quarta-feira, 30 de maio de 2018

Salada de miolo de gambão com grão-de-bico e abacate


Os dias quentes, com sabor a Verão, aos poucos já se começam a fazer sentir. Nesta altura do ano, começamos a fazer planos para ir à praia, trocamos os sapatos fechados pelos chinelos, e pensamos em almoços e jantaradas, com os amigos, ao ar livre.

Uma das coisas que adoro fazer, em dias bonitos com sol, é saladas. Sabem tão bem. São frescas, coloridas e preparam-se num abrir e fechar de olhos.

Uma das últimas que preparei, cá em casa, foi com miolo de gambão da Pescanova. Este miolo de gambão é grande, carnudo e muito suculento.

terça-feira, 29 de maio de 2018

Muesli com morangos desidratados


O pequeno-almoço é uma das minhas refeições preferidas. Adoro começar um dia com energia e por isso, nunca saio de casa sem comer.

De há uns tempos para cá, decidi fazer as minhas próprias misturas de muesli. Escolho os flocos de cereais a usar e felizmente, hoje em dia, encontramos muita variedade. Depois, junto-lhe frutas secas ou desidratadas, frutos secos, entre outros complementos que tornam a minha mistura de muesli única. Na última que fiz, juntei-lhe morangos desidratados. Ficou maravilhosa!

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Workshop Saladas, Sobremesas e Petiscos de Verão


Sábado, dia 9 de Junho de 2018, das 10h30h às 13h30, irá ter lugar o workshop Saladas, Sobremesas e Petiscos de Verão na escola de cake design IstoFaz-se, em Lisboa. Os dias quentes de Verão pedem receitas frescas e de preferência que se preparem num abrir e fechar de olhos para podermos usufruir do sol e das idas à praia.

Neste workshop iremos preparar saladas, pataniscas de polvo e outros petiscos bons para saborear com a família e os amigos, nesta altura do ano. Iremos trabalhar com quinoa. A quinoa é um alimento fabuloso e vão ver que é muito fácil preparar saladas e outras sugestões com este super alimento.

Iremos confeccionar peito de pato, grelhar pêssegos, cozer bacalhau, de modo a que fique suculento e com lascas generosas, e aprender a fazer um molho vinagrete. As sobremesas que iremos preparar são deliciosas e tenho a certeza que todos vão adorar, cheesecake em copinhos com coulis de morango e uma irresistível mousse de limão. Gostam?

Fazem-me companhia?

EUR 45 Inscrições e mais informações:
escola@istofaz-se.pt   218 078 640   IstoFaz-se
( Realização do workshop sujeito a nº mínimo de participantes )

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Frittata de batata-doce com fios de bacon de peru


Durante a semana, procuro cada vez mais, fazer pratos rápidos, práticos e cheios de sabor. Pratos em que possa colocar legumes ou que possam ser servidos com uma generosa salada.

Quando a Primor me desafiou a fazer uma receita com os fios de bacon de peru, produto que achei muito prático e que fiquei imediatamente com curiosidade em experimentar, pensei logo em fazer uma receita para um dos meus almoços. O resultado foi uma frittata com batata-doce e este novo produto da marca. Os fios de bacon de peru são muito práticos. Foi só juntar ao preparado.

Tudo aquilo que nos facilite a vida na cozinha é bem vindo, principalmente quando queremos preparar as refeições num abrir e fechar de olhos.

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Bolo de iogurte com manteiga de amendoim


Sempre que visito os meus pais, ao fim-de-semana, tenho por hábito levar um miminho doce para saborearmos com o café, a seguir ao almoço, ou para comermos durante a tarde entre muitas conversas felizes. Ir visitar os meus pais é sempre um momento bom. Enche-me o coração. Venho sempre com mais energia. Uns dias antes, já a minha mãe me telefona a perguntar o que quero para o almoço e diz-me o que está a pensar fazer. A minha ida transforma-se numa grande conversa sobre comida. É que temos que pensar também no que será o jantar. É por estes carinhos grandes e por muitas outras coisas que as mães deveriam ser eternas.

Da última vez que os visitei fiz um bolo de iogurte com manteiga de amendoim que adoraram. É um bolo simples, mas delicioso. Um destes dias, para acompanhar um chá, a meio da tarde, lembrei-me do bolo e voltei a fazê-lo. E mais uma vez, toda a gente gostou. Partilho, hoje, convosco a receita. Espero que gostem!

