quinta-feira, 16 de julho de 2020

Bifanas à portuguesa


Comida de Verão são mil e uma saladas, sopas frias, gelados, bolas de Berlim, sardinhas assadas, amêijoas à Bulhão Pato, arrozes malandrinhos e caldosos, caldeiradas e ... bifanas no pão!

Bifanas são um prato típico português em que lombo de porco ou febras, cortadas bem fininhas, são fritas num molho. Há muitas maneiras de fazer e, há até receitas com autor.

Para estes dias quentes de Verão, deixo-vos a receita de umas bifanas à portuguesa, com tomate e uma boa cebolada. Espero que gostem. Bom apetite!


Bifanas à portuguesa

Ingredientes para 4 pessoas:
400 g de bifanas
1/2 colher de chá de colorau
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher de sopa de massa de pimentão
1/2 colher de chá de paprica
125 ml de vinho branco
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de banha
2 colheres de sopa de tomate triturado
1 cebola grande
Piripiri em pó q.b.
Sal e pimenta-preta q.b.
Azeitonas galegas q.b.
Picles picados q.b.


1. Temperar as bifanas com os dentes de alho laminados, a folha de louro partida, a massa de pimentão, uma pitada de sal, pimenta, piripiri, paprica e o regar com vinho branco. Mexer. Deixar a carne marinar um pouco.

2. Colocar uma colher de sopa de azeite e a banha numa frigideira e levar ao lume. Fritar as bifanas, bem escorridas. Retirar e reservar.

3. Juntar o restante azeite e o tomate triturado à frigideira onde se fritou as bifanas. Adicionar a cebola cortada em meias luas finas. Deixar cozinhar a cebola até estar macia.

4. Regar a cebola com a marinada da carne. Juntar as bifanas. Temperar com sal a gosto. Baixar o lume e deixar apurar um pouco.

5. Servir as bifanas com picles picados e com azeitonas galegas.

11 comentários :