quarta-feira, 31 de julho de 2019

Bacalhau guisado com grão, tomate e chouriço


O Verão pede para aproveitarmos o bom tempo. O sol, a praia, os passeios pela cidade ou pelos jardins. Verão é tempo de andar ao ar livre. É tempo de sonhar enquanto se olha para o céu azul, de mão dada com aqueles de quem gostamos. A família é sempre o nosso pilar. O Verão é tempo de estarmos uns com outros, de rirmos, de construirmos memórias.

Nesta altura do ano, as refeições para a família não devem ser uma preocupação. Podemos colocar na mesa comida saborosa, sem perdermos muito tempo na cozinha. Basta, por vezes, termos alguns ingredientes prontos a usar no congelador como, por exemplo, o bacalhau desfiado da Pescanova. Tudo o que nos facilite a vida é sempre tão bem-vindo!

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Legumes estufados com lentilhas


Hoje, é dia de agradecer. Agradecer as oportunidades que as estrelas têm alinhado para a minha vida. Agradecer o facto de ter trabalho. Quando passamos a ser patrões de nós mesmos, muitas coisas boas acontecem. Mas, passamos também a lidar e a saber gerir os momentos de crise e as dificuldades, as angústias. Mas hoje, é dia de agradecer.

Agradecer ter saúde e uma família feliz, com as suas idiossincrasias, como todas as outras. Agradecer a todos vocês que me acompanham e que me dão força para continuar. As vossas mensagens e comentários são preciosos! Ajudam-me e impulsionam-me a melhorar.

Percebi, ontem, que os vídeos que fiz para o projecto Samsung Meal Prep - o primeiro é sobre preparações quando chegamos das compras com os frescos e o segundo, o tema são os pequenos-almoços - já têm mais de 100.000 visualizações, cada. Isso deixou-me de coração feliz. Por isso, hoje é dia de agradecer. Obrigada a todos vocês!



Nas últimas semanas, tenho publicado todas as segundas-feiras, no Instagram do Cinco Quartos de Laranja, as minhas pré-preparações para as refeições da semana. Numa das semanas, fiz legumes estufados com lentilhas. Apesar de comer carne e peixe, gosto também de fazer refeições sem proteína animal. Partilho a receita, hoje, convosco. Espero que gostem.

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Sopa de agrião


Fala-se tanto de alimentação saudável. Dos alimentos que nos fazem bem e daqueles que não nos trazem benefícios. Fala-se tanto que devemos comer isto e aquilo. Que o pão assim, que o leite assado, que as gorduras fazem mal, que o açúcar nos mata. A que dieta X ou a Y é que são boas. Pelo que leio e acompanho, a questão da alimentação é um assunto estudado há poucos anos e por isso, esta área ainda carece de alguma maturidade ao nível da aplicabilidade do resultado das investigações.

Nos últimos anos, em Portugal, os padrões alimentares afastaram-se da dieta mediterrânica. A oferta fácil de comida nos supermercados veio facilitar-nos a vida mas, também, nos conduziu a uma dieta menos equilibrada. Não tem mal nenhum comer uma piza, uma lasanha. Adoro. Agora, não o faço todos os dias, nem por sistema.

Na minha opinião, o melhor é variar o que comemos, comer com moderação e de preferência, seguirmos as nossas tradições. E uma dessas tradições é a sopa. A sopa como forma de iniciarmos uma refeição ou até mesmo, como prato principal. Quem quer fazer uma alimentação saudável e equilibrada, deve incluir as sopas nas suas opções. Cá em casa, há sempre sopa. Até no congelador!

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Tosta caprese


Verão é sinónimo de sol, calor e praia. É tempo para fazermos viagens, férias, de tirarmos fotos para mais tarde recordar. É tempo de leituras à beira-mar. É tempo de estarmos uns com os outros. As sardinhadas e os almoços em família, no Verão têm outro encanto! Os almoços com os amigos nas esplanadas da cidade, sabem tão bem!

O Verão é também tempo de refeições leves e rápidas. Uma das combinações que adoro e faço muitas vezes, nesta altura do ano, é tomate com queijo mozzarella. Um destes dias, para um almoço rápido, fiz uma tosta. Fica maravilhosa!

terça-feira, 16 de julho de 2019

Pernas de frango assadas no forno com limão


Mudarmos a nossa alimentação nem sempre é fácil. É importante tormarmos consciência do que queremos e irmos fazendo pequenas alterações, aos poucos e poucos. Nada de radicalismos.

Quando comecei a fazer pequenos-almoços diferentes, em que por vezes, incluo legumes, a reacção, cá em casa, não foi logo positiva. Posso-vos dizer que, hoje, se converteram e adoram. E quando faço só para mim, queixam-se!

Uma das coisas que me ajudou a mudar a minha alimentação foi começar a fazer pré-preparações. Escolho um dia e preparo várias coisas, normalmente procuro cozinhar sopa, proteínas, legumes e alguns hidratos de carbono. Depois, durante a semana, vou conjugando o que preparei e assim, conseguimos variar o que se come. Quem acompanha a página de Instagram do Cinco Quartos de Laranja sabe que às segundas-feiras partilho o que fiz para essa semana.

