terça-feira, 7 de outubro de 2025

Peitos de frango com queijo creme

Há uns anos, a minha querida amiga Paula esteve cá em casa, a passar uns dias de férias. Na altura, lembro-me de ela me falar de uma receita de peitos de frango com queijo creme que comeu no Luxemburgo, em casa de um familiar. Pela descrição, a receita pareceu-me apetitosa e muito prática. A verdade é que nunca mais me esqueci.

Um destes dias, ao decidir o que fazer para o almoço, lembrei-me da nossa conversa e o destino dos peitos de frango, que tinha no frigorífico, ficou imediatamente traçado. Costumo ter quase sempre queijo creme no frigorífico e, o caldo de galinha, costumo congelar em cubos quando cozo frango do campo.

Os peitos de frango com queijo creme ficam muito bons e, o molho, faz toda a diferença. Deixo-vos a receita, experimentem!

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Menu semanal #274

Para vos ajudar a organizar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um delicioso menu. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #273.

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Chouriço em vinho tinto

Desde que me lembro que gosto de fazer refeições de petiscos. Picar aqui e acoli. Experimentar isto e aquilo.

Quando recebemos amigos em casa, adoro fazer uma mesa com petiscos para irmos degustando e conversando. Os petiscos são muito práticos. De uma maneira geral, penso que toda a gente gosta de petiscar. E, nesse sentido, relembro que este mês, temos dois workshops de Petiscos para Dias de Festa:
- 5 de Outubro de 2025, na Academia Auchan de Almada, das 10h30 às 13h30
Inscrições via Ticketline

- 25 de Outubro de 2025, na Academia Auchan de Alfragide, das 10h30 às 13h30
Inscrições via Ticketline
Não percam esta oportunidade. Vamos preparar muitas coisas boas para partilharem com a família e os amigos, nos dias de festa que se avizinham.

E, como cá em casa, adoramos petiscos, deixo-vos, hoje, a receita do chouriço em vinho tinto.

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Salada de tomate com abacate e filetes de cavala

As saladas são uma excelente opção para muita coisa. Para servir como entrada, como acompanhamento e, como prato principal. No Verão, assim que começamos a ter tomate da horta, há saladas, em quase todas as refeições! O sabor do tomate no Verão é maravilhoso! Inigualável. Adoro!

Deixo-vos, hoje, a receita de mais uma salada que fez sucesso cá em casa!

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Menu semanal #273

Quando planeamos e preparamos as refeições da semana, temos a vida facilitada. E, para vos ajudar, deixo-vos, hoje, mais um menu semanal, cheio de sugestões práticas a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem! Boa semana!


Ver também menu semanal #272.

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Gaspacho de tomate com presunto

Setembro é, sempre, o mês em que voltamos às rotinas, Por aqui, nos próximos tempos, vamos ter:
- Workshop de Risotos, na Academia Auchan de Alfragide, 27 de Setembro de 2025 às 10h30. Inscrições na Ticketline.

- Clube de leitura Ler com Apetite, no Solar dos Zagallos, Sobreda, Almada, 4 de Outubro de 2025 às 15h00. O livro escolhido para esta sessão é Dona Flor e Seus Dois Maridos de Jorge Amado. A participação é gratuita mas carece de inscrição através do eMail: solar@cm-almada.pt. Os encontros do clube são sempre muito especiais.

- Workshop Petiscos para Dias de Festa, na Academia Auchan de Almada, dia 5 de Outubro de 2025 às 10h30. Inscrições na Ticketline.
E como a chuva ainda não chegou, deixo-vos, hoje, a receita de um gaspacho que fez muito sucesso, este Verão, cá em casa. Esspero que gostem.

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Menu semanal #272

Para vos ajudar a organizar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu semanal. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #271.

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Salada de tomate com queijo halloumi grelhado

Gosto de fazer listas. Listas com tarefas a realizar. Listas com os livros que quero ler ou que já li. As listas, não são uma imposição. Para mim, são uma forma de organização e uma maneira de manter o foco.

Desde que me lembro que gosto de ler. Houve alturas em que senti vontade de ler mais e a forma que encontrei e, que me ajudou, foi fazer listas.

