que os comer. Mas, dos melhores pratos que como com os ditos é mesmo uma boa feijoada! ; )
beijinho
Enviar um comentário