quinta-feira, 27 de abril de 2023

Hambúrguer rápido de frango com maionese picante

Os livros fazem parte dos meus dias. Desde que me lembro que ando, sempre, a ler um livro ou, por vezes, mais do que um. Sempre que digo isto, lembro-me logo dos direitos inalianáveis do leitor:

« 1. O Direito de Não Ler
2. O Direito de Saltar Páginas
3. O Direito de Não Acabar um Livro
4. O Direito de Reler
5. O Direito de Ler não Importa o Quê
6. O Direito de Amar os “Heróis” dos Romances
7. O Direito de Ler não Importa Onde
8. O Direito de Saltar de Livro em Livro
9. O Direito de Ler em Voz Alta
10. O Direito de Não Falar do Que se Leu
»

Daniel Pennac em Como um Romance, Edições Asa, 1993

O leitor tem o direito de ler e de não ler. De ler quando bem lhe apetecer. De há uns anos para cá, faço listas de livros que quero ler e que estabeleço objectivos com um número de livros a ler. Os livros são formas de viajarmos, de aprendermos, de nos apaixonarmos, de sonharmos. Os livros são uma excelente companhia. Os livros que escolho ler são normalmente romances, livros de cozinha ou, sobre alimentação. E o que é que ando a ler? Este ano li:

1. Lições de Química de Bonnie Garmus. Adorei. Um livro que se lê num âpice. Coloquem na vossa lista de leituras.

2. Viagem por Portugal em 1484 - Nicolaus Von Poppleu de Virgílio Nogueiro Gomes. Um livro que nos leva a viajar até 1484. Curioso e divertido. Imprescindível para quem se interessa sobre história da alimentação.

3. Luz Verde de Mattew McConaughey. Um livro sobre o percurso do actor e da sua família. Um livro que nos conduz numa reflexão sobre a vida e de como devemos procurar transformar as luzes vermelhas e amarelas, em luzes verdes. Este livro mostra-nos que um actor bonito, charmoso, com sucesso, também tem as suas cicatrizes. Gostei!

4. Terra Americana de Jeanine Cummins. Gosto de livros que me prendem logo nas primeiras páginas. Livros que ainda os começámos a ler e, já queremos saber como é que a história se vai desenrolar. Coloquem este romance na vossa lista de leituras. Vão gostar!

E um livro que, também, tenho que vos recomendar, que chegou no dia 19 de Abril às livrarias e, que vai por certo mudar a vossa vida na cozinha, é Planear, Cozinhar e Congelar. Se seguirem o método de pré-preparações que apresento, conseguem ter refeições prontas sem passar muito tempo na cozinha.

Precisamos de alimentar o corpo e alma. Para complementar as leituras, deixo-vos uma receita rápida e deliciosa, de um irresistível hambúrguer de frango. Espero que gostem e que se inspirem!

segunda-feira, 24 de abril de 2023

Menu semanal #160

Para vos ajudar, a planear e a organizar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu cheio de receitas práticas e deliciosas, a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #159.

quinta-feira, 20 de abril de 2023

Carne de vaca na panela

Há pratos que gritam conforto, que convidam a almoços demorados, a conversas sem fim e ajudam  a cimentar os sabores da memória. Um desses pratos que faz sempre sucesso, cá em casa, é carne de vaca na panela.  Não é uma receita de uma panela só, mas garanto-vos que acabamos por não sujar muita loiça e como é finalizada no forno, ficamos com tempo livre para fazermos outras coisas. O resultado final é uma carne suculenta, macia e muito saborosa. Experimentem.

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Planear, Cozinhar e Congelar, o meu novo livro

Planear, Cozinhar e Congelar, editado pela Marcador Editora, é o meu novo livro que chega, hoje, às livrarias de todo o país.

Cozinhar todos os dias não se coaduna, de uma maneira geral, com a vida de hoje. Acordar cedo, cuidar da casa, da família, horas em transportes, quando ao final do dia, se chega à cozinha e se prepara o jantar, a disposição e a vontade já são muito poucas. O ideal seria preparar uma refeição cheia de sabor, comida boa, em pouco tempo. É nisso que o meu novo livro vos vai ajudar.

No livro apresento um método de organização das refeições da semana, que envolve cozinhar algumas preparações ou bases alimentares em quantidade suficiente que permitam fazer cerca de três refeições. Por exemplo, carne à bolonhesa. Com a carne à bolonhesa fazemos beringelas recheadas, uma pizza e um delicioso prato de tortilhas no forno com carne à mexicana. Este método mudou a minha vida, permitiu-me incluir mais legumes nas minhas refeições e, ajudou-me a ter comida sempre pronta, sem grande esforço, no dia-a-dia.

