sexta-feira, 13 de maio de 2016

Compota de morango com vinagre balsâmico


Sexta-feira 13 reveste-se de receios e superstições. Ao contrário do número 12, 13 é ímpar, irregular e sinal de infortúnio. Jesus Cristo foi crucificado numa sexta-feira. Ao longo dos anos foram vários os acontecimentos dramáticos que tiveram lugar a uma sexta-feira 13.

Curiosamente, ontem, durante um almoço demorado, uma parte da conversa versou sobre as superstições. Havia quem tivesse medo de andar de avião e sempre viajava seguia o conselho de uma pessoa amiga, verificava a carteira para confirmar se os cartões não se encontravam ao contrário e se a revista que normalmente está disponível, não estaria de pernas para o ar. Tudo tem que estar certinho.

Na família, de outra das convivas, nunca se sentam 13 à mesa. Diz-se que se isso acontecer, o mais velho da mesa morre. Esta crença talvez venha da mitologia nórdica. Conta a lenda que um dia «houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses.»

Lembro-me que quando andava no secundário, sempre que tinha teste fazia questão de entrar na sala com o pé direito. Apesar de não ser (muito) supersticiosa, acho uma certa piada a estas crenças populares que nos acompanham. Quem é que nunca fez figas perante um situação? Nem imaginam a cara que eu fiz, quando numa visita de estudo, já enquanto professora, parti o espelho da casa de banho onde tínhamos ficado alojados. Não se aproveitou nada. Lembrei-me logo que dá 7 anos de azar!

Com azar ou sem azar. Com mais ou menos superstições, espero que esta sexta-feira 13 seja bem docinha para todos vós. Por isso, deixo-vos uma compota de morango com vinagre balsâmico que fica uma maravilha!

Há, por aí, superstições que queiram partilhar?


Compota de morango com vinagre balsâmico

Ingredientes:
1 kg de morangos (limpos)
500 g de açúcar gelificante (com pectina)
Sumo de 1 limão
65 g de vinagre balsâmico cremoso
30 ml de extracto de baunilha


1. Cortar os morangos para uma taça.

2. Adicionar os restantes ingredientes e deixar a macerar durante 1h.

3. Colocar a mistura num tacho e levar a lume brando, deixar ferver durante aproximadamente 20 minutos, mexendo de vez em quando.

4. Distribuir o preparado por frascos esterilizados e fechar.

11 comentários :

Céu Gomes disse...

Que excelente ideia. Adoro vinagre balsâmico mas nunca me ocorreria colocá-lo no doce.
Beijinho
http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

Ruth Miranda disse...

A lenda da morte do Baldur não é bem assim, e a do banquete dos doze deuses onde o Loki apareceu de surpresa foi já depois da morte do seu irmão mai novo Baldur. Sim, a morte deste foi pr sua culpa - malandro do Loki! - mas foi noutras circunstâncias. Acho que as minhas superstições são ao contrário: sexta feira 13 para mim é dia de sorte foi a única vez que tive boa nota a um teste de matemática looool!!!
https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

Laranjinha disse...

Miranda,
agora fiquei curiosa com o malvado do Loki. Tenho que procurar saber mais.
As sextas feiras 13 também podem ser dias de sorte! :)
Um beijinho.

Anónimo disse...

Nunca experimentei deitar vinagre balsâmico na compata de morangos.
O que costumo fazer é deitar 2 folhas de hortelã. Fica divinal...para mim.Bj Lena

Carla Ramalho disse...

Gosto muito de juntar vinagre balsâmico na calda dos morangos e comer com gelado, em compota ainda não tinha pensado fazer mas adorei a sugestão, já ficou registada :)
Beijinhos e bom fim de semana ...
Guloso qb

Laranjinha disse...

Lena,
adorei a sugestão da hortelã. Deve dar-lhe um toque de frescura muito bom.
Não sei se foi do vinagre balsâmico, mas esta compota ficou com um tom de vermelho vivo, lindo.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Carla,
é isso mesmo, os morangos combinam tão bem com o vinagre balsâmico e porque não juntá-los numa compota. Cá em casa, adorámos.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Céu,
gosto muito de usar o vinagre balsâmico cremoso em morangos. Na compota fica também muito bem.
Um beijinho.

Susana Alvarez disse...

Não sou nada de superstições mas grande coincidência tenho feito várias viagens de avião na sexta feira 13 (esta não foi o caso) e ouço as pessoas comentar que se sentem mais apreensivas. Eu acho que sou racional demais para acreditar que a data tenha grande influencia em algo. O que é certo é que ontem recebi 3 más noticias e uma muito boa.

Em relação à compota, não me lembraria nunca de juntar vinagre balsâmico, até porque não sou fã. Mas a minha mãe adora, vou-lhe dar a sugestão ;)

Beijinho.
Lilium
O Meu Dolce Far Niente
Facebook

José Cardoso disse...

Também não sou supersticioso, mas mais vale prevenir. Jesus foi crucificado numa sexta, e o 13 vem do decimo terceiro apóstolo que dizem haver existido ??????. Assim como fechar portas de costas para elas, ver gatos pretos, passar por debaixo de escadas, etc., enfim superstições. Bueno a unica coisa certa e que o vinagre balsâmico cremoso pode ser usado numa infinidade de doces e muito mais, pelo menos aqui pela Catalunha......Bom apetite.

Mary - Strawberrycandy disse...

Fiquei curiosa com esta compota, por ter vinagre,....tenho que experimentar!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario