segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Almoço do dia de São Valentim

O dia, ontem, esteve frio, chuvoso, cinzento e pouco convidativo a passeios. Eu e o Ricardo tínhamos pensado ir almoçar e à tarde dar um passeio, à semelhança do que fizemos no ano anterior, mas o frio e a previsão de chuva fizeram-nos pensar um pouco e encontrar uma alternativa. Em vez de sairmos de Lisboa, acabámos por ficar por cá.

A escolha do restaurante revelou-se fácil, recaiu no italiano Stravaganza, no Bairro Alto. Uma sugestão do Paulo, que me dá sempre boas indicações em relação a restaurantes.

Depois de um breve passeio a pé desde o Príncipe Real, onde estacionámos, eis que chegamos à Rua do Grémio Lusitano. Assim que entrámos, somos recebidos e conduzidos a uma sala simpática, com as paredes pintadas de diferentes cores - castanho, beringela e branco - tons esses que combinavam com a apresentação das mesas.

Assim que me sentei, reparei imediatamente nos pacotes de massa Amore e não pude deixar de sorrir e até achar uma certa piada. Muito alusivo ao dia. Para além disso, a música de fundo, Diana Krall, tornava o espaço ainda mais agradável.

Antes de iniciar a refeição entretive-me com umas fatias de pão torrado barrado com pasta de tomate seco.

Para entrada escolhemos salmão fumado com alcaparras, limão, pimenta, chalota e cebolinho. Muito agradável. Gostei da combinação de sabores das alcaparras com o salmão.

Para prato principal, o Ricardo escolheu lombos de vitela em azeite quente.

Eu escolhi tagliatelle com camarão e azeitonas. Muito saboroso.

Para sobremesa escolhemos uma maravilhosa piza de maçã com gelado.

Acompanhámos a nossa refeição com uma garrafa de vinho tinto Dom Rafael de 2006.

Antes de sair, recebi uma rosa vermelha, oferta do restaurante.

Depois do almoço, apesar do frio, passámos pelo miradouro do jardim de São Pedro de Alcântara. Gosto de contemplar a cidade e o rio dali. Ver o castelo, a Sé, os miradouros na Graça e o casario nas colinas. Depois voltámos ao carro, mas antes espreitámos todas as lojas de flores que encontrámos.

Seguimos viagem até Belém, depois de um breve passeio junto ao rio terminámos a nossa saída no cinema. O filme escolhido foi Avatar. Que adorei. Fez-me sonhar e querer visitar Pandora. Pelo facto de ser projectado em 3D, houve momentos em que me lembrei do livro Admirável Mundo Novo e do sistema de cinema aí descrito com cheiros e texturas.


7 comentários :

Unknown disse...

Uma ementa e uma vista magnifica. Beijinhos

ameixa seca disse...

Belo Domingo :)

Bombom disse...

Com Amor, até se transforma um dia cinzento e tristonho num radioso dia de Sol no coração.
Ah, eu gostava de ter provado Pizza de maçã com gelado. Deve ser um espectáculo!Bjs.Bombom

Marina disse...

Que belo dia!
Estou para ir ver o Avatar ao tempo...
Beijinhos.

Andréa Potsch disse...

Lindas fotos! Adoraria estar aí em Portugal desfrutando neste friozinho!! Estou aqui no Rio de Janeiro e faz um calor infernal!
bjs

moranguita disse...

fizeram um belo passeio:-)

Ana J. disse...

Como sempre, adorei o post.. descritivo e envolvente! O dia deve ter sido muito bom... e que tal a pizza doce? Ficou aprovada.. os restantes pratos, pelo menos, de aspecto, parecem deliciosos.