quinta-feira, 8 de abril de 2021

Papas de aveia com framboesas

A Primavera pede comida colorida e feliz. Esta é uma das minhas épocas do ano preferidas. Dias com temperatura amena, Sol e céu azul, transmitem-nos uma energia tão boa.

Na Primavera costumos fazer algumas limpezas na casa. Destralhar, principalmente. Costumo começar pelo closet e fazer uma escolha das roupas que já não uso. Houve uma altura em que guardava roupas à espera de as vir a usar. Mas com o passar dos anos tenho percebido, que isso, raramente, acontece. Ou porque passou de moda ou, porque o corte já não é tão "moderno" ou, porque continua a não servir! Quando tenho peças que não uso há mais de três anos, penso que dificilmente as irei usar e por isso assiná-lo-as, para virem a ter um destino útil, a doação.

Depois do closet passo para a despensa. É fundamental fazermos de tempos a tempos uma limpeza à despensa, para vermos o que temos, darmos destino a alguma coisa que esteja em fim-de-validade ou até para perceber quais os produtos que temos em quantidade ou em falta.

Este ano, decidi que nas limpezas de Primavera, vou destralhar as gavetas da cozinha. Guardo sempre muitos utensílios, alguns até tenho repetidos e depois acabo sempre por usar os mesmos! Também vos acontece o mesmo?

Para quem tem apego às coisas, como eu, destralhar não é uma tarefa fácil. Mas aos poucos, vou conseguindo e no final, ao ver tudo mais arrumado e com espaço, até me sinto muito melhor!

Para quem procura inspiração para destralhar a casa, nesta altura do ano, deixo-vos uma sugestão de leitura, Destralhe a Sua Casa, um guia prático de Paula Margarido. Tem sido muito útil para mim.

Entre as arrumações de Primavera, os dias, cá em casa, começam com pequenos-almoços cheios de cor. De há uns anos para cá, que adoro papas de aveia. A rubrica Em Directo da Minha Cozinha que faço às Domingos às 10h da manhã, no Instagram, começou com papas de aveia. Viram?

E para começarem o dia com energia, deixo-vos, hoje, a receita de umas deliciosas papas de aveia com framboesas. Resulta tão bem!

Papas de aveia com framboesas

Ingredientes para 2 pessoas:
500 ml de água
85 g de flocos de aveia grossos
150 g de framboesas congeladas
1 pau de canela
1 colher de chá de sementes de linhaça
2 casquinhas de limão
1 colher de sopa de mel
1 pitada de sal

Ingredientes para servir:
125 ml de iogurte grego natural
Framboesas frescas q.b.
2 colheres de sopa de nozes pecan picadas
Xarope de tâmara (ou mel) q.b.


1. Colocar a água num tacho e adicionar os restantes ingredients.

2. Levar ao lume. Ir mexendo até obter a consistência desejada.

3. Retirar o pau de canela e a casca de limão.

4. Dividir por duas taças. Adicionar o iogurte, regar com o xarope de tâmaras ou mel, e decorar com as framboesas e as nozes picadas. Servir.

5 comentários :

Anjo-de-Mel disse...

Que aspecto super delicioso! Hei de experimentar ;) Bjinhos!

Maria disse...

Cá por casa... todos os dias há aveia. Adoramos.
MJC

Laranjinha disse...

Anjo-de-Mel,
muito obrigada.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Olá Maria,
adoro aveia.
Um beijinho.

O Meu Blogue às Sextas - A Jasmim disse...

Adoro papas de aveia. Amanhã vai ser o meu pequeno almoço. Um abraçinho A Jasmim