sábado, 13 de fevereiro de 2010

4 anos ...

O Cinco Quartos de Laranja faz hoje 4 anos. Para o dia de hoje pensei em várias coisas, nomeadamente fazer um bolo, marcar um jantar, etc. Mas no final das opções equacionadas, aquilo que me apeteceu, mesmo, foi fazer um breve balanço deste projecto.

Ao longo destes quatro anos publiquei 796 posts sobre comida, viagens, encontros, que revelam um pouco da minha vida e dos que me rodeiam. O blogue tornou-se algo de muito precioso.

Ao longo destes quatro anos conheci pessoas encantadoras: a Fer, as Three Fat Ladies, a Suzana, a Cris, a Goreti, a Carlota, a Mallory, a Marizé, a Migas com Gindungo, a Elvira, a Manuela, a Isa, a Ana, a Olguinha, a Adriana e a Mariana. Destes conhecimentos nasceram amizades.

Ao longo destes quatro anos, graças ao blogue, comecei a ler livros sobre comida, aumentei o número de revistas, de livros e de recortes com receitas. Descobri a Julia Child, a Alice Waters, o Nigel Slater, o Anthony Bourdain, entre muitos outros. Procuro não perder nenhum filme com ligações gastronómicas. Tornei-me fã do concurso americano Top Chef e do programa No Reservations.

Ao longo destes quatro anos, tenho aumentando o número de pratos, taças, copos, talheres, formas, tachos e outros apetrechos, tudo em prol do blogue. ;)

O Cinco Quartos de Laranja tornou-me mais exigente em relação à comida. Fiquei mais curiosa, procuro novos ingredientes e tento experimentar coisas novas com mais frequência. Foi graças ao blogue que comecei a participar entusiasticamente na iniciativa Lisboa Restaurant Week. Por outro lado, o blogue influenciou também o modo como planeio e organizo as minhas viagens. Em cada viagem procuro descobrir a cultura gastronómica do local. Uma visita aos mercados, a supermercados e a lojas gourmet, foram algumas das coisas que desde há quatro anos se tornaram obrigatórias em cada viagem.

Ao longo destes quatro anos nasceu o projecto das pizas e o convite da Mariana para o projecto 4 por 6, para além dos apontamentos de viagem. Participei na festa de aniversário do delicioso Tertúlia de Sabores.

O Cinco Quartos de Laranja deu uma entrevista para a rádio da Universidade do Porto, deliciou-se com uma visita do escritor Francisco José Viegas, teve receitas publicadas na revista Dada, participou na reportagem feita pela jornalista Cláudia Henriques para a revista Gingko sobre o projecto 4 por 6, foi blogue da semana no jornal i e esteve recentemente em destaque no Kitchenet.

A partir do blogue nasceu uma página no Twitter e agora, em 2010, a página de fãs no Facebook.

Quatro anos é muito tempo, mas ao mesmo tempo parece que foi ontem!

Agradeço a todos aqueles que por aqui passam. Sem vocês o blogue não faria sentido.

Espero que os próximos quatro anos sejam ainda melhores.

Muito obrigada.

33 comentários :

Sandreane disse...

Parabéns!
Aniversário de blog é para celebrar :)
Que esse cantinho continue por muitos outros anos nos presenteando com receitas deliciosas :)
Abraços!

Laranjinha disse...

Muito obrigada, Sandreane.

Elisabete disse...

Que retrospectiva maravilhosa. Que percurso fantástico, o que mostra o quão boa é a tua cozinha, o teu blogue e tu.
Que venham mais 4 aniversários e depois mais quatro e muitos outro, cheios de novas aprticipações eventos relacionados com culinária.
Que bom que o cinco quartos de laranja existe e nos dá aconhecer o melhor dos segredos da culinária do mundo.
Parabéns.

Marilia Medeiros disse...

Parabén e agradeço por me fazeres feliz através de algumas receitas que retirei do teu blog... que continues por muitos e longos anos.

Susana Gomes disse...

Esta reflexão espelhou muito do que sinto e vivi neste quase um ano de blog.
Imagino quatro! :)
Provavelmente passo por aqui desde o início, pois este blog faz parte dos meus favoritos desde os meus primeiros passeios pelos food blogs portugueses.

Que venham mais, mais desafios, mais entusiasmo e mais descobertas.
A verdade é que ter um blog é uma experiência que nos enriquece. sempre. muito. e cada vez mais.

Parabéns.

Abelha Maia disse...

Muitos parabéns, e que venham muitos.
É um espaço muito interessante o teu, cheio de aprendizagem, gosto muito de cá passar.
Bjsss

Anónimo disse...

Parabéns Laranjinha.
Excelente continuaçao, pois é um espaço muito agradavel, que consulto quase diàriament, onde gosto bastante de vir procurar receitas.
Un beijinho
Nina

Ana disse...

Parabéns! Estou certa que todos nós só temos a agradecer este blog maravilhoso, vê-se bem o amor, empenho e carinho que lhe tem dedicado!

* Jo * disse...

e que esse seja apenas o começo de outros muitos anos de inspiração e aprendizagem!

beijos!

Babette disse...

