segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Menu semanal #102

A organização e planeamento das refeições, facilita-nos imenso a vida no dia-a-dia. Liberta-nos da preocupação de estarmos sempre a pensar no que iremos cozinhar para a família, ajuda-nos a poupar, a rentabilizar as nossas compras, a reduzir o desperdício e termos mais tempo para nós.

Para vos ajudar e, inspirar a preparar as refeições da semana, deixo-vos mais um menu. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #101.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Lombo de porco assado no forno com massa de pimentão

Lombo de porco é sempre uma boa opção para servimos num dia de festa, para um almoço em família ou para cozinharmos em dia de pré-preparações, dividirmos em doses e congelarmos. É um corte de carne que se revela muito prático.

Mas, como fazer com que o lombo assado no forno fique saboroso, tenro e suculento? Uma das minhas dicas é que o assem a uma temperatura baixa e por, consequentemente, por mais tempo. Experimentem e depois digam se gostaram.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Os 10 pequenos-almoços preferidos pelos leitores em 2021

O pequeno-almoço é uma das minhas refeições preferidas. Sabe tão bem começar o dia com comida colorida e feliz. Procuro variar a primeira refeição do dia e, ao longo do ano que passou, partilhei aqui no Cinco Quartos de Laranja, algumas sugestões. Deixo-vos, hoje, aquelas que vocês gostaram mais.

Os 10 pequenos-almoços preferidos pelos leitores em 2021, foram:


Destas, qual a vossa preferida?

Ver também os 10 pequenos-almoços preferidos pelos leitores em: 2018 e 2019.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Bacalhau gratinado com legumes e grão-de-bico

Os pratos de bacalhau são sempre muito bem-vindos, cá em casa, tanto para o dia-a-dia, como para dias de festa, principalmente os gratinados. São práticos, rendem e faciltam-nos a vida.

Uma receita que fiz várias vezes o ano passado e, que fez sempre sucesso, foi a de bacalhau gratinado com legumes e grão-de-bico. Usei os legumes e o grão em substituição da batata-palha. Resulta tão bem! Espero que gostem.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Menu semanal #101

Cozinha organizada, é sinónimo de vida facilitada. E para organizarmos a cozinha e consequentemente nossa vida, é fundamental fazermos o planeamento das refeições. E como fazemos o planeamento? Como começar?

Para vos ajudar, fiz a semana passada um directo da minha cozinha a falar sobre este tema com muitas, muitas dicas, para além de vos explicar o meu método. Viram?

Para vos inspirar e facilitar a vida no momento de decidirem o que cozinhar para as refeições da família, deixo-vos mais um menu, com receitas deliciosas e, desta vez, com jantares muito práticos. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #100.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Pudim de maçãs e amoras no tabuleiro

Uma das revistas de culinária que mais me inspira, é a Continente Magazine. As receitas procuram acompanhar as tendências, são práticas e deliciosas, com ingredientes acessíveis. Sempre que chega, cá a casa, um novo exemplar, começo logo a escolher as receitas que quero experimentar.

A revista Continente Magazine de Fevereiro de 2022, tem receitas de peixe, de carne, opções vegetarianas, doces e sobremesas, bebidas, um especial com receitas de pudins, receitas com um ingrediente e três formas de o cozinhar, para além de sugestões bio e saudáveis. Para mim, revela-se uma revista muito completa.

Uma das receitas que decidi experimentar, foi a do pudim de maçãs e amoras no tabuleiro. Um pudim diferente daqueles que estamos habituados, ou seja, cozidos em banho-maria e desenformados, mas que resulta mesmo muito bem. Servido morno, come-se de forma maravilhosa.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

As 10 sobremesas preferidas pelos leitores em 2021

Sabe tão bem terminar uma refeição com uma sobremesa. É um verdeiro conforto para o corpo e para a alma.

Entre as sobremesas que partilhei o ano passado, houve umas que vos conquistaram de forma mais intensa.

As 10 sobremesas preferidas pelos leitores, em 2021, foram:


Destas, qual a vossa preferida?