Todos os anos estabeleço objetivos de leitura. Este ano, coloquei como meta, 12 livros. E, só poderia comprar um novo livro, depois de ler um que já tivesse, cá em casa. Até agora, estou a conseguir cumprir! Para terem uma ideia, este ano já li:
1. Chocolate Quente às Quintas-feiras de Michiko Aoyama (classificação 5/10);
2. Manual da Agricultura Biológica de António Lopes, Pedro Frias e Jaime Ferreira;
3. A Escola Culinária de Paris de Sophie Beaumont (clube de leitura Ler com Apetite) (classificação 6/10);
4. A Cozinheira de Castamar de Fernando J. Múnez (clube de leitura Ler com Apetite) (classificação 8/10);
5. Chocolate de Joanne Harris (clube de leitura Ler com Apetite) (classificação 8/10);
6. Uma Grande Almoçarada de Jim Harrison (classificação 6/10);
7. O Perfume das Peras Selvagens de Ewald Arenz (classificação 9/10);
8. Uma Confeitaria em Paris de Julie Chaplin (classificação 5/10);
9. Mel, Louco Mel de Jodi Picoult e Jennifer Finney Boylan (classificação 7/10).
E, como ainda estamos no Verão, os livros combinam com saladas frescas, feitas com o tomate bom da estação!

terça-feira, 16 de setembro de 2025

Menu semanal #271

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um delicioso menu semanal. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #270.

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Salada caprese com couve kale

Os livros que falem de comida fascinam-me. O Cinco Quartos de Laranja nasceu depois de ler o romance com o mesmo nome da conhecida autora, Joanne Harris.

Ao longo dos anos, fui partilhando, por aqui, muitos livros e romances em que a comida ou um ingrediente era protagonista numa história de amor, numa viagem, numa caminhada a dois ou numa escola de cozinha. Os romances onde há comida, são sempre especiais, abrem-nos o apetite.

Se fizerem uma pesquisa aqui no Cinco Quartos de Laranja conseguem obter uma lista de livros e romances, publicados nos últimos anos em Portugal em que a comida é um personagem numa história feliz, numa de história de mulheres, numa viagem de encontros e desencontros, numa investigação policial.

E foi por este gosto pela leitura e pela comida que nasceu, o ano passado, o clube de leitura Ler com Apetite, com o apoio da Biblioteca Municipal de Almada. Um clube de leitura informal, onde todos são bem-vindos, quer tenham lido o livro ou não. No entanto, pede-se que tenham boa disposição, vontade de ouvir e de partilhar ideias.

O clube de leitura Ler com Apetite é um clube para quem gosta de ler e de comer! Isto porque, no final dos encontros, depois da análise da obra escolhida e da troca de opiniões - todos os participantes podem intervir - temos um momento de degustação associado à obra em debate.

Para terem uma ideia, iremos ler em:
Outubro de 2025:
Dona Flor e Seus Dois Maridos de Jorge Amado.
Sobre esta sessão, podem ver mais informações, aqui;

Novembro de 2025:
Histórias e Curiosidades à Mesa de Virgílio Nogueiro Gomes;

Dezembro de 2025:
Lágrimas no Mercado de Michelle Zauner.
E para acompanhar as leituras, deixo-vos, hoje, uma deliciosa salada com o tomate da estação. Espero que gostem. Bons cozinhados e boas leituras!

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Sopa fria de tomate assado

Setembro é um mês de recomeços e balanços. É o mês de olhar para os objetivos que ainda queremos cumprir. Por aqui, Setembro é, em parte, mês de férias e de regresso ao trabalho.

Em termos de trabalho, este mês temos dois workshops de risotto:
- 14 de Setembro de 2025, na Academia Auchan de Almada, das 10h às 13h;
- 27 de Setembro de 2025, na Academia Auchan de Alfragide, das 10h30 às 13h30.

Como Setembro ainda é Verão, deixo-vos, hoje, uma sopa fria de tomate assado, que fica maravilhosa. Experimentem!

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Salada de tomate com pêssego grelhado e queijo feta

O Verão traz o sabor doce da abundância das coisas boas da horta. Nos últimos anos, tenho feito umas pequenas sementeiras com a minhã mãe. Este ano, semeei tomate, abóboras e pimentos. Descobri que gosto de ir guardando sementes. Sementes de um tomate que comprei e gostei. Sementes de uma abóbora. Sementes disto e daquilo e, até, de flores. Depois, coloco-as na terra e é um gosto ver crescer aquilo que semeámos.