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Lasanha de beringela com atum e espinafres


Todas as semanas procuro variar a minha alimentação. Comemos um pouco de tudo. Carne, peixe, leguminosas, queijos, pão, enchidos, conservas, frutas e muitos, muitos legumes. Na ida ao supermercado, os legumes ocupam grande parte do meu carrinho de compras. Procuro trazer sempre, pelo menos, dois tipos de alface, batata-doce, tomate cereja, endívias, couve-roxa, rabanetes, curgetes, cenouras, cabeça de nabo, brócolos ou couve-flor, abóbora, e beringelas. As sopas fazem parte, de forma habitual, das refeições, cá de casa. E temos sempre uma salada para acompanhar os nossos pratos.

As saladas, procuro que sejam uma mistura rica de legumes, de preferência, coloridas, com alface, rabanete ou rábano ralado, espinafres ou rúcula, uma mão de couve-roxa, tomate, e uma vez por outra, cebola cortada em meias luas. Quando tenho, junto coentros frescos. Adoro o sabor dos coentros na salada. E foi uma boa salada que acompanhou o prato que partilho, hoje, convosco. Lasanha de beringela com atum e espinafres. Uma lasanha sem massa, que fica deliciosa!

terça-feira, 22 de maio de 2018

Entrecosto no forno com castanhas


A vida faz-se de momentos. De preferência, de bons momentos. Ou pelo menos, são esses que contam, quando fazemos o balanço dos nossos dias. Quando dava aulas, costumava perguntar aos meus alunos: - para que servem os muros? E a resposta que esperava, e que muitos me davam, era: - os muros servem para nós os ultrapassarmos. Os muros são desafios. E, nós, temos que os conseguir superar. Os muros que ultrapassamos ajudam-nos a saborear a vida com mais prazer.

Muitos dos bons momentos da nossa vida fazem-se pelo convívio com os outros. Da partilha. E quando o convívio e a partilha se juntam à volta da mesa, esses momentos ficam para a vida. São memoráveis. Um destes dias, para um almoço feliz, fiz um prato de forno com entrecosto e castanhas. Ficou tão bom! A comida ajuda-nos a criar bons momentos.

segunda-feira, 21 de maio de 2018

A master class de pão artesanal com massas-mãe, no Porto, foi assim


No início deste mês de Maio, teve lugar no Porto, no WORK espaço criativo, o meu primeiro workshop de pão artesanal com massas-mãe. Fazer pão é maravilhoso e assim que começamos a entender as massas apaixonamo-nos. Acreditem! O pão feito por nós, com recurso às massas-mãe, tem um sabor incrível.

O workshop teve uma componente teórica onde se analisam os ingredientes básicos do pão, farinha, água, sal e levedura. Dá-se uma fórmula, a partir da qual, todos os participantes se poderão orientar quando começarem a fazer os seus pães, escolhendo diferentes farinhas ou usando ingredientes especiais como legumes, especiarias, frutos desidratados ou secos, entre outros.


São apresentados os diferentes pré-fermentos ou massas-mãe que podemos usar na confecção dos nossos pães. Trabalhámos com poolish, biga, massa fermentada e fermento natural. É explicado como se pode fazer de raiz um fermento natural, em casa. No workshop terão a oportunidade de aprender alguns conceitos relacionados com a prática de fazer pão com um isco, ou seja, com uma mistura de água e farinha mas que não leva fermento industrial. Todos tiveram a oportunidade de alimentar o seu fermento natural, ou massa-mãe, que levaram para casa.

Depois da parte teórica, passamos à acção. Toda a gente coloca as mãos na massa. Nos meus workshops de pão, amassa-se, sempre, à mão, pois ajuda-nos a perceber a consistência das massas. Fazem-se sempre diferentes tipos de pães. Pães para o dia-a-dia, de trigo ou com mistura de farinhas, e depois pães enriquecidos com legumes, frutos secos, entre outros ingredientes que acrescentam um toque único ao nosso pão.


No final, reunimo-nos à volta da mesa, e brindamos ao bom pão que tivemos a oportunidade de cozer. Vamos Fazer Pão?



Sábado, 26 de Maio de 2018, irá ter lugar na escola de cake design IstoFaz-se, cá em Lisboa, o workshop Pão Artesanal com Massas-mãe. Esta é uma oportunidade única e muito especial para quem quer fazer pão com massa-mãe. Fazem-me companhia?