Uma das coisas que preparei para as refeições da semana foi pernas de frango assadas no forno com limão. Ficam tão boas! E se quiserem, até podem fazer em quantidade e congelar.

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Mexilhão no forno


Este ano, o Verão anda envergonhado. Com sol ou sem sol, cá por casa, já começámos os preparativos para as férias. Ou seja, umas semanas antes, gosto de ir dando destino ao que tenho no congelador. Prefiro consumir, grande parte do que tenho, e depois de regressar de férias, volto então a repor os stocks.

Estas alturas são, também, boas para dar uma boa volta ao congelador. Pelo menos, eu faço isso. Uma das coisas a que decidi dar destino e, que tinha congelado, foi uma caixa com mexilhão. No forno, ficou tão bom!

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Salada de fruta com Moscatel


Das coisas que adoramos, cá em casa, é salada de frutas. Este é o tipo de sobremesa que se faz num instante e que se torna perfeita para os dias de calor. Este tipo de salada pode servir para aproveitarmos a abundância das frutas da estação ou até para dar destino a outras que ficaram esquecidas na fruteira.

O Verão pede sobremesas frescas e as saladas de fruta são óptimas para servir nesta altura do ano!

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Creme de espargos com alho-francês


Quando planeio as refeições da semana, há, quase sempre, uma preparação que coloco na minha lista, de forma recorrente. Essa preparação, é a sopa.

As sopas são uma excelente maneira de iniciarmos uma refeição. São, também, uma maneira de comermos mais legumes. Preferencialmente devem ser servidas antes do prato principal porque ajudam a saciar.

Variar o que comemos, é um dos meus lemas em termos de alimentação. Por isso, procuro fazer, pelo menos, uma sopa diferente todas as semanas. Uma que fiz, há uns tempos, foi este creme de espargos com alho-francês. Fica delicioso!

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Azeitonas temperadas


Adoro azeitonas. Gosto de as usar em saladas, em pão ou até como ingrediente de alguns pratos, sejam de carne ou de peixe.

Em casa dos meus pais, desde que me lembro, que existe o hábito de colocar uma taça com azeitonas em cima da mesa, juntamente com o pão. É uma maneira simples mas deliciosa de prepararmos um aperitivo para iniciar a refeição ou até para a acompanhar.

Um destes dias, numa ida às compras, vi azeitonas galegas à venda a peso, sem serem embaladas em frasco. Não resisti. Assim que cheguei a casa, temperei-as para irmos petiscando durante a semana.

terça-feira, 9 de julho de 2019

Pernas de coelho assadas no forno


No passado fim-de-semana, estive com a Samsung no Festival da Comida do Continente que se realizou no Parque da Cidade do Porto, para várias acções. Uma delas, foi uma conversa onde esteve presente a nutricionista Mayumi Thaís Delgado. A uma das perguntas que lhe fiz, disse-nos que devemos variar tudo o que comemos, incluindo a carne. Não comer só frango ou porco.

Temos, felizmente, à nossa disposição numa ida às compras uma interessante oferta de variedade de carnes. Uma semana escolhemos o frango, na outra o borrego, na outra o peru e na outra, por exemplo, o coelho. Variar a nossa alimentação é fundamental para o nosso bem-estar.

Já vos falei, tantas vezes, da carne de coelho e dos seus benefícios. Deixo-vos, hoje, mais uma receita com esta deliciosa carne.

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Chilli de legumes


Comer com bom senso, sem fundamentalismos. Fazermos uma alimentação variada e equilibrada. Procurarmos incluir nas nossas refeições legumes, muitos legumes, sejam crus ou cozidos. Estes são alguns dos princípios em termos de alimentação que procuro seguir.

Todas as semanas, vou fazendo pré-preparações para as refeições da semana, que podem acompanhar no Instagram do Cinco Quartos de Laranja. E uma das receitas, que me pediram muito para partilhar, foi a de chilli de legumes. Fica tão bom! Espero que gostem.

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Gelatina com fruta e iogurte grego


O Verão, este ano, parece um pouco envergonhado. Ora está um dia lindo de sol, ora temos céu cinzento e chuva. Apesar disso, esta época do ano pede comidas frescas e sobremesas rápidas, que de preferência, não precisem de forno. É o que temos tentado fazer, cá em casa.

Partilho, hoje, convosco, uma das últimas sobremesas feitas, cá em casa. Prática e muito fresca. Esta sugestão pode até ser servida como lanche!

quinta-feira, 4 de julho de 2019

Barritas de aveia com manteiga de amendoim e coco


Lanche é sinónimo de ... ? Pode ser sinónimo de sandes. Uma sandes com queijo, fiambre, ou com o que lhe quisermos colocar dentro. As sandes são como as saladas, muito versáteis e podem ser feitas de quase tudo. Aos lanches come-se, tantas vezes, torradas, tostas, bolos, iogurte, gelatina, fruta fresca, legumes cortados em palitos com húmus, frutos secos, e tantas outras coisas.