Uma das coisas boas que tivemos, este ano, na horta, foi tomate Coração de Boi. E, para o aproveitar a sua plenitude de sabor, o seu destino foi umas deliciosas saladas.

terça-feira, 9 de setembro de 2025

Menu semanal #270

Por aqui, estamos de regresso às rotinas. Estamos de regressso às pré-preparações para as refeições da semana e, aos menus semanais com sugestões de receitas práticas para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições para toda a família. E para vos inspirar, deixo-vos, hoje, mais um delicioso menu.


Ver também menu semanal #269.

terça-feira, 12 de agosto de 2025

Carne de vaca estufada com cenoura

Há preparações que faço muitas vezes. Porque são práticas, porque são versáteis e, porque, cá em casa, toda a gente adora. Uma dessas preparações, é carne de vaca estufada. Faço em quantidade. Divido em doses e, muitas vezes, congelo.

A carne de vaca estufada pode ser servida com puré ou com legumes cozidos. Posso transformar esta carne em outras confecções. Por exemplo, se lhe juntar grão-de-bico cozido, ervilhas e batatas cozidas, esparguete, entre outros ingredientes, consigo com a mesma base ter sempre pratos diferentes. Prático e versátil, concordam?

Dentro do meu método de organização das refeições, este tipo de preparação, eu faço em cru. Coloco tudo dentro da panela e depois o tempo que fica ao lume faz a sua magia. Experimentem!

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Menu semanal #269

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um inspirador menu, cheio de suhestões práticas para partilharem com a família. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #268.

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Salada de tomate coração-de-boi com molho vinagrete de anchova

Os dias quentes de Verão pedem saladas frescas. Por aqui, tenho procurado aproveitar o tomate da horta, que chega cheio de sabor. Uma das formas que tenho para aproveitar o tomate, é em saladas. Adoramos!

terça-feira, 5 de agosto de 2025

Molho vinagrete de anchova

Cá em casa, somos fãs de saladas. Nesta altura do ano, faço uma salada para servir com o almoço e, outra, para o jantar. Procuro ter tomate, pepino, folhas verdes, pimentos e, outros ingredientes, sempre, prontos a usar no frigorífico, para as saladas. A comida fresca no Verão sabe mesmo bem!

Em termos de tempero, para as saladas, uso o clássico, sal, azeite e vinagre, que por vezes, até coloco na mesa e cada um tempera ao seu gosto. Faço, também, muitas vezes, um vinagrete com azeite, vinagre, mostarda em grão à antiga, sal e pimenta. E um destes dias, para servir com tomate coração de boi - maravilhoso! - que trouxe da horta, decidi fazer um vinagrete de anhovas.

As anchovas têm um sabor forte e salgado. Quando vejo que podem ser muito salgadas, passo-as por água. As anchovas em conserva são muito versáteis. Podem ser usadas em pizzas, massas, molhos, saladas, entre outras preparações. Para as saladas de verão experimentem este vinagrete com anchovas!

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Menu semanal #268

Para vos ajudar a organizar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu cheio de sugestões práticas a pensar nestes dias quentes de Verão. Espero que gostem e que se inspirem!

Ver também menu semanal #267.

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Sopa fria de meloa cantaloupe

As sopas frias fazem parte das minhas memórias de Verão. Lembro-me de nas férias, em família, no Algarve, a tia Dulce fazer salmorejo. No ínício, estranhei mas, depois, passei a amar. Hoje em dia, as sopas frias fazem parte das refeições, cá de casa, nesta altura do ano. Que bem que sabe uma sopa fria com os ingredientes bons que o Verão nos oferece como, por exemplo, tomate, pepino e meloa. Experimentem!

quinta-feira, 31 de julho de 2025

Salada de tomate com pêssego e picles de cebola roxa

As saladas têm sido protagonistas de muitos dos almoços de Verão, cá em casa. Ora, como acompanhamento, ora, como prato principal.

Tenho procurado dar destino ao tomate que me chega da horta e, uma das soluções, é utilizá-lo em saladas. Quase todos os dias, tenho feito uma salada diferente mas, sempre, com um ingrediente em comum, que é o tomate! E na salada de hoje, juntei tomate e pêssego, uma deliciosa combinaçao. Experimentem!

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Perca estufada com tomate

Nesta altura do ano, parece que não apetece falar de assuntos sérios. Apetece aproveitar o bom tempo. Apetece apanhar sol e andar de chinelos. Apetece ir à praia e comer gelados e bolas de Berlim. Apetece fazer piqueniques e abrandar o ritmo. Apetece ler o jornal na esplanada. Apetece dormir uma sesta na cama de rede.

