quarta-feira, 30 de junho de 2021

Lombos de coelho confitados com mostarda e ervas frescas

A carne de coelho é uma carne com pouca gordura, o que a torna uma opção muito equilibrada. Hoje em dia, encontramos esta carne com novos cortes como coxas, lombos e meio coelho cortado, o que nos facilita imenso a vida na cozinha.

A carne de coelho prepara-se facilmente, é muito verstáil e pode ser a solução para muitas das refeições para a família ou, até, para os dias em que queremos levar comida para o trabalho. Na próxima ida ao supermercado, não se esqueçam de incluir esta saborosa carne na vossa lista de compras.

Dos novos cortes ainda não tinha experimentado os lombos. Este corte é maravilhoso, perfeito para grelhar, saltear, panar ou confitar.

No âmbito da campanha europeia de incentivo ao consumo de carne de coelho, este ano intitulada, Carne de Coelho – O Segredo da Dieta Mediterrânea, deixo-vos, uma deliciosa receita, lombos de coelho confitados com mostarda e ervas frescas. A família vai adorar!

terça-feira, 29 de junho de 2021

Salada de verão com mozzarella, tomate e framboesas

Já contamos os dias para a chegada de Julho. Como o tempo passa!

Este ano, as minhas leituras de Verão andam a meio gás. Comecei entretanto a ler o romance Longa Pétala de Mar de Isabel Allende. Não me lembro qual foi o primeiro livro que li de Isabel Allende, mas lembro-me que durante uns anos, procurei ler muitas das suas obras, como a Casa dos Espíritos de que também vi o filme, Paula, onde fala da doença da sua filha, Contos de Eva Luna, Retrato a Sépia, Meu País Inventado, entre outros. Há escritores a que gosto de voltar.

Os livros que escolho ler diferem de estação para estação. No Verão gosto de ler romances, histórias que me façam viajar, sonhar, pensar em coisas felizes. Opto por livros em que possa interromper a leitura sem prejuízo da compreensão final da obra. No Inverno e Outono, gosto de obras mais substânciais. Sublinho. Tiro apontamentos.

E na comida, sigo o mesmo princípio. Verão combina com comidas frescas, leves e práticas de preparar. Para estes dias bonitos, deixo-vos uma salada colorida, feliz. Lembrem-se, « um dia em que comamos alimentos sem cor é um dia perdido ao nível da nutrição » diz-nos Karmelo Bizkarra. Este Verão, encham os vossos pratos cheios de cor!

segunda-feira, 28 de junho de 2021

Menu semanal #67

Planearmos as refeições da semana é uma forma de pouparmos tempo e de rentabilizarmos as nossas compras. Para vos ajudar a pensar e, a escolher o que cozinhar, deixo-vos mais um menu, cheio de receitas práticas para toda a família. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #66.

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Tábua de salmão fumado com húmus

As tábuas são um hino à partilha e ao convívio. São uma forma de petiscar e uma excelente maneira de fazermos uma refeição rápida, prática e feliz.

Cá em casa, as tábuas fazem-se, muitas vezes, com o que tenho no frigorífico e despensa. A grande maioria das vezes, preparo tábuas de queijos e enchidos, mas para variar, gosto também de usar salmão fumado.

Para o fim-de-semana que se avizinha, deixo-vos uma colorida sugestão. Uma tábua de salmão fumado com húmus e legumes. Espero que gostem.

terça-feira, 22 de junho de 2021

Salada grega com arroz

Verão é sinónimo de saladas. Frescas. Coloridas. Cheias de magia.

Cá por casa, as saladas são sempre bem vindas mas, nesta altura do ano, são um dos nossos pratos favoritos.

As saladas podem ser uma opção para uma refeição rápida, para levar para o trabalho, ou para saborear num dia de praia ou ao ar livre, em dia de piquenique.

Para quem gosta de colocar comida colorida na mesa, deixo-vos, hoje, uma deliciosa salada de inspiração grega, mas com arroz.

segunda-feira, 21 de junho de 2021

Menu semanal #66

O que comemos segue o ritmo das estações e, nesta altura do ano, procuramos aproveitar a abundância de frutas e legumes que nos chegam. Os dias quentes pedem refeições mais leves e frescas. E, foi a pensar nestes dois aspectos, que escrevi o menu desta semana. Um menu com receitas para a família, com produtos da estação e com muitas receitas práticas. Espero que gostem e que seja uma ajuda para a vossa organização e planeamento das refeições.


Ver também menu semanal #65.

quinta-feira, 17 de junho de 2021

Bacalhau assado no forno com alho e tomilho

Há receitas que faço muitas vezes cá em casa, normalmente por serem muito práticas e por resultarem sempre bem. Uma dessas receitas é bacalhau assado no forno.