Escolheste a melhor maneira de festejar estes 4 anos! É um balanço tão rico!... E percebe-se o entusiasmo em cada palavra e no desejo de os próximos 4 serem tão bons ou melhores!...
Devo acompanhar o teu blog desde o início. Para mim é um dos "grandes", uma verdadeira referência, de qualidade, originalidade e bom gosto!
Um pouco graças a este blog aventurei-me no meu, que é um recém-nascido de 2 meses, mas que já me dá muito gozo. É caso para dizer, quando for grande quero ser como tu!
Parabéns laranjinha. Venham os próximos!

ameixa seca disse...

Que venham muitos mais :) Parabéns!

Nadinha disse...

Parabéns. Não sabia de nada disto, encontrei o seu blogue entre os favoritos de seguidores dos meus e acabo de o colocar como favorito num deles. Só depois é que li isto.

Marina disse...

Muitos Parabéns! Desejo que possamos comemorar muitos mais!
Gosto muito de passar por cá!
Beijinhos.

Tuquinha disse...

muitos parabéns....
espero que este blog continue por muitos mais anos, pois com ele tenho aprendido muito acerca de muita coisa....
beijinhos

Kika disse...

Muitos Parabéns!
Venham mais anos recheados de partilha, quer de receitas, dicas, viagens e sentimentos. Obrigada por existir Cinco Quartos de Laranja!
Cristina Costa Amaral

Margarida disse...

Um blog permite-nos tanta coisa! Novos amigos, novas experiências, novos sabores, novas técnicas, novas tendências, novos hábitos, novas perspectivas.. Ensina-nos tanto e motiva-nos ainda mais para continuar. A partilha de saberes é das coisas mais importantes e enriquece-nos tanto a nós como a quem nos lê. E temos sempre tanto para dar e para receber.. Parabéns pelos primeiros 4! Que venham muitos mais.
Um beijinho

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Laranjinha,
Parabéns pelo aniversário, e que venham muitos mais.
Que nunca te falte força nem imaginação para continuares a partilhar conosco as tuas delícias e espero também poder vir a conhecer-te num futuro próximo.
Beijinhos
Moira

Fa disse...

Muitos parabéns pelo aniversário. Acompanho o seu blog desde o início, na altura ainda tinha "A minha Cozinha", agora estou noutros espaços com projectos um pouco diferentes mas todos eles no âmbito da culinária. Felicidades e continuação de boas receitas.

Susana Antunes disse...

Muitos Parabéns....
Sem dúvida para mim foi uma excelente descoberta....
Desde esse dia que cinco quartos de laranja faz parte da minha vida da blogoesfera.... e já aprendi muito com este fantástico cantinho....
Que venham muitos mais e obrigado por partilhar...
Beijinhos....

Cunhadinho Hugo disse...

Muito parabéns, então e para quando o 2ºlivro? ;)

Ladyhari disse...

Que venha o bolo de aniversário!

Laranjinha disse...

Muito obrigada a todos pelo vosso apoio e comentários.

Um beijinho,

Manuela L. disse...

Parabens e que venham mtos mais!

Céu disse...

Que maravilha, muitos parabéns! Adorei ler este resumo e sinto um forte e genuíno orgulho. Só tenho pena de não ter acompanhado este teu percurso mais de perto ao longo destes quatro anos. Mas nunca te perdi de vista e sabia que, de alguma forma, andavas a espalhar entusiasmo e a fazer coisas bonitas, boas e válidas. Porque tu és assim e isso é o mais importante. Outra vez: muitos parabéns de uma colega e amiga antiga, não assídua mas sempre próxima. Céu

Anónimo disse...

Muitos parabéns pelos 4 anos e pela comemoração/reflexão.
Este é um dos blogs que me tem inspirado para descobrir sabores. Não tenho blog mas vou viajando pelos vossos que são uma verdadeira inspiração para a cozinha. Por vossa causa também tenho "investido" em livros e revistas de culinária e não perco filmes com a cozinha como pano de fundo.
Laranjinha, desejo que nos continue a inspirar e deliciar.

Nélinha

Manuela © disse...

Que venham mais anos e que nunca vos falte a inspiração e o apetite :)

Fer Guimaraes Rosa disse...

parabéns pelos quatro anos, Isabel! e que ainda venham muitos anos de blogagens e receitas pela frente! sinto saudade dos rostinhos felizes que encontrei por ai, felicidade seria um dia poder voltar a Portugal. um beijo,

Ideiafix disse...

Muitos parabéns pelo blog que já sigo há bastante tempo, do recanto do meu Google Reader. E nem valeu a pena a minha irmã recomendá-lo, já o conhecia.

moranguita disse...

muitos parabens pelo aniverasrio laranjinha
adoro o trabalho que aqui fazes e esperoq ue continues a fazer
beijoca

Ana J. disse...

É merecido!!! Parabéns

Migas disse...

Parabéns Isabel! Continuo a vir cá muitas vezes mas, desta vez, era impossível não deixar um beijinho! :o) E que giraças estão na revista Gingko (ainda não tinha lido)!

Beijos!

Anónimo disse...

Acompanho aqui do Brasil seu blog, que já é o meu favorito.
Parabéns pelo aniversário. Quem sabe um dia vou a Portugal e nos conhecemos pessoalmente?

Abraço,

Angela Albino
Florianópolis - Santa Catarina
Brasil

Laranjinha disse...

Muito obrigada pelo vosso apoio e comentários.

Beijinhos