Como os pequenos-almoços, também, cá em casa, se tenta variar os lanches que fazemos. Uma das pré-preparações que fiz, para esta semana, foi a pensar nos lanches a meio da manhã ou da tarde. E para variar, fiz umas barritas de aveia com manteiga de amendoim e coco. Deliciosas!

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Frango estufado com tomate


Cá por casa, já se começa a pensar nos dias de férias. Nesta altura do ano, gosto sempre de fazer uma lista de romances que quero ler. As minhas leituras seguem, por vezes, o espírito da época do ano em que estamos. No Verão, adoro ler romances, livros que me permitam viajar sem preocupações, de conhecer locais, personagens, amores e desamores. O Verão traz-nos a leveza dos dias, a vontade de passear, de comer gelados, de juntar a família à volta da mesa.

Um dos pratos, que se fazem muitas das vezes em casa dos meus pais, quando nos juntamos todos, é frango estufado. Tradição que vem já da casa dos meus avós. Sempre que os meus avós maternos juntavam a família, os seus quatros filhos, as noras e os genros, e os netos, havia por certo frango caseiro, por vezes, um galo criado com todos os cuidados, estufado com tempo no tacho e servido com arroz, salada e batatas, colhidas na horta, fritas em azeite. Delicioso!

terça-feira, 2 de julho de 2019

Meal Prep, uma forma de preparar as refeições da semana


As nossas vidas são cada vez mais ocupadas. Chegarmos a casa e sabermos que não nos temos que  preocupar com as refeições da semana é um grande descanso. Ou melhor, é um alívio. Poupa-nos tempo, permite-nos comer de forma mais equilibrada e reduzir o desperdício.

E como podemos fazer isso?

Preparando antecipadamente as refeições da semana. Mas de que forma? Planeando o que se irá preparar. Escolher as receitas ou pratos a confeccionar, fazer o levantamento do que se tem na despensa e no congelador, fazer as compras e cozinhar. Este método de pré-preparações também é conhecido por meal prep. Existem diferentes maneiras de pré-preparar as refeições da semana:

- Podemos cozinhar as refeições já completas, organizadas pelos dias da semana;
- Podemos preparar os ingredientes, como por exemplo, marinar carne ou arranjar legumes, conservá-los, e no dia cozinhar;
- Podemos fazer pré-preparações, guardar no frigorífico ou no congelador, e depois no momento de fazer as refeições é só combinar e conjugar o que se preparou;
- Podemos cozinhar em grandes quantidades, batch cooking, dividir em doses e congelar.

O método não tem que ser rígido. Devemos escolher e adaptar o que se ajusta melhor ao nosso estilo de vida e necessidades. É importante escolhermos um dia da semana, reservarmos duas a três horas e cozinharmos o que se planeou. No fundo, estabelecer uma rotina. Por exemplo, na sexta-feira escolhem as receitas e planeiam as compras. No sábado, vão ao mercado. No domingo, de manhã, cozinham. E se conseguirem ter a ajuda da família torna-se ainda mais fácil.

Por ser uma grande entusiasta de tudo o que nos facilite a vida, aceitei o desafio da Samsung para participar no projecto Samsung Meal Prep. Este projecto consiste num conjunto de quatro filmes onde explico e dou algumas dicas sobre como podem pré-preparar as refeições da semana.



No primeiro filme, falo da importância de cuidarmos dos ingredientes que trazemos das compras, tendo o frigorífico e o congelador como aliados. O frigorífico escolhido para este projecto é um Samsung Side-by-Side. Antes de arrumarmos as compras no frigorífico devemos tentar fazer logo algumas pré-preparações e colocar de forma visível a nossa comida. Gosto de lavar e secar a alface, de conservar as ervas aromáticas, de arrumar algumas frutas, em caixas.

É fundamental conservarmos da melhor forma possível a comida que preparámos, para as nossas refeições, de preferência, mantendo durante mais tempo a mesma qualidade. Um frigorífico Samsung Side-by-Side consegue manter a temperatura de forma constante. O sistema de refrigeração do frigorífico e do congelador são independentes, por isso, podemos abrir as portas do congelador sem haver variações de temperatura no que se tem no frigorífico e vice-versa.

Com as pré-preparações acabamos por ter uma quantidade razoável de caixas para guardar no frigorífico, a grande capacidade de arrumação do Samsung Side-by-Side facilita-nos a vida neste aspecto. Quando se cozinha, para a semana, o espaço no frigorífico e no congelador é precioso.


Pré-preparar as refeições da semana, ajuda-nos a colocar a comida na mesa, em cerca de 15 minutos. É uma forma de evitarmos opções menos saudáveis. Ao ter comida feita, sabemos que lhe temos que dar destino. É um excelente método para incluirmos mais legumes nas nossas refeições. Pode ser uma ajuda para quem acha que não tem tempo para tomar o pequeno-almoço, em casa. Vamos começar a organizar e a pré-preparar as refeições da semana ?