EUR 100 Inscrições e mais informações:
escola@istofaz-se.pt   218 078 640   IstoFaz-se
( Realização do workshop sujeito a nº mínimo de participantes )

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Vamos fazer pão: Pão de espelta com bagas goji, sultanas e nozes


Fazer pão é uma deliciosa aventura. Cá em casa, faço pelo menos, um pão por semana. O sabor do pão feito por nós é especial, diferente de todos os que se compram. Uma das vantagens de fazermos pão em casa é, para além de controlarmos a quantidade de fermento que usamos, é podermos fazer a nossa mistura de farinhas.

Hoje em dia, felizmente, numa ida às compras encontramos farinhas diferentes que podemos usar na confecção dos nossos pães. Eu adoro misturar farinhas. O pão que partilho, hoje, convosco é de trigo e de espelta. Vamos fazer pão?

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Salada de espinafres com salicórnia, requeijão e nozes


Os dias bonitos de Primavera inspiram-nos a preparar pratos coloridos e felizes. Assim que os dias de calor chegam, cá em casa, começamos logo a pensar em fazer saladas para os nossos almoços ou jantares.

Deixei de colocar sal nas saladas, de há uns anos para cá. As recomendações da Organização Mundial de Saúde indicam que deveríamos consumir 5g de sal por dia. Se começarmos a fazer as contas ao sal que consumimos, desde o pequeno-almoço até ao jantar, verificamos que ultrapassamos, em muito, a recomendação.

O consumo de sal, em excesso, contribui para o desenvolvimento da hipertensão e potencia o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Por isso, é fundamental termos atenção à quantidade de sal que consumimos. O sal pode ser substituído nos nossos pratos por especiarias, ervas aromáticas, sumo de limão ou por salicórnia. Conhecem? A salicórnia é conhecida como os espargos do mar ou como sal verde. Tem na sua composição uma percentagem de sal e é óptima para usar em pratos de carne, peixe ou em saladas. Hoje em dia, já se encontra facilmente à venda nos supermercados.

Relembro, que no próximo sábado, dia 19 de Maio de 2018, às 16h, vou estar no Jumbo de Sintra para um showcooking com o tema "Menos sal, coração mais saudável". A entrada é livre. É só aparecerem. Fica o convite.

quarta-feira, 16 de maio de 2018

10 livros para ler na Primavera ...


Os livros são companheiros deliciosos que nos permitem viajar, sonhar, aprender e reflectir. Os livros têm a capacidade de nos inspirar, de fazer acreditar, de nos incentivar a mudar. Eu adoro livros. Não consigo imaginar a minha vida e os meus dias sem estes companheiros preciosos que tanto me ajudam na busca incessante por querer saber e apreender. Para lermos ainda na Primavera, deixo-vos algumas sugestões.

10 livros para ler na Primavera

De cozinha:
- O Fim das Dietas de Dr. Joel Fuhrman. De há uns tempos para cá, decidi fazer uma alimentação mais equilibrada e os livros do Dr. Joel Fuhrman têm sido uma inspiração. Gosto do modo como esclarece os problemas das diferentes dietas e por que é que nos devemos concentrar numa alimentação baseada nos nutrientes, sem nos preocuparmos em contar calorias. A mensagem deste autor vai de acordo com a minha perspectiva sobre alimentação e nutrição, que é comermos com equilíbrio e incluirmos nas nossas refeições muitos, mas muitos legumes. O importante é escolhermos comida verdadeira. Sem produtos processados. Um conselho, do Dr. Fuhrman, para quem quer mudar a sua alimentação é que «(...) o ponto de partida ideal são as saladas. Os primeiros alimentos que comemos às refeições influenciam a quantidade que vamos comer e o que vamos comer. Faça da salada o prato principal, faça muita e como-a primeiro. Esta é a maneira mais simples e eficaz de evitar comer em excesso e de garantir que nunca mais terá problemas com o peso. A única coisa que tem de recordar é de não se empanturrar até se sentir enfartado.» p.96. Para, as refeições têm que ter legumes. De preferência muitos.

