
Esta foi a sobremesa de ontem à noite.
Sobre o Dióspiro, encontrei este texto aqui, muito interessante.
P.S. Obrigada, Witchie pela sugestão do dióspiro com canela.


As sextas-feiras à noite, costumam ser passadas cá em casa, às vezes, estilo home cinema. Um filme em DVD e sempre mais qualquer coisa para ir alimentando a vontade de comer, de preferência doce. É um vício péssimo comer em frente à televisão, pois não nos apercebemos do quanto já comemos. Mas enfim, eu acabei por me portar bem e só comi duas fatias do bolo de dióspiros que fiz.
Ingredientes:
Ingredientes:
O dióspiro, conhecido pelos antigos gregos como a "fruta dos deuses" é das poucas frutas que, geralmente, só são boas bem madurinhas. É uma fruta delicada e que precisa de ficar bem madura, pois só quando estão bem maduros, quase a abrirem fendas é que, poderemos apreciar o sabor doce, deliciosamente doce desta fruta digna dos Deuses.
Nesta foto estão os livros que comprei durante as minhas férias de verão. Tenho o hábito, sempre que viajo, de trazer comigo alguns livros de gastronomia ou algumas revistas dedicadas ao tema.
A Moonlight nomeou com carinho e simpatia o Cinco Quartos de Laranja como um blogue 5 estrelas. Agradeço à Moonlight a lembrança e este miminho virtual. Um beijinho para si, querida conterrânea.
P.S. Um beijinho muito especial aos meus amigos Nuno e Sofia que me ofereceram esta panela.
No domingo cozinhei este prato que adaptei dos rojões minhotos. Coloquei carne de porco e fígado de porco (em menor quantidade que a carne) aos cubinhos num recipiente. Temperei com sal, pimenta, folhas de louro, alhos esmagados e reguei com vinho branco. Deixei a marinar umas 5 a 6 horas. Depois levei duas colher de sopa bem cheias ded banha de porco numa frigideira funda ao lume com mais 3 dentes de alhos esmagados. Deixei frigir um pouco os alhos e adicionei a carne mas não juntei o molho (líquido). A meio da cozedura da carne adicionei colorau (pimentão doce) e mexi. Deixei cozinhar mais um pouco. Depois da carne estar cozinhada envolvi-a, num recipiente, com batatas cozidas e salpiquei com salsa picada.