sexta-feira, 16 de abril de 2021

10 dicas para escolher e comprar peixe fresco

Quando se fala em comprar peixe fresco, muitas pessoas ficam receosas. Como saber se o peixe é mesmo fresco? E como se amanha? Perante tanta variedade, com formas e tamanhos diferentes, que espécies de peixe escolher?

Na verdade, são precisos, apenas, alguns conhecimentos e confiança para trazermos peixe, sem ser congelado, para casa. Quando comecei a comprar peixe fresco no mercado, para os almoços de domingo, no tempo em que tinha um quintal, lembro-me de ter pedido ajuda aos meus pais.

Para comprar peixe fresco, deixo-vos 10 dicas:
  1. Escolham uma peixaria, mercado ou supermercado. Caso não conheçam ou não queiram procurar, peçam referências aos amigos ou à família. Passem a fazer as compras regularmente nesse estabelecimento. Um espaço de confiança, faz a diferença.

  2. No momento da compra, peçