terça-feira, 20 de outubro de 2020

Borrego guisado com chícharos e abóbora


Alvaiazére é conhecida como a Capital do Chícharo e, todos os anos, realiza um festival que promove esta nutritiva leguminosa. Este ano, devido às actuais circunstâncias, irá decorrer a iniciativa Alvaiázere Sabe Bem.

Todos podem concorrer. Escolham uma receita com chícharos ou com produtos da região e preencham este formulário. As inscrições terminam hoje. Inscrevam-se já. Vamos ajudar a valorizar os nossos produtos e o nosso património gastronómico.

Para vos inspirar, deixo-vos uma deliciosa receita com sabores de Outono, borrego guisado com chícharos e abóbora. Tão bom!


Borrego guisado com chícharos e abóbora

Ingredientes para 4 pessoas:
800 g de carne de borrego da perna cortada em cubos (sem osso)
1 folha de louro
3 dentes de alho
1 cebola picada
1/2 talo de aipo
1,5 dl de vinho tinto
50 ml de polpa de tomate
400 g de tomate pelado
50 ml de água ou caldo de legumes
1 colher de café de cominhos
1/2 colher de chá de pimentão-doce
400 g de abóbora manteiga cortada em cubos
800 g de chícharos cozidos
1 ramo de coentros
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Colocar a carne num tacho. Temperar com sal, pimenta, pimentão-doce e cominhos.

2. Juntar os dentes de alho picados, a cebola, o aipo cortado em pequenos cubos, o vinho, a polpa de tomate, o tomate pelado picado e o caldo de legumes ou água.

3. Levar o tacho tapado ao lume. Assim que ferver, baixar o lume e deixar cozinhar durante cerca de 45 minutos a 1 hora, ou até a carne estar cozida.

4. Adicionar o ramo de coentros picados, a abóbora e os chícharos. Se necessário rectificar o caldo. Tapar. Assim que a abóbora estiver cozida, retirar do lume e servir.


Sem comentários :