sexta-feira, 11 de Agosto de 2006

Esparregado

Ingredientes:
1 molho de espinafres
2 colheres de sopa de azeite
50 g de farinha
3 dentes de alho
2,5 dl de leite morno
2 colheres de sopa de sumo de limão
Sal e pimenta (a gosto)

Arranjar os espinafres e cozê-los em água temperada com sal. Depois de cozidos e escorridos, picar os espinafres.

Colocar os alhos e o azeite num tacho, e levar ao lume. Juntar os espinafres e polvilhar com a farinha (usei um passador, para a farinha cair em chuva e não fazer grumos). Mexer bem.

Juntar o leite e ir mexendo sempre. Temperar com sal e pimenta a gosto. Cozinhar em lume brando e ir mexendo sempre até cozer a farinha. No final, adicionar o sumo de limão e rectificar os temperos se necessário. Mexer e servir logo.

Adoro esparregado. É um óptimo acompanhamento.

6 comentários:

  1. Também gosto muito de esparregado como acompanhamento! A minha mãe costuma fazer, mas no final junta miolo de pão alentejano e um ovo!

    Se adoras esparregado também deves gostar de tomatada, é igualmente delicioso!

    ResponderEliminar
  2. Apenas tirava o sumo de limão que me parece espúrio e juntava uma folhita de louro ao azeite e ao alho.

    ResponderEliminar
  3. Outra receita para quem adora esparregado, e não gosta de consistências tão "moles" (Como eu).

    Para além dos ingredientesque usas:
    1 molho de espinafres - ou de qualquer outro legume. Quando tenho vegetais em risco de se estragarem utilizo-os. Ex: alface, alho francês, cove lombarda, couve coração, etc.)
    1 folha de louro
    Vinagre (q.b.)

    Não uso:
    2,5 dl de leite morno
    2 colheres de sopa de sumo de limão

    Em termos de preparação, cortam-se os legumes em caldo verde (grosso) e escladam-se em água com sal. Os legumes não devem ficar demasiado cozidos.

    Colocar os alhos e o azeite num tacho, e levar ao lume. Juntar os legumes e salteá-lo durante algum tempo. Polvilhar com a farinha. Mexer bem deixando a farinha cozer. Antes de retirar do lume acrescentar um pouco de vinagre (a gosto) e servir.

    Temperar com sal e pimenta a gosto.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Vera. Parece-me uma boa sugestão.

    ResponderEliminar
  5. puxa amei esse blog, acabei de ver a receita do cafe e ja to aqui tomando, muito bom, mais tem umas palavras q eu nao entendo, oq vc quer dizer com sumo do limao...eu nao sei tirar o sumo...:( e tbem vc fala q passou a farinha num passador...q q eh isso? e cozinhar em lume brando....sorry..num entendi...

    ResponderEliminar
  6. Olá Luciana
    obrigada pela sua visita. Para tirar o sumo de limão basta cortar o limão ao meio e espreme-lo ou então pode usar um espremedor de laranjas, por exemplo. A farinha foi passada por um passador ou peneira de modo a que caia em chuva e não de forma pesada no preparado. Em lume bando significa que o lume é fraco, não deve estar no máximo para que cozinhe lentamente e não queime. Espero que estas explicações tenham sido úteis.
    Um beijinho

    ResponderEliminar