Nesta altura do ano, apetece fazer almoços com tempo. Apetece rir e conversar. Nesta altura do ano, apetece fazer pratos de peixe para partilhar. Deixo-vos, hoje, uma receita que sabe bem, nestes dias doces de Verão!

terça-feira, 29 de julho de 2025

Menu semanal #267

Para vos ajudar a preparar e a organizar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um delicioso menu. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #266.

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Carpaccio de tomate com burrata e pistácios

Os dias quentes pedem comidas frescas e leves. Por aqui, continuamos a procurar dar destino ao tomate bom que nos chega da horta. Um destes dias, para iniciarmos um almoço, fiz um carpaccio de tomate com burrata e pistácios. Que combinação maravilhosa! Experimentem.

terça-feira, 22 de julho de 2025

Menu semanal #266

E temos menu semanal com receitas práticas, para esta altura do ano. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #265.

quinta-feira, 17 de julho de 2025

Creme de curgete com alho-francês e chuchu

Na horta, as curgetes estão a produzir a todo o vapor! E que destino lhes dar?

Todos os anos procuro dar destino às curgetes da horta. Encontram aqui muitas receitas para se inspirarem. Deixo-vos, hoje, mais uma.

quarta-feira, 16 de julho de 2025

Salada de tomate coração-de-boi com sardinhas

Na minha casa, no Ribatejo, tenho uma pequena horta. Uma horta que me permite ter beterrabas, acelgas, cebolas, espinafres, manjericão e tomate. Tenho variedade mas não quantidade, os espaços para cultivar são pequenos. De vez em quando, mostro-vos no Instagram do Cinco Quartos de Laranja, apontamentos da horta. Em casa da minha mãe, temos também uma horta, uma horta grande com espaço para termos mais quantidade.

A ligação à terra é muito gratificante. Hoje em dia, penso em melhorar a qualidade do solo da minha horta. Faço compostagem. Ao cuidar da horta sinto-me feliz. Gosto de acompanhar o crescimento do que coloco na terra e quando o que cultivamos está pronto a colher, é uma satisfaçao enorme. Por aqui, está aberta a época das receitas com tomate da horta.

terça-feira, 15 de julho de 2025

Menu semanal #265

Para vos ajudar a preparar e a organizar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu semanal, cheio de sugestões práticas. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #264.

sexta-feira, 11 de julho de 2025

Secretos de porco grelhados com azeite de alho e coentros

Estamos na época dos grelhados. O Verão combina com carnes e peixe no carvão. Cá em casa, adoramos fazer refeições com grelhados. Um destes dias, para um almoço a dois, decidi fazer secretos de porco grelhados, servidos com um azeite aromatizado com alho e coentros. Tão bom!

Para além da receita, deixo-vos, hoje, um convite. No domingo, dia 13 de Julho de 2025 às 15h15, vou estar no Festival da Comida Continente no Porto, a convite da Oliveira da Serra. Apareçam!

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Curgete grelhada com amêndoa e manjericão

A primeira vez que me lembro de comer curgete, foi pela mão de uma prima, vinda de França, que tinha na sua horta, em abundância e, acabava por partilhar com a família, o excesso de produção. Lembro-me de, também, eu ter partilhado, na altura, com a minha família mais próxima e até de levar curgete para as sopas das férias de Verão, no Algarve, quando íamos para Santa Luzia e Praia do Barril.

Contam-se os anos em que a curgete passou a fazer parte da nossa vida! Hoje parece que a curgete esteve sempre disponível no mercado e ainda bem. A primeira utilização que dei à curgete foi para usar na sopa. Umas vezes, com cascas, outras sem, dependendo do resultado pretendido.

Ao longo dos anos, fui-me apaixonando pela curgete. Se a princípio, achava que tinha pouco sabor, hoje, acho que é um legume incrível, versátil e muito saboroso. Só temos que lhe dar amor e carinho.

A curgete grelhada é óptima. Experimentem!

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Lombinho de porco assado no forno com batatas

Por aqui, já começamos a pensar nas férias! As leituras de Verão, também, já estão escolhidas. Entretanto, já li O Perfume das Peras Selvagens de Ewald Arenz e comecei a ler Uma Confeitaria em Paris de Julie Chaplin.

