sexta-feira, 2 de junho de 2017

Vamos fazer pão: Pão doce com creme de cacau e avelãs


Fazer pão é uma deliciosa aventura. Todas as semanas faço pão. O pão é um ingrediente que faz parte dos pequenos-almoços cá em casa e de muitos lanches. É a companhia perfeita para um petisco, para acompanhar um prato de sopa ou simplesmente para saborear com umas azeitonas temperadas. Adoro pão!

Costumo fazer pão misturando diferentes tipos de farinhas. Umas vezes, uso legumes, outras, misturo-lhe frutos secos para os tornar ainda mais especiais. Faço muitos dos meus pães com pré-fermentos, uso a biga ou o poolish. Os pré-fermentos, para além de deixarem o pão mais saboroso, são uma forma de utilizar muito menos fermento na preparação das nossas massas. Menos fermento, mais fácil será a digestão.

Para momentos especiais gosto de fazer pão doce. A receita de hoje é muito gulosa. Perfeita para servir em dias de festa ou para os dias em que nos apetece uma coisinha doce. Vamos fazer pão?


Pão doce com creme de cacau e avelãs

Ingredientes:
500 g de farinha de trigo T55
25 g de fermento fresco de padeiro
70 g de açúcar
8 de açúcar baunilhado
15 g de manteiga sem sal
raspa de 1 limão
150 ml de leite morno
2 ovos médios
1 pitada de sal
1 gema de ovo

Ingredientes para o recheio:
300 g de creme de cacau com avelãs
100 g de avelãs tostadas picadas


1. Dissolver o fermento no leite.

2. Colocar numa taça a farinha, açúcares, raspa de limão, sal, manteiga e os ovos batidos.

3. Adicionar o leite com o fermento. Mexer e de seguida amassar.

4. Tapar a taça e deixar levedar durante 1 hora.

5. Dividir a massa em 4 porções.

6. Numa superfície polvilhada com um pouco de farinha, estender cada porção de massa de forma a obter um rectângulo com, aproximadamente, 31 cm de comprimento por 19 cm de largura.

7. Barrar a superfície da massa com o creme de cacau e polvilhar com as avelãs picadas. Enrolar a massa de modo a obter 4 rolos.

8. Untar uma forma retangular com óleo em spray ou manteiga.

9. Dispor um rolo de massa. Pincelar a superfície e o lado interior com um pouco de água. Colocar ao lado um dos outros rolos. Pincelar a superfície dos rolos com um pouco de água. Dispor os outros restantes dois rolos, tendo o cuidado de pincelar a massa para que os rolos colem um ao outro.

10. Tapar a forma. Deixar levedar durante 25 a 30 minutos.

11. Pincelar a superfície da massa com gema de ovo.

12. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 35 minutos.


Assim que sair do forno, desenformar. Cortar depois de estar frio. Este pão fica tão bom! Decidi fazer este pão usando quatro rolos sobrepostos. Mas podem fazê-lo do modo que mais gostarem. Por exemplo, em forma de trança.

4 comentários :

Anjo-de-Mel disse...

Hmm, q maravilha! Mais uma a experimentar :) Bjinhos e bom fds.

Nuno disse...

Admiro a constância e a qualidade deste blogue. Este pão deve ser muito bom. Ficou anotado. O meu blogue parou há onze anos, porque estava a ocupar muito do meu tempo livre, mas deixou-me saudades. Claro que continuo a cozinhar, sem receitas, salvo a doçaria, que tem de ser exacta. Deixo-lhe aqui uma receita da minha cabeça, em que ando a cogitar há tempo demais sem a ter feito ainda. É boa para o calor de agora. Aqui vai: grão demolhado, cozido e frio (não uso o de conserva); orelha de porco cozida,fria e partida em pedacitos do tamanho de dois grãos. Esta e o grão são cozidos temperados de sal. Para o molho q.b. e a gosto: azeite bom, vinagre branco, um pouco de água, sal, pimenta preta do moinho; alho, cebola, pickles, pimento vermelho cru, tudo em quantidade bastante moderada e bem picado, coentros com alguma generosidade e igualmente bem picados. Mistura-se tudo numa taça. Vai ao frigorífico para baixar a temperatura e come-se.

Laranjinha disse...

Anjo-de-Mel,
espero que gostem.
Fica tão guloso.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Nuno,
muito obrigada pelas suas palavras.
A salada deixou-me com água na boca. Um destes dias experimento.