sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Bacalhau gratinado com massa e legumes

O que cozinhar para a família durante a semana? é tantas vezes uma das questões que nos colocamos.

Quando a Pescanova me desafiou a preparar uma receita com as suas postas de bacalhau, pensei logo num prato para toda a família. Um prato que pode ser servido no dia-a-dia ou, até, em dias de festa. Bacalhau gratinado com massa e legumes. Fica tão bom!

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Granola salgada com açafrão-da-Índia


De uma maneira geral, associo sempre a granola aos pequenos-almoços. Cá em casa, é ingrediente que gosto, sempre, de ter. Mas em vez de uma opção doce, podemos ter granola salgada. E digo-vos, fica tão bom!

A granola salgada é uma excelente opção para servir com um prato de sopa, para juntar a uma salada, para polvilhar um arroz. Ou quem sabe, para oferecer neste Natal. Num frasco, com laço bonito, pode ser um excelente presente feito em casa, com muito carinho.

Experimentem e digam-me se gostaram!

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Menu semanal #33



Variar o que me comemos, é um dos lemas que orienta a minha alimentação. Para quem procura ideias de receitas para preparar para as refeições da semana, deixo-vos mais um menu cheio de sugestões saborosas e muito práticas para vos ajudar a variar as refeições. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #32.

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Caril de lulas

Cozinhar as refeições da semana, com antecedência, é uma prática libertadora. Termos comida feita permite-nos organizar as refeições da semana com menos ansiedade e sem o peso do que é que iremos fazer para o jantar ou para levar para o trabalho no dia seguinte.

Costumo fazer pré-preparações para as refeições da semana com carne e com peixe. Os pratos de carne são normalmente estufados, guisados ou assados. E os de peixe, opto, muitas vezes, pelos caris.

A semana passada ao partilhar as minhas pré-preparações para as refeições da semana, um dos pratos mais pedidos foi o das lulas de caril. Deixo-vos, hoje, a receita. Espero que gostem!

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Sopa de tomate e abóbora assados

Comer sopa às refeições é um hábito de quem procura fazer uma alimentação equilibrada. A sopa é uma forma de incluirmos mais legumes na nossa alimentação e de ingerirmos mais água. É uma excelente maneira de iniciarmos uma refeição e, normalmente, é uma confecção que toda a família pode comer, sejam pequenos ou graúdos.

Nas minhas pré-preparações semanais, há quase sempre uma sopa. Costumo fazer uma base e depois durante a semana vou adicionando toppings e, assim, consigo ir variando as sopas.

A semana passada ao mostrar as pré-preparações que fiz, uma das receitas mais pedidas foi a da sopa. Os dias chuvosos de Outono pedem o conforto de um prato de sopa. Espero que gostem desta com tomate e abóbora assados.

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Borrego guisado com chícharos e abóbora


Alvaiazére é conhecida como a Capital do Chícharo e, todos os anos, realiza um festival que promove esta nutritiva leguminosa. Este ano, devido às actuais circunstâncias, irá decorrer a iniciativa Alvaiázere Sabe Bem.

Todos podem concorrer. Escolham uma receita com chícharos ou com produtos da região e preencham este formulário. As inscrições terminam hoje. Inscrevam-se já. Vamos ajudar a valorizar os nossos produtos e o nosso património gastronómico.

Para vos inspirar, deixo-vos uma deliciosa receita com sabores de Outono, borrego guisado com chícharos e abóbora. Tão bom!

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Menu semanal #32



Os dias frios e chuvosos de Outono já se fazem sentir. Começam a apetecer os pratos de tacho ou, de forno, que nos tragam conforto e aconchego. Ter comida feita, para o dia-a-dia, ajuda-nos imenso, principalmente nestas alturas de mudança de tempo, em que anoitece mais cedo.

Para quem anda à procura de ideias para as refeições ou, para as pré-preparações da semana, deixo-vos mais um menu cheio de ideias saborosas. Espero que gostem!



Ver também menu semanal #31.

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Bolo do caco com batata-doce laranja


Vamos fazer pão? É este o desafio que vos lanço para celebrar o Dia Mundial da Alimentação e o Dia Mundial do Pão. Fazer pão, em casa, é muito gratificante.

Podemos fazer pão de mil e uma maneiras. Podemos escolher a farinha ou fazer uma mistura de farinhas ao nosso gosto, tornando assim o pão feito por nós, único e especial.

O pão é alimento feito para partilhar. E hoje deixo-vos uma deliciosa receita inspirada no famoso bolo do caco madeirense. Espero que gostem!