Ler faz-nos tão bem. É uma forma de aprendermos, de viajarmos por outras paragens, de estimularmos a imaginação, de nos colocarmos no lugar das personagens que conhecemos em cada livro. Ler desperta-nos sentimentos, chama-nos a atenção para questões da actualidade, ajuda-nos a desenvolver o sentido crítico ou a pensar de outra maneira sobre as coisas. Ou, até, perceber que há mais do que uma opinião sobre as coisas. Ler ajuda-nos a relativizar os nossos problemas e a acalmar as nossas ansiedades.

As leituras dão-nos força. Ajudam-nos a definir caminhos para a nossa vida ou, até, pensar em mudar objetivos de vida. Permitem-nos viver amores à primeira vista, amores passageiros ou amores proibidos. Permitem-nos entrar em cozinhas antigas ou modernas, em conhecer ingredientes e receitas. Levam-nos a viver aventuras por terra, no mar ou no ar! Permitem-nos viajar no tempo e sonhar!

Ler pode ser remédio. Pode ser cura. Pode ser terapêutico. Pela vossa saúde, leiam livros!

E entre os benefícios da leitura, deixo-vos, hoje, uma receita, que poderia estar num romance da vida moderna, em que a protagonista organiza as refeições da semana e usa o congelador como alidado da organização doméstica, procurando evitar o desperdício. Espero que gostem!

terça-feira, 8 de julho de 2025

Menu semanal #264

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um apetecível menu, cheio de sugestões práticas, para a família, nesta altura do ano. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #263.

sexta-feira, 4 de julho de 2025

Peru estufado com vinho tinto

No Verão, costumo dar preferência a comidas leves e frescas. Previligio as sopas frias, as saladas e torradas com isto e aquilo. Procuro usar o tomate e outos ingredientes da época. Mas, há alturas, em que preciso de fazer comida para ter pronta e congelar, comida para refeições mais substânciais, em que seja preciso apenas fazer um acompanhamento.

Antes de ir de férias gosto de dar destino a grande parte dos alimentos que tenho no congelador. No início do ano, congelei um peru inteiro, dividido em porções e, agora, é tempo de o cozinhar. Um destes dias, decidi cozinhar duas coxas de peru, que tinha desossadas, sem a pele e cortadas em pedaços. A carne da coxa é muito saborosa e decidi estufá-la com vinho tinto. Fica tão bom!

Podem servir este estufado com puré de batata ou puré de legumes, legumes cozidos, arroz, massa, entre outras opções que gostarem.

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Tofu mexido com açafrão-da-Índia

Somos o que comemos. E, muitos dos nossos problemas de saúde, estão associados ao estilo de alimentação e de vida que fazemos. Ouvimos, constantemente, para que tenhamos mais saúde devemos fazer exercício físico e fazer uma alimentação variada. E o que é uma alimentação variada? Como fazer uma alimentação equilibrada, quando temos tanta oferta de produtos já feitos e prontos a consumir, quando temos uma vida ocupada, que pouco tempo nos deixa para pensar no que cozinhar ou comer?

Estas questões são mais fáceis de responder na teoria do que na prática. Para que haja mudança, temos que realizar alterações na nossa maneira de pensar e na maneira como nos organizamos. Todos temos pouco tempo mas, temos que ter a predisposição e a vontade para começar a querer fazer diferente. No meu livro, Planear, Cozinhar e Congelar, dou imensas dicas para quem quer começar a comer em casa, comida feita de raiz, sem a ansiedade de não saber o que fazer para o jantar.

Gosto de variar o que como. Comer sempre a mesma coisa cansa-me! A comida, quando é boa, conforta-nos, dá-nos energia, motiva-nos a encarar a vida com alegria. Variar o que comemos ajuda-nos a elevar o nosso palato, a mudar o gosto, a ser um pouco mais felizes.

E, como gosto de variar o que coloco na mesa, um destes dias, experimentei fazer tofu mexido. Pela aparência final, parece que são ovos mexidos! Fica muito saboroso e diferente. Variar o que comemos, também, pode ser divertido! Experimentem.

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Pernas de frango assadas no forno com uvas

Na semana passada, o meu marido Ricardo, fez anos. E para um almoço a dois, decidi fazer pernas de frango assadas no forno com uvas. Pratos salgados com fruta costumam resultar bem e, cá em casa, gostámos da combinação do frango com as uvas.

Deixo-vos, hoje, a receita. Experimentem!

terça-feira, 1 de julho de 2025

Menu semanal #263

Para estes dias de calor, deixo-vos, hoje, um menu cheio de sugestões práticas e bem fresquinhas. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #262.