quinta-feira, 30 de julho de 2020

Sopa de feijão branco com couve kale


Mais do que fazer dieta ou seguir um regime alimentar A ou B, o importante, é procurarmos ter um estilo de vida equilibrado. Um estilo de vida que envolva preocupações a nível alimentar e de actividade física.

Mudei de vida aos 41 anos. Uma decisão ponderada. Despedi-me. Fui de férias e quando regressei a confrontação com a nova realidade foi um choque. Passei de uma vida activa, dinâmica, com uma agenda preenchida, para uma vida mais livre, em que a gestão do tempo passou a ser feita por mim. A adaptação a uma nova realidade exige sempre tempo. Podermos gerir a nossa agenda é algo atractivo e romântico, mas a realidade, mostra-nos que a vida nem sempre é uma novela com final feliz. Há novos hábitos a promover, as rotinas passam a ser outras, as preocupações mudam. Há novos desafios.

Passados uns tempos, em casa, percebi que precisava de mudar a minha alimentação. O que procurei foi tentar encontrar uma forma de não fazer dieta, mas comer de forma mais equilibrada. Sem proibições, mas com equilíbrio. A minha preocupação foi, como é que eu comendo, posso perder peso e sentir-me bem? Que tipo de escolhas é que devo fazer, de modo a não me sentir emocionalmente presa pelo peso de comer isto e de não comer aquilo?

Uma das coisas que já fazia, mas que passei a fazer de forma sistemática, foi a ter sopa feita em casa. Lembrem-se que para fazermos uma alimentação equilibrada, um dos primeiros passos é cozinhar em casa. E fazer sopa, não custa mesmo nada. Podemos sempre fazer sopa em quantidade e congelar.

A sopa é uma excelente maneira de iniciarmos as nossas refeições. Se nesta altura do ano, poderá não ser tão atractivo, por causa do calor, comer um prato de sopa a todas as refeições, aconselho a manterem-na pelo menos ao jantar. A sopa ajuda-nos a ingerir mais água, mais legumes e pode ser uma forma de controlarmos melhor a nossa ânsia de comer.

A dieta que devemos procurar fazer deve ser aquela que nos traga alimentos ricos em nutrientes. Associada a esta ideia decidi começar a incluir mais legumes e leguminosas nas minhas refeições. Por isso, cá em casa, há sempre sopa!


Sopa de feijão branco com couve kale

Ingredientes para 6 pessoas:
1 cebola
2 dentes de alho
50 ml de azeite
175 g de alho-francês
500 g de abóbora manteiga
1,5 l de caldo de legumes
400 g de feijão branco cozido
175 g de couve kale
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Levar o azeite numa panela ao lume com o azeite. Adicionar a cebola e os dentes de alho picados. deixar frigir um pouco.

2. Adicionar o alho-francês cortado em meias luas finas, a abóbora cortada em pequenos cubos. Temperar com sal e pimenta a gosto. Regar com o caldo de legumes.

3. Assim que os legumes estejam cozidos, triturar metade com a varinha mágica.

4. Adicionar o feijão branco e a couve. Deixar ferver uns minutos e servir.


Comer sopa é um hábito de quem se preocupa com a sua saúde e quer fazer uma alimentação equilibrada. Vamos comer sopa?

7 comentários :

" R y k @ r d o " disse...

Boa tarde:- Tem um aspecto delicioso
.
Cumprimentos poéticos

Maria disse...

Eu concordo em pleno.
Não sou capaz de fazer sempre... mas devia.
Esta sopa... ficou debaixo de olho.
Beijinhos
MJC

Chris Ferreira disse...

A Sopa é realmente um ótimo prato para a alimentação equilibrada. Infelizmente não tenho esse costume, mas hoje como esfriou aqui no Rio eu estava com vontade de comer uma sopa. Gostei muito da sua dica.
beijos
Chris


Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


Laranjinha disse...

Obrigada, Ryk@rdo.

Laranjinha disse...

Maria,
obrigada. Por cá, tento que pelo menos, haja sopa ao jantar.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Thank you, Agnieszka.

Laranjinha disse...

Chris,
os dias frescos convidam mais a comer sopa. Mas mesmo no Verão, tento que haja sopa, pelo menos ao jantar.
Um beijinho.