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Sopa de bacalhau com chícharos



O chícharo é uma leguminosa, de aspecto semelhante ao tremoço, mas o aroma e a textura estão mais próximos do grão-de-bico. Lembro-me que em casa dos meus pais se falava muito do chícharo como alimento de grande valor nutritivo. Ouvi falar tanto que há uns anos atrás decidi cozinhá-lo, cá em casa.

Foi recurso alimentar, para as populações mais pobres, nas décadas de 30 e 40 do século passado. Hoje em dia, os chícharos, são uma das leguminosas típicas das serras de Sicó-Alvaiázere.

Em Alvaiázere, realiza-se todos os anos, o Festival do Chícharo. Este ano, em virtude das circunstâncias, o festival não terá lugar da forma tradicional, pelo que foi criada uma iniciativa idêntica: Alvaiázere Sabe Bem. O intuito desta acção é dinamizar e promover os estabelecimentos locais de restauração, mas também a gastronomia e os produtos endógenos, valorizando o receituário local.

Se têm receitas com chícharo, então inscrevam-se neste desafio até dia 20 de Outubro de 2020, através do preenchimento deste formulário. Participar nestas iniciativas é uma forma de promovermos o que é nosso, valorizar uma região. Participem!

O chícharo é muito versátil. Pode ser usado em doces ou salgados.

Caso andem à procura de receitas para se inspirarem, deixo-vos uma deliciosa sopa de bacalhau com chícharos. Fica tão bom! Um prato reconfortante para os dias frescos de Outono.

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Marmelos assados no forno



Marmelos é uma das frutas que simboliza a chegada do Outono. Desde que me lembro que, nesta altura do ano, havia sempre marmelos em casa dos meus pais. Para além de perfumarem a cozinha, era fruta que todos adorávamos comer assada no forno. Sempre que a minha mãe cozia pão, havia um tabuleiro de marmelos assados.

Num dos últimos fins-de-semana em que fui visitar os meus pais a Santarém, depois do almoço, a minha mãe e eu fomos apanhar marmelos. Nesse dia ao lanche, tivemos marmelos assados e souberam-nos tão bem. A comida é uma forma de união, ajuda-nos a construir memórias.

Cá em casa, nas últimas semanas, os marmelos do quintal têm tido o mesmo destino: - o forno! E que bem que nos sabem!

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Menu semanal 31



Mais uma semana que começa e para quem tem que gerir um conjunto de rotinas que envolvem a família e o trabalho, ter comida feita é sempre uma grande ajuda.

Para quem costuma organizar e planear as refeições da semana, deixo-vos mais uma sugestão de menu. Espero que gostem.



Ver também menu semanal #30.

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Compota de morango com laranja e sementes de chia


Durante anos, em casa dos meus pais, sempre se fez doces, compotas e marmeladas com a fruta da época. Era uma forma de aproveitar a abundância e de conservar os sabores das estações para irmos consumindo. Talvez por isso, hoje em dia goste tanto de fazer compotas.

De há uns tempos para cá comecei a fazer compotas com sementes de chia. São muito fáceis de fazer. Costumo usar fruta congelada e faço à medida que a vamos consumindo. Costumo adoçar com mel, mas digo-vos que a quantidade que uso, não a deixa muito doce.

Para os pequenos-almoços ou para os lanches, deixo-vos mais uma deliciosa compota de morango com sementes de chia, perfumada com os aromas cítricos da laranja.

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Menu semanal #30



Os dias frescos de Outono já se fazem sentir. E aos poucos, começam a apetecer pratos de conforto. Comidas quentes. Assados no forno. Comidas de tacho. Foram estes os critérios, que tive em conta, na escolha das receitas para o menu desta semana. Espero que gostem e que estas receitas sejam fonte de inspiração para as vossas refeições.


Ver também menu semanal #29.

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Hambúrguer de salmão com maionese de abacate



Em tempos de regresso ao trabalho e às rotinas de sempre, prepararmos de forma rápida e equilibrada as refeições, para toda a família, é sempre uma mais valia.

Quando a Pescanova me desafiou a cozinhar com os seus fisburguers de salmão, pensei logo numa receita que agrada tanto aos mais pequenos como aos mais crescidos e, que pode ser uma sugestão para colocarem nas marmitas da semana.

Hambúrgueres de salmão grelhados, servidos no pão com uma maionese de abacate, é uma combinação deliciosa. Espero que gostem!