Este é um prato que faz sempre sucesso assim que chega à mesa e que pode ser acompanhado com batatas cozidas ou assadas, legumes cozidos, ou até purés. Pode ser uma sugestão para o dia-a-dia ou para ocasiões mais especiais.

Espero que gostem!

terça-feira, 15 de junho de 2021

Papaia com lima

Laranja com canela, abacaxi com raspa de limão e papaia com lima são combinações simples e simultaneamemte surpreendentes. Existem outras combinações menos usuais e igualmente curiosas, mas estas são as que mais se fazem, cá por casa. Num instante temos uma sobremesa feita!

Os dias quentes pedem receitas frescas e práticas. Para um destes dias, ao almoço, servi como sobremesa, uma travessa de papaia com lima. É sempre um sucesso!

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Menu semanal #65

 Os dias de calor pedem refeições mais práticas e, por isso,  esta semana pensei num menu com receitas leves e frescas. Encontram muitas sugestões de saladas e até sardinhas assadas no forno. Espero que gostem e que este menu vos inspire a cozinhar receitas felizes para a família. Boa semana!


Ver também menu semanal #64.

quarta-feira, 9 de junho de 2021

Bolinhas energéticas com tâmaras

As bolinhas energéticas continuam a fazer sucesso junto de quem faz uma alimentação equilibrada. São muito práticas e muito fáceis de fazer. Podemos, até, incluí-las nas pré-preparações para as refeições da semana.

As bolinhas energéticas podem ser um complemento aos pequenos-almoços, podem ser um delicioso snack ou, um miminho doce para servir com o café.

Existem diferentes tipos de bolinhas energéticas. As que costumo fazer têm, normalmente, uma base de tâmaras. As tâmaras são doces o suficiente para que não precise de acrescentar açúcar, mel ou outro adoçante. As tâmaras, para além de adoçarem, dão consistência às bolinhas. Caso, as vossas tâmaras estejam muito secas, coloquem-nas uns minutos em água quente.

As bolinhas energéticas são também conhecidas por trufas ou bolas proteícas. Apesar das diferenças, todas têm em comum, o facto de não serem cozinhadas e terem o mesmo formato, o de pequenas bolas.

Estas bolinhas podem até ser feitas com a ajuda dos mais pequenos. Acho que vão adorar!

Depois de feitas, devem ser conservadas no frigorífico. Espero que gostem!

terça-feira, 8 de junho de 2021

Workshop Cozinha Tailandesa


No domingo, 20 de Junho de 2021, vamos ter o workshop Cozinha Tailandesa, que irá decorrer em Lisboa, no Lisbon Cooking Academy. Terá lugar de manhã, das 10h00 às 13h00.

Iremos preparar 6 receitas tradicionais tailandesas, para partilharem com toda a família, usando produtos típicos da cozinha tailandesa. Aproveitem esta deliciosa oportunidade. Será um workshop muito especial e único. No final, degustaremos tudo o que foi confeccionado.

A Embaixada da Tailândia vai oferecer convites duplos aos leitores do Cinco Quartos de Laranja para o workshop. O convite está feito. Quem quiser participar e viver esta experiência, deverá:

- Levar consigo um exemplar do meu livro O Livro de Petiscos da Isabel;

- Inscrever-se através do preenchimento do formulário a seguir apresentado, até às 24h do dia 15 de Junho de 2021.

Serão seleccionados aleatoriamente 5 convites duplos para o workshop. Os contemplados serão contactados, a partir do dia 16 de Junho de 2021. Cada convite é válido para duas pessoas.

Domingo, dia 20 de Junho, vamos viajar pelos sabores da Tailândia? Inscrevam-se! Vai ser uma viagem cheia de sabor!


segunda-feira, 7 de junho de 2021

Menu semanal #64

Quando planeamos e organizamos as refeições da semana, estamos também a escolher fazer uma alimentação mais equilibrada e saudável. No menu desta semana, encontram muitas sugestões para partilharem com a família, nestes dias bonitos de sol que fazem lembrar o Verão. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #63.

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Mexilhões com molho de tomate e manjericão

Os dias de calor começam a pedir petiscos, comidas mais leves, que nos façam sonhar e viajar. Assim que recebi a revista Continente Magazine de Junho de 2021, decidi que a primeira receita a experimentar seria a de uns apetitosos mexilhões com molho de tomate e manjericão. A receita resultou tão bem! O sabor do manjericão com o mexilhão, surpreendeu e, toda a gente adorou, cá em casa.

Os sabores do mar combinam com os dias quentes a lembrar o Verão. Os petiscos convidam a juntar a família, à volta da mesa, por isso, deixo-vos, hoje, esta receita. Quem vai experimentar?