- Petiscos e Miudezas à Portuguesa de Isabel Zibaia Rafael e Virgílio Nogueiro Gomes. É um livro que me deu muito prazer a fazer. Foi um verdadeiro desafio. Confesso que houve produtos que nunca tinha cozinhado e que se revelaram um boa surpresa. Este livro é um elogio às carnes menos nobres, mas não menos saborosas, com as quais se podem fazer belos petiscos a baixo custo. Bifes de coração de vaca, já experimentaram? Língua de borrego panada? Molejas de porco com puré de grão e cebola caramelizada? Molhinhos com feijão branco? Tripas à moda do Porto? Mão de vaca com grão? São pratos cheios de sabor, perfeitos para juntar a família à volta da mesa.

- Food Pharmacy de Lina Nertby Aurell e Mia Clase. É um livro que vão querer ter. Fala-nos de alimentos e das suas propriedades, por exemplo, diz-nos que a canela, para além de ser uma boa forma de dar sabor, é também uma especiaria que reduz a glicémia e está repleta de anti-oxidantes. As autoras, alertam-nos para os perigos do consumo exagerado de alguns ingredientes e enumeram as vantagens e benefícios do consumo de fibra, proteínas, gorduras saudáveis e probióticos. Um livro que nos ajuda a ter uma alimentação mais saudável.

- Sabor, A Infografia dos Alimentos de Laura Rowe e Vicki L. Turner. É um livro lindo, muito colorido e com imagens apelativas. Para além das curiosidades sobre os alimentos, apresenta-nos mapas das frutas e dos legumes da estação. Hoje em dia estamos habituados a ter alguns ingredientes todo o ano que nos esquecemos que também esses são melhores na sua época. O livro faz uma análise detalhada de alguns produtos e receitas. Para terem uma ideia fala-nos sobre leite e explica-nos os diferentes tipos de leite de origem animal que podemos beber, apresenta-nos os leites vegetais e esclarece conceitos relacionados com esta bebida como pasteurização, homogeneização e distingue leite condensado de leite evaporado. Para mim, é um livro de consulta precioso.

- Saudáveis e à Portuguesa de Projeto Nutriciência. A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de 5 g de sal por dia. Mas a verdade é que fazendo as contas ao sal que colocamos na comida, desde o pequeno-almoço até ao jantar, facilmente verificamos que o nosso consumo de sal é muito superior. Este livro apresenta um conjunto de receitas tradicionais portuguesas e incentiva-nos a usar pouco ou nenhum sal na sua confecção.

- Simples e Saudável de Joana Moura. Uma das minhas mais recentes aquisições. Gosto do trabalho desta autora e investigadora. O livro tem uma parte teórica onde são esclarecidos alguns conceitos e onde nos são dadas indicações sobre como podemos mudar a nossa vida e optar por uma alimentação saudável, evitando alguns alimentos e valorizando outros. São dadas dicas práticas sobre que alimentos ter na despensa e frigorífico, sobre como organizar as refeições, sobre como fazer um caldo de ossos, entre outras indicações preciosas para quem quer ter uma alimentação mais equilibrada. E depois temos as receitas para o pequeno-almoço, para os almoços e jantares, para dias de festa, não esquecendo as bebidas.

- Sabe o que anda a comer? de Susete Estrela. Este é um livro sobre segurança alimentar. Apresenta-nos alguns conceitos de segurança alimentar, explica-nos os vários tipos de contaminação alimentar, os cuidados que devemos ter na manipulação dos alimentos quando cozinhamos, e que cuidados devemos ter em termos de segurança alimentar em casa. Um livro interessante e útil.

- Receitas com Paixão de Márcia Soares Gonçalves. Este é o livro da autora do blogue Compassionate Cuisine. É um livro de cozinha vegetariana, onde são dadas dicas sobre nutrição e explicados alguns métodos de confecção. As receitas e as fotos são simplesmente inspiradoras.

Romances:
- Os Loucos da Rua Mazur de João Pinto Coelho. Adoro ler romances. O holocausto é um tema a que gosto de regressar. É apresentado assim: «Quando as cinzas assentaram, ficaram apenas um judeu, um cristão e um livro por escrever. Paris, 2001. Yankel - um livreiro cego que pede às amantes que lhe leiam na cama - recebe a visita de Eryk, seu amigo de infância. Não se veem desde um terrível incidente, durante a ocupação alemã, na pequena cidade onde cresceram - e em cuja floresta correram desenfreados para ver quem primeiro chegava ao coração de Shionka. Eryk - hoje um escritor famoso - está doente e não quer morrer sem escrever o livro que o há de redimir. Para isso, porém, precisa da memória do amigo judeu, que sempre viu muito para além da sua cegueira. Ao longo de meses, a luz ficará acesa na Livraria Thibault. Enquanto Yankel e Eryk mergulham no passado sob o olhar meticuloso de Vivienne - a editora que não diz tudo o que sabe -, virá ao de cima a história de uma cidade que esteve sempre no fio da navalha; uma cidade de cristãos e judeus, de sãos e de loucos, ocupada por soviéticos e alemães, onde um dia a barbárie correu à solta pelas ruas e nada voltou a ser como era.» Pela sinopse, a obra promete.