Para além das 15 pré-preparações e as respectivas três receitas que podemos fazer a partir de cada uma delas, no livro explico como organizar a despensa, o frigorífico e o congelador de maneira a poderem ser utilizados de forma prática. As despensas, tanto a fria como a seca, desorganizadas não nos ajudam a ser eficientes no nosso dia-a-dia.

Outro passo, importante, no método que apresento é escolhermos previamente o que vamos cozinhar. No livro dou-vos algumas indicações. Depois disto, lista de compras, cozinhar em quantidade e congelar.

Ter comida no congelador, pronta a cozinhar ou cozinhada, é uma ajuda preciosa para quem quer organizar as refeições da semana. No livro explico que cuidados devemos ter ao congelar a nossa comida, assim como que recipientes usar.

Espero que Planear, Cozinhar e Congelar seja um livro que vos ajude e inspire!

segunda-feira, 17 de abril de 2023

Menu semanal #159

Cansadas de cozinhar todos os dias? Muitas vezes, quando chegam a casa, não sabem o que preparar para o jantar? Como é que conseguimos rentabilizar o nosso tempo de maneira a conseguirmos ter comida boa, fresca, deliciosa para a família, todos os dias?

Se estas perguntas fazem sentido para vocês, uma das primeiras coisas que vos aconselho, é olhem para a agenda da vossa família e planeiem as refeições. E para se inspirarem, deixo-vos, mais um menu, cheio de sugestões práticas a pensar nas refeições de toda a família.


Ver também menu semanal #158.

quarta-feira, 12 de abril de 2023

Red fish no forno com batatas

Todos os anos, gosto de fazer uma lista de livros que gostaria de ler, ao longo do ano. Um dos primeiros livros, que coloquei na minha lista, foi Lições de Química de Bonnie Garmus. A protagonista é Elizabeth Zott, cientista, formada em quimíca, e que por uma série de acontecimentos, que se lerem o livro vão perceber, torna-se apresentadora de um programa de televisão. O discurso e as ideias que apresenta, o modo como fala para os telespectadores e as suas famílias, alerta-nos, leva-nos a pensar, diz-nos:

« (...) Já reparou que as mulheres dizem sempre dar um salto ao supermercado? Não é passar por lá, nem ir, nada disso. Dar um salto. É a isto que me refiro. A dona de casa está sempre a funcionar num nível inimaginável de hiperprodutividade. E embora esteja sempre ocupada, ainda tem que fazer o jantar. »

No seu programa Jantar às Seis, afirma que « - Cozinhar não é uma ciência exacta. O tomate que tenho na mão é diferente do tomate que vocês têm na mão. É por isso que temos de nos envolver com os ingredientes. Façam experiências: provem, toquem, cheirem, observem, oiçam, testem, avaliem. »

Este, é daqueles livros que vos recomendo, principalmente, para quem como eu, gosta de romances com comida. São sempre leituras inspiradoras e deliciosas. Acho que vão adorar.

Tal como Elizabeth, em relação às receitas, provem, testem, façam ao vosso gosto e da vossa família. E para começarem, deixo-vos uma receita deliciosa. Espero que gostem e que se inspirem. Boas leituras e bons cozinhados.

segunda-feira, 10 de abril de 2023

Menu semanal #158

Para vos ajudar, a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um, menu semanal. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #157.

sexta-feira, 7 de abril de 2023

Brioches com presunto

A revista Continente Magazine já chegou, cá a casa. Sabem que adoro esta revista. Gosto das receitas, das dicas, dos artigos sobre alimentação e de organização da casa. É uma revista que me inspira e ajuda. Por exemplo, este mês, traz um artigo sobre como tornar o guarda-roupa sustentável, para quem costuma destralhar a casa e o guarda-roupa, nesta altura do ano, acho que vai gostar. Já tirei algumas ideias para colocar em prática.

O tema da capa desta edição é mãos na massa e, uma das receitas que resolvi experimentar, foi a dos brioches com presunto. Correu tão bem. A primeira vez que fiz levei para a festa de aniversário da minha sobrinha Marta e, cá em casa, já me pediram para repetir. Experimentem! Fica uma massa leve, fofa e deliciosa.

quinta-feira, 6 de abril de 2023

Polvo cozido com todos

Durante anos, na casa dos meus pais, na Sexta-feira Santa, comia-se peixe. Apesar de não seguirem os ditames do Catolicismo na íntegra, o que é certo, é que na sexta-feira colocava-se na mesa, bacalhau, peixe assado no forno ou, se fizesse bom tempo, tinhamos grelhados. Com o passar do tempo, vejo que passei a fazer o mesmo. E para quem, nesta altura do ano, procura receitas sem carne para partilhar com a família, deixo-vos a receita de um polvo cozido com todos. Espero que gostem!

domingo, 2 de abril de 2023

Menu semanal #157

Para vos ajudar a preparar e a organizar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um delicioso menu. Como esta semana festejamos a Páscoa, escolhi algumas receitas alusivas a esta quadra festiva. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #156.