sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Chambão estufado

O Outono não chega apenas quando as folhas amareladas começam a cair das árvores ou, quando os dias ficam mais frios. O Outono chega assim que os vendedores de castanhas enchem o ar das cidades com o perfume doce que sai dos seus assadores. O Outono chega quando o tempo nos convida ao recolhimento, a acender a lareira. O Outono chega quando começamos a trocar a frescura das saladas pelo conforto de um prato quente, feito no tacho, com tempo. Para mim, um dos expoentes máximos das refeições reconfortantes é uma carne estufada (ou guisada) feita lentamente, com tempo para que os ingredientes se misturem, conversem e apurem sabores.

Uma carne estufada é, em essência, tempo. Tempo que transforma a dureza de um corte em maciez, tempo que permite aos sabores dos temperos e do vinho se fundirem numa complexidade rica e terrosa. O aroma que se espalha pela casa, horas antes de o prato chegar à mesa, é a primeira e mais importante camada de conforto. É um cheiro a lar, a memórias em família, a comida caseira. Um estufado de carne feito com tempo lembra o abraço caloroso, único, da nossa mãe.

Chambão estufado

Ingredientes para 4 pessoas:
1 kg de carne de vaca do chambão cortado em pedaços
1 cebola
3 dentes de alho
1 folha de louro
1 talo de aipo
1 cenoura
50 ml de azeite
1 colher de sopa de concentrado de tomate
250 ml de vinho tinto
1 dl de água
Sal e pimenta-preta q.b.
Cominhos em pó q.b.


1. Colocar a carne num tacho, temperada com sal e pimenta. Acrescentar a cebola e os alhos picados, a folha de louro, o aipo e a cenoura cortados em pequenos cubos, o azeite, o concentrado de tomate, o vinho e a água.

2. Levar ao lume. Assim que começar a ferver, baixar o lume.

3. Deixar cozinhar em lume baixo durante cerca de 1h30, ou até a carne estar macia.

4. Antes de retirar do lume, se necessário, retificar os temperos.

5. Depois de retirar do lume, polvilhar com uma pitada de cominhos. Mexer e servir.

Sem comentários :