- Não se pode morar nos olhos de um gato de Ana Margarida de Carvalho. É a primeira vez que leio um livro desta autora. Já comecei. Ainda vou mesmo no início e estou cheia de curiosidade em perceber como a história se irá desenrolar.

E na lista das próximas aquisições, já coloquei:
- Querido Banana, Memórias Sobre a Gastronomia e o Amor de David Leite. Vi esta semana à venda nas livrarias. Gosto de ler as memórias de pessoas que se dedicaram ao mundo da gastronomia.

- Ensina-me a Voar sobre os Telhados de João Tordo. Um dos primeiros livros que li deste autor foi As Três Vidas. Depois de algumas recomendações de amigos apaixonados como eu pela leitura, decidi colocar este romance na lista das minhas próximas aquisições.

Este ano regresso à Feira do Livro de Lisboa. Vou lá estar nos dias 31 de Maio e 13 de Junho de 2018. Marquem na agenda!

terça-feira, 15 de maio de 2018

Bolonhesa de lentinhas


Uma das coisas que procuro fazer em termos de alimentação é variar o que se come cá em casa. Para terem uma ideia, procuro variar os legumes que comemos durante a semana. Umas semanas asso batata-doce, na outra, já faço abóbora. Umas vezes, cozo couves, outras brócolos. Umas vezes temos massa, outras bulgur, quinoa ou cuscuz. Umas semanas, temos grão, noutras feijão cozido. Por norma, tento sempre ter verduras para fazer saladas. E procuro até usar alfaces diferentes, para além, do tomate, rabanetes, endívias, couve-roxa, entre outras sugestões.

Em conversa com a minha cunhada Cristina, sobre alimentação, falou-me numa receita de bolonhesa de lentinhas. Adorei a ideia, fiquei curiosa e num destes dias, foi o prato servido, cá em casa, num dos nossos almoços de fim-de-semana.

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Workshop Pão Artesanal com Massas-mãe em Lisboa


Sábado, dia 26 de Maio de 2018, das 10h30h às 18h30, irá ter lugar o workshop Pão Artesanal com Massas-mãe na escola de cake design IstoFaz-se, em Lisboa. Esta é uma oportunidade única e especial para quem quer começar a fazer pão em casa com massas-mãe e fermento natural. Fazer pão é um processo e quando se começa nunca mais se quer parar. As massas acabam por nos conquistar!

Neste workshop iremos fazer pão cheio de sabor, com pré-fermentos (biga e poolish) e iremos também perceber como podemos fazer pão usando fermento natural. O sabor do pão feito com fermento natural é delicioso. É por certo, o melhor pão que alguma vez provaram.

Este workshop divide-se em duas partes. Uma parte teórica, onde serão dadas explicações sobre como podemos fazer bom pão em casa. Iremos falar de farinhas, água e as diferentes hidratações, sal, leveduras, técnicas para cozer o pão, de fermentações longas, de como podemos amassar o nosso pão sem grande esforço. Irão aprender a fazer fermento natural ou massa-mãe. Fazer pão é tão simples, e ao mesmo tempo, tão complexo. A simplicidade dos ingredientes esconde as técnicas que podemos usar para fazermos pão bom em casa.

Na parte prática, vamos todos colocar as mãos na massa. Vamos fazer pré-fermentos, amassar usando diferentes técnicas, cozer os nossos pães e alimentar o nosso isco ou fermento natural. No final, reunimo-nos à volta da mesa e provamos todos os pães confeccionados.

Vamos fazer pão? No vídeo, podem ver alguns dos pães que fizemos na master class Pão Artesanal com Massas-mãe que realizei, recentemente, no Porto:



Fazem-me companhia?