Ver também as 10 sobremesas preferidas pelos leitores em: 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Carne de vaca guisada com legumes

Cozinham, todos os dias, as refeições para a família? Depois de um dia cansativo de trabalho, chegar a casa e, cozinhar tudo de raiz, torna-se cansativo e stressante. Se conseguirem planear e organizar as refeições da semana, é meio caminho andado, para começarem a deixar de se preocuparem com o que vão fazer para o jantar. Acham que um restaurante prepara tudo no momento? Picar cebola, fazer uma sopa, um arroz ou uma carne, se assim fosse, não conseguiriam colocar as refeições na mesa em cerca de 20 minutos. Pensem nisto. Há um conjunto de pré-preparações que podemos fazer e que nos facilitam muito a vida. Por exemplo, a base de uma sopa, leguminosas cozidas, molho de tomate, caldos, cebola e alho picados, carne guisada ou assada, entre outras.

Uma das coisas, que faço, muitas vezes, nas minhas pré-preparações, é carne guisada. Para mim, esta preparação é uma base. E com ela posso fazer outros pratos, ou apenas, escolher um acompanhamento.

Posso servir a carne guisada com puré, com batatas, com quinoa, com massa, no fundo, com o que gostar. A partir de uma carne guisada posso acrescentar-lhe massa, arroz, batatas, ervilhas, usá-la para recheio de um empadão, entre outras, opções. A ideia é que ao fazermos uma pré-preparação ela nos possa facilitar a vida. Com uma base consigamos variar o que comemos. No início, poderá parecer complicado, mas assim que começamos a adoptar este método percebemos o quanto nos traz vantagens. Deixo-vos a receita da última carne guisada que fiz, cá em casa.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Menu semanal #100

Chegar a casa, depois de um dia de trabalho e, ter que cozinhar para a família, pode gerar ansiedade. O que fazer para o jantar? Como colocar a comida na mesa, em tempo útil, são preocupações de todos nós.

Uma das formas que temos de minimizar a ansiedade e as preocupações, de fazer as refeições para a família, é automatizar processos. Pensar o que se quer cozinhar, fazer a lista de comprar e fazer pré-prepações que nos ajudem no dia-a-dia, que nos facilitem a vida. Para vos inspirar, deixo-vos várias sugestões de receitas práticas para a família e algumas sobremesas, a pensar no Dia dos Namorados. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #90.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

As 10 receitas de carne preferidas pelos leitores em 2021

Comer de uma forma equilibrada, cá em casa, implica comer carne, peixe e muitos legumes. Por isso, procuro ir partilhando receitas variadas e que possam ser facilmente reproduzidas por quem acompanha o Cinco Quartos de Laranja.

Entre as várias receitas de carne que fui partilhando convosco, durante o ano de 2021, houve umas que despertaram mais o vosso interesse.

As 10 receitas de carne preferidas dos leitores em 2021, foram:


Destas, qual a vossa preferida?

Ver também as 10 receitas de carne preferidas dos leitores em: 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Massa com cogumelos salteados e lascas de parmesão

Há ingredientes que gosto de ter, sempre, no frigorífico. Cenouras, são sempre tão práticas. Para ralar e juntar a uma salada, para assar, saltear ou para acrescentar a guisados. Tomate cereja. Pepino, folhas verdes para saladas. Ovos, queijos, iogurtes e alguns molhos. Gosto de ter, também, ervas aromáticas e cogumelos.

Cogumelos para saltear e servir com pão torrado, para uma refeição rápida ou para um petisco. Cogumelos para juntar ou fazer outras preparações. Dependendo da dinâmica das nossas cozinhas, os ingredientes básicos a ter no frigorífico mudam. Os ingredientes que cada família considera básicos são fundamentais para que consigamos, em pouco tempo, preparar uma receita, em dias em que queremos uma refeição rápida.

Deixo-vos, hoje, esta sugestão rápida e cheia de sabor com cogumelos.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Carne de vaca guisada com tomate e tomilho

Cozinhar para a família foi desde que me lembro uma preocupação para a minha mãe e, para outras mães, obviamente. Fazia o almoço e o jantar todos os dias, de raiz. Fazia pão aos fins-de-semana e, congelava-o para termos, sempre, pão fresco durante a semana. Trabalhar ao lado de casa, dava-lhe essa possibilidade, mas vendo bem, ocupava-lhe muito tempo e andava sempre preocupada sobre o que deveria cozinhar para a família.

