Sinto-me muito grata por ter um quintal com uma horta e árvores de fruto. Desde que lembro que os meus pais cuidam da horta. Ao longo dos anos, foram escolhendo as árvores de fruto a plantar. Para terem uma ideia, no nosso quintal, temos pessegueiros, e este ano estão carregados de pêssegos, ameixoeiras de pelo menos três variedades, laranjeiras, um limoeiro, oliveiras, uma pereira, um marmeleiro, figueiras, dois diospireiros, e nespereiras, duas delas, na rua, frente à casa.
Quando estão maduras, quem passa na rua, não resiste a parar e a apanhar duas ou três nêsperas. Talvez por isso, todos os anos estas árvores se enchem de fruta. Dão, felizmente, tantas nêsperas que chegam para toda a gente. Nos finais de Maio quando passei por Santarém trouxe uma caixa com nêsperas. Guardei-as no frigorífico. Fomos comendo, e num destes dias, decidi usar as que restavam num delicioso doce com vinho Moscatel.
Doce de nêspera com Moscatel
Ingredientes:
1,500 kg de nêsperas
700 g de açúcar
50 ml de vinho Moscatel
Sumo de 1 limão
1. Escaldar as nêsperas em água quente durante 7 a 8 minutos.
2. Escorrer a água e tirar a pele às nêsperas.
3. Retirar o caroço e a película branca do interior. À medida que se faz esta operação, regar a polpa de nêspera com sumo de limão, para não oxidar.
4. Adicionar o açúcar o Moscatel às nêsperas. Levar ao lume.
5. Quando a polpa estiver cozida, triturar com a varinha mágica e deixar apurar até obter o ponto de estrada.
6. Guardar em frascos esterilizados.
Fica um doce com um sabor muito suave. Delicioso.
2 comentários :
nunca comi doce de nêspera, até porque não é um fruto que aprecie. No entanto, gostei da sugestão.
saboresdoninho.blogspot.pt
Sabores do Ninho,
comecei a fazer doce de nêspera para aproveitar a abundância de fruta que temos no quintal. Adorei. Foi a segunda vez que fiz.
Um beijinho.
Enviar um comentário