EUR 100 Inscrições e mais informações:
escola@istofaz-se.pt   218 078 640   IstoFaz-se
( Realização do workshop sujeito a nº mínimo de participantes )

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Salada de macarrão integral com fibra de aveia, ervilhas e queijo feta


Procuro, cada vez mais, fazer uma alimentação equilibrada. Uma alimentação com carne, peixe, frutas, legumes, pão e massas. Tento também, cada vez mais, fazer uma escolha por produtos com cereais integrais. Isto porque a fibra ajuda a regular o trânsito intestinal e promove a saciedade. A principal vantagem dos alimentos integrais, face aos não integrais, reside no seu teor superior de fibra, vitaminas e minerais. Por isso, decidi aceitar o convite da Milaneza e desenvolver uma receita com as suas novas massas integrais Natura que contém fibra de aveia.

Uma alimentação equilibrada deve ter também hidratos de carbono, de preferência de absorção lenta e de baixo índice glicémico. Os hidratos de carbono dão-nos energia. Confesso que uma das coisas que me chamou a atenção nestas novas massas, foi terem fibra de aveia. Eu adoro aveia. Consumo regularmente e acho que traz benefícios para a nossa alimentação. As massas integrais Milaneza com fibra de aveia encontram-se nas opções de esparguete e macarrão.

A receita que partilho, hoje, convosco, é de uma deliciosa salada com o macarrão integral, a que juntei as ervilhas frescas da estação, tomate cereja e queijo. Esta salada é óptima para uma refeição rápida e saudável, ou até mesmo, para levar para o trabalho. Cá em casa adoramos este tipo de pratos!

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Manteiga ou pasta de amêndoa


Das memórias de infância, guardo o prazer de comer uma fatia de pão barrada generosamente com Tulicreme. Era tão bom! Mas tudo mudou quando descobri a Nutella. Uma fatia de pão barrada com Nutella era ainda melhor! Depois da primeira fatia vinha a vontade irresistível, louca, de comer mais uma!

Para terem uma ideia do meu encanto por pão com chocolate, quando estive em Itália, a primeira cidade que visitei, foi Bolonha. Num dos passeios pela cidade, encontrei, numa das praças perto de um jardim, uma loja Nutella, com crepes, e tudo o que possam imaginar para nosso deleite. Entrei e pedi uma tosta com chocolate. Maravilhoso. Passados três ou quatros anos voltei a Bolonha e decidi revisitar alguns dos espaços onde tinha tido boas experiências. Voltei à referida loja, mas já não fui capaz e comer a tosta toda.

A verdade, é que o nosso palato muda e o prazer obtido em relação aos doces também se altera. Continuo a gostar de creme de chocolate com avelãs mas, procuro também, hoje, outras alternativas. Uma das últimas pastas que fiz, cá em casa, para comer com pão ou usar nalgumas confecções, foi a manteiga de amêndoa. Este é um produto que se encontra à venda muito facilmente, mas feito em casa, tem outro encanto.

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Entrecosto com caril no tacho


Há dias, em que penso muitas vezes no modo como quero viver. Vivemos agarrados ao trabalho, às preocupações com a família, às contas que temos, todos os meses, para pagar e acabamos por nos esquecer, perdidos no emaranhado dos dias, das coisas de que gostamos fazer e de como é importante cuidarmos de nós próprios.

O modo como gerimos o nosso tempo é fundamental para conseguirmos chegar ao final da semana e realizarmos duas ou três coisas nossas, especiais, que nos deixam mais felizes e com motivação para continuar. Façam uma lista de coisas que gostavam de fazer. Por exemplo, ler um livro por mês, começar a ir ao ginásio, jantar mais vezes com as amigas de sempre, fazer uma actividade especial com o marido ou namorado, experimentar uma massagem ou uma limpeza de pele, tirar uma tarde para ir às compras ou ver as montras, ir experimentar o brunch do sítio da moda, fazer um workshop, entre outras coisas, que por certo vos irão fazer sentir bem. Às vezes, para certas coisas basta tomarmos consciência que as queremos fazer que depois arranjamos tempo.

Em casa, para vos ajudar a ter mais tempo para as coisas que vos deixam felizes, preparem as refeições com antecedência. Façam também algumas pré-preparações que vos facilitem a vida na hora de cozinhar os almoços ou os jantares da semana. Façam a lista das refeições que terão de preparar. Vejam o que irão confeccionar e para quantas pessoas. Tendo em conta os pratos escolhidos, o que é que conseguirão pré-preparar?