Hoje em dia, a vida mudou. A chamada vida moderna coloca muitas famílias a trabalhar fora de casa, deixando-lhes pouco tempo para preparar as refeições. Depois de um dia de trabalho, chegar a casa e preparar o jantar, pode ser um factor de ansiedade e de stress. Imaginem, picar cebola e alho, refogar, guisar uma carne, fazer um acompanhamento, lavar os verdes da salada, quando se chega à mesa, já se está exausta. E quando não se cozinha, muitas das vezes, acaba-se por escolher opções menos saudáveis e equilibradas. Penso que já nos aconteceu a todos.

Desde que comecei a planear e a pré-preparar as refeições da semana, que tenho a vida muito mais facilitada na cozinha. Mas, para isso, é preciso termos método. E neste método, há um conjunto de passos que temos que seguir, nomeadamente: pensar e decidir o que cozinhar, fazer a lista de compras depois de vermos o que temos no frigorífico, despensa e congelador. No dia em que fazemos as compras, devemos logo porcionar a carne ou o peixe, lavar e secar as folhas para as saladas e organizar os restantes ingredientes de modo a sabermos facilmente o que temos. Em duas ou três horas, num dia à escolha, cozinha-se o que se definiu. Depois de pronto, guarda-se no frigorífico ou, no congelador. Aconselho sempre a cozinhar mais um pouco e congelar. O congelador é um excelente aliado, por isso, há que usá-lo.

Quando cozinhamos uma carne estufada, por exemplo, demoramos o mesmo tempo seja pouca quantidade ou muita. Por isso, cozinhem logo a pensar em mais do que uma refeição. Cá em casa, faço isso, e facilita-me imenso a vida.

Um dos pratos, que faço muitas das vezes, em maior quantidade, a pensar também em congelar, é carne de vaca guisada. Deixo-vos, hoje, a receita.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Menu semanal #99

Mais uma semana que começa. E, para quem gosta de pré-preparar as refeições da semana, deixo-vos várias sugestões. Neste menu, destaquei a laranja como ingrediente principal das sobremesas. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #98.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

As 10 receitas de peixe e marisco preferidas pelos leitores em 2021

Ao longo do ano que passou, fui partilhando várias receitas de peixe e de marisco. Gosto, sempre, de perceber quais é que foram as receitas que mais vos agradaram.

As 10 receitas de peixe e marisco preferidas pelos leitores, em 2021, foram:


Destas 10, quais é que já experimentaram? Qual é que foi a receita que ficaram com vontade de fazer em casa para a família?

Ver também as 10 receitas de peixe e marisco preferidas dos leitores em: 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Almôndegas de peixe com molho de caril

No ano passado, quando vos perguntei, qual a receita que queriam que partilhasse dos workshops Receitas com Parmalat, que decorreram em Dezembro, em Lisboa e no Porto, o pedido foi, almôndegas de peixe com molho de caril.

E como o prometido, é devido, deixo-vos, hoje, a receita. Espero que gostem!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Sopa juliana

E viva as sopas! Adoro sopa. Nas minhas pré-preparações para as refeições da semana, há, sempre, sopa. Por vezes, faço uma base de legumes. Divido e, com a mesma base, faço duas sopas. Mostro-vos este processo no livro que desenvolvi, para a Epal, A Irresistível Água da Torneira À Mesa com Isabel Zibaia Rafael (download gratuito). É um livro cheio de receitas práticas para a família, em que vos mostro, como podem rentabilizar as vossas compras de forma sustentável.

Cá em casa, a sopa é uma excelente maneira de iniciarmos as refeições e é uma forma de incluirmos mais legumes na nossa alimentação. Uma sopa sabe sempre bem!

Este ano, decidi partilhar convosco mais receitas portuguesas ou, receitas que fazem parte da minha vida em família. Trago-vos, hoje, a receita da sopa juliana. Espero que gostem!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Carne de vaca guisada com esparguete

Há pratos que me fazem lembrar o conforto da comida das nossas avós e das nossas mães. Quando era miúda, sempre que havia carne guisada com esparguete, era uma festa, adorava! O entusiasmo que a comida nos provoca é fabuloso. Ainda hoje, quando faço carne guisada com massa, é sempre um sucesso. É daqueles pratos que resultam sempre bem e, de uma maneira geral, toda a gente adora. E no dia seguinte, parece que ainda fica melhor.

Para revisitar alguns dos sabores da cozinha portuguesa, da minha infância, deixo-vos a receita de carne de vaca guisada com esparguete. Podem usar carne de vaca, de frango ou outra carne que gostem.