Começar um blogue hoje é algo banal, mas há dez anos as coisas eram muito diferentes. De comida contavam-se pelos dedos de uma mão os blogues que existiam. Os mais conhecidos eram de assuntos sérios com temas da actualidade e questões políticas. Lembro-me tão bem do
Abrupto de Pacheco Pereira, do
Origem das Espécies do escritor Francisco José Viegas, do
Rosa Cueca de Rittiti que ainda se mantém activo e que escreve de forma deliciosa. O mundo dos blogues popularizou-se e hoje nascem todos os dias novos nas mais diversas áreas. De comida, em Portugal, nem sei quantos existem, mas posso dizer que são muitos.
O
Cinco Quartos de Laranja nasceu a 13 de Fevereiro de 2006. A inspiração veio do
livro de Joanne Harris com o mesmo título. Desde que comecei este delicioso projecto que procuro trazer todos os dias a quem por aqui passa novas histórias, relatos de viagens, visitas a restaurantes e receitas sempre muito práticas, que reflectem o que se vai comendo cá por casa. Coloco um bocadinho de mim em cada apontamento, falo da minha família, partilho convosco as minhas leituras, as minhas preferências, tento fazer sempre coisas novas. Testo, experimento, reinvento, crio várias receitas sempre com o intuito de partilhar com todos vocês. E sabem uma coisa? Tenho adorado fazer tudo isto!
Dez anos é uma idade muito especial e os aniversários merecem ser comemorados. A festa, dos 10 anos do
Cinco Quartos de Laranja, foi feita com um
workshop patrocinado pela
Samsung no
Mercado da Ribeira, em Lisboa. Lancei o convite aos leitores que prontamente se foram inscrevendo para participar. Tivemos casa cheia.
Neste
workshop, recebi os participantes com umas pataniscas de bacalhau em jeito de
amouse bouche. Gosto tanto desta receita de pataniscas! E quem prova, aprova, o que me deixa muito contente.
O prato principal foi feito em conjunto. Confeccionámos peito de frango recheado com farinheira e cobertura de pão ralado com tomate seco e tomilho. E enquanto os peitos estavam no forno, preparámos um cremoso arroz de espinafres.
A experiência passou por exemplificar como se recheia o peito sem o cortar ao meio. Como se pica cebola, como se pica o alho, como se faz um caldo, falei dos diferentes tipos de arroz e os seus usos, entre muitas outras dicas práticas que ajudam quem cozinha em casa.
Para sobremesa apresentei uma
panna cotta com chocolate branco servida com molho de morango, bem fresca, cremosa. No final, sei que fez muitos sorrisos.
O grupo foi fantástico. Ao longo de mais de duas horas e meia fomos contando histórias, fomo-nos conhecendo um pouco, rindo, brindámos às coisas boas da vida e eu fui falando desta minha aventura que se chama
Cinco Quartos de Laranja. No decorrer do
workshop deixei um especial agradecimento à
Samsung por ter ajudado a fazer dos dez anos de blogue uma data ainda mais feliz.
Os meus
workshops são sempre assim, divertidos. Vai-se sempre mais além do que as receitas confeccionadas. Explicam-se técnicas, dão-se exemplos de outras versões dos pratos confeccionados, apresentam-se alternativas, explicam-se alguns porquês de fazer as coisas de determinada forma. Toda a gente cozinha, mesmo aqueles que acham que não sabem. Procuro que os meus
workshops sejam como receber um grupo de amigos em casa que antes de nos sentarmos à mesa, vamos para a cozinha preparar a refeição. Rimos. Trocamos ideias. E quando há enganos, tentamos novamente e fazemos disso uma história para contar.
No próximo sábado vou ter dois
workshops em Lisboa. De manhã, iremos preparar
um brunch - refeição que junta o almoço e o pequeno-almoço - onde iremos preparar panquecas,
waffles, queques, sumos, entre muitas outras coisas que irão surpreender. À tarde,
Petiscos e Doces de Verão. Um misto de receitas salgadas e doces para receber os dias quentes de Verão, que estão prestes a chegar.
As inscrições poderão ser feitas através do eMail:
formacao@acpp.pt
Sábado, dia 14 de Maio, marcamos encontro num dos
workshops?