Assar carne, cozer massa, assar batatas, fazer a base de uma sopa, lavar os legumes, fazer o molho das saladas, entre outras coisas. Uma das coisas que costumo fazer é guisar carne em quantidade e depois congelar em doses para duas ou três refeições. Há dias, em que é só cozer uns legumes, fazer um puré ou uma salada e temos um prato de carne saboroso na mesa para o jantar. Deixo-vos, hoje, uma receita de entrecosto no tacho que podem fazer com antecedência. Espero que gostem!

terça-feira, 8 de maio de 2018

Muesli de cevada com espelta e chocolate


Sou daquelas pessoas que gosta de tomar o pequeno-almoço sempre em casa. De há uns tempos para cá, tenho tentado variar o que se come nesta primeira refeição do dia. Costumo ter sempre pão, leite e iogurtes no frigorífico, fruta fresca, manteiga e queijo sempre prontos a colocar na mesa.

Uma das coisas que adoro e que agora tenho procurado ter sempre pronto a usar, é muesli. Cá em casa, adoramos! Não custa nada a fazer. No fundo, é escolher flocos de cereais, frutos secos, frutas desidratadas, sementes e misturar, ao nosso gosto, com mais um ou outro ingrediente. No último muesli que fiz, juntei flocos de cevada com espelta e pepitas de chocolate. Ficou delicioso!

segunda-feira, 7 de maio de 2018

O workshop Vamos ao Brunch?, em Lisboa, foi assim


Em Abril, realizei cá em Lisboa, o workshop Vamos ao Brunch? num domingo de manhã que se transformou num momento delicioso e feliz à volta da mesa.

Cozinhar em grupo é uma experiência muito enriquecedora e divertida. É uma forma de trocarmos conhecimentos e experiências que vai para além da confecção das receitas.


O brunch é um termo que designa a refeição que junta o pequeno-almoço e o almoço. É perfeito para preparar num domingo, ou num dia especial para toda a família. Neste workshop preparámos várias receitas desde panquecas com sementes de papoila que servimos com maçã caramelizada, waffles de cenoura com frutas frescas a acompanhar, pães recheados, um pão salgado com queijo feta, scones que servimos com uma compota de uva, queques, um delicioso sumo de beterraba com laranja, entre outras delícias.

Na preparação das receitas todos os participantes veem o que é feito. Dão-se dicas, explicam-se diferentes métodos de confecção, dão-se muitas sugestões de adaptações às receitas confeccionadas, como substituições de alguns ingredientes. Os workshops são práticos, todos cozinham.


No final, após todas as receitas confeccionadas, juntamo-nos à volta da mesa e entre sorrisos, conversas cruzadas e muitas gargalhadas, degustamos tudo o que foi cozinhado. Estes são sempre momentos felizes.


No próximo sábado, dia 12 de Maio de 2018, cá em Lisboa, das 14h às 18h, irá ter lugar o workshop Vamos Fazer Pão? na escola de cake design Isto Faz-se. Este é um workshop muito especial para quem quer começar a fazer pão em casa, ou para quem já faz e quer melhorar as suas técnicas. Quem me faz companhia?


EUR 50 Inscrições e mais informações:
escola@istofaz-se.pt   218 078 640   IstoFaz-se
( Realização do workshop sujeito a nº mínimo de participantes )

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Pudim de chia com chocolate


A minha relação com as sementes de chia é de encanto. Uso-as imenso. Coloco-as no iogurte, que depois sirvo ao pequeno-almoço com muesli e fruta fresca. Uso-as para polvilhar queijo fresco para os lanches da tarde com uma fatia de pão. Uso-as nos batidos que faço a meio da manhã com beterraba, gengibre e chá verde. Estes batidos foi uma das forma que encontrei para me obrigar a beber mais água. Uso-as em sobremesas.

Uma, das últimas que fiz, foi para um almoço que preparei num fim-de-semana bonito de Primavera. No final da refeição, coloquei na mesa uns pudins de chia com tâmaras e cacau. Ficaram tão bons!

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Favas guisadas com enchidos


A época das favas chegou. Na minha última ida a Santarém, já trouxe favas da horta. Tenho a sorte de poder ir ao quintal e apanhar as favas com a minha mãe. Acaba por ser um momento nosso, em que falamos de tudo e mais alguma coisa.

O prato que mais vezes se fazia na minha casa, nesta altura, para aproveitar as favas, era favas guisadas com entrecosto. Ainda hoje adoro! Mas para um destes dias, ao almoço, resolvi guisá-las apenas com enchidos e não é que ficaram maravilhosas? Adorámos!

quarta-feira, 2 de maio de 2018

10 presentes para o Dia da Mãe


As mães são seres mágicos, especiais, que o universo escolheu para nos receberem e cuidarem de nós durante a vida toda. São seres com poderes quase divinos. Conseguem pressentir as nossas dores de alma ou de coração, conseguem ouvir quando fazemos silêncio, conseguem perceber de forma doce as nossas fraquezas ou as nossas forças.

Sabe-se que as mães receberam dos deuses, o poder da sabedoria infinita. Para nossa sorte, as nossas mães parecem saber sempre tudo. Sabem dar-nos um abraço quando começamos a ter dúvidas ou quando caímos e temos dificuldade em levantarmo-nos, sabem cuidar de nós quando do lado esquerdo do peito bate a angústia ou um turbilhão de sentimentos confusos, sabem indicar-nos, por entre as nuvens de um dia cinzento, o caminho a seguir até encontrar o Sol.

Abraçam-nos quando fazemos conquistas. Festejam as nossas alegrias. Orgulham-se de nós nos dias bons e nos dias mais ou menos. Sonham com o nosso bem-estar. Ser mãe é um estatuto, uma profissão, uma missão. As mães dão-nos conforto, amparo. A sua existência é parte do substrato da nossa felicidade. É tão bom ter uma mãe!

As mães merecem todos os mimos do mundo, durante todos os dias do ano, mas no próximo domingo, dia 6 de Maio de 2018, é o dia em que o calendário nos relembra que as temos que homenagear de uma forma ainda mais especial. Por isso, deixo-vos, hoje, algumas sugestões de presentes para surpreenderem a melhor mãe do mundo:

10 presentes para o Dia da Mãe:

1. Livros de cozinha. Para mim, nunca são demais. Adoro livros de cozinha e podem ser um excelente presente paras nossas mães. Recomendo-vos:

2. Workshops de cozinha. Cozinhar em grupo é sempre muito divertido. Conhecem-se outras pessoas. Convive-se. Trocam-se experiências. E no final, juntamo-nos todos à volta da mesa a degustar tudo o que foi preparado. A inscrição num workshop de cozinha pode ser um presente muito especial para a melhor mãe do mundo. Realizo regularmente workshops em Lisboa e no Porto e os próximos que vou organizar são:

3. Adoro utensílios de cozinha, e às vezes, há coisas tão simples e especiais que se transformam num presente diferente. Conhecem as colheres de pau decoradas da Saltico de Pardal ? São tão giras. No Natal, usei-as para decorar os meus presentes. Podem fazer como eu e usarem-nas como adereço do vosso presente, ou ser o presente, em si. Podem também encomendar colheres personalizadas.

4. Tudo o que nos facilite a vida é sempre bem-vindo. Uma das coisas que valorizo, quando cozinho, é uma boa faca. Recomendo terem pelo menos uma faca de descascar, uma faca de chef, ou uma santoku, e uma faca de pão. Espreitem as da marca portuguesa Kyna. São tão elegantes! Um presente muito especial.

5. Uma aula de Zumba. Sim, irem dançar com a vossa mãe num dia, ao final da tarde. Procurem um ginásio na vossa zona. Normalmente é possível adquirir aulas avulso. Tenho a certeza que se vão divertir imenso!

6. Os presentes feitos, em casa, são sempre presentes feitos com amor e muito especiais. Podem preparar em casa e oferecer no Dia da Mãe:

7. Um almoço especial com ajuda de toda a família. Com entradas, prato principal e sobremesas. Escolham uma toalha bonita para a mesa. Decorem-na com flores. Um almoço pode ser um presente e um momento memorável em que podemos agradecer de forma carinhosa as coisas boas a quem continua a cuidar de nós.

8. Organizarem um piquenique. Adoro comer ao ar livre. Escolham um parque, ou um jardim, perto da vossa casa. Este pode ser o pretexto para juntar a família toda. Vai de certeza ser um dia diferente com a vossa mãe.

9. Uma visita a um museu. Em Lisboa, lembro-me assim de repente do Museu Gulbenkian, do Museu de Arte Antiga, do Museu dos Coches, ... Houve uma altura em que todos os domingos de manhã ia com a família a um museu. Era tão bom!

10. E o mais importante dos presentes, mimem a melhor mãe do mundo com abraços apertados e muitos beijinhos bons. Telefonemas. E "Um gosto muito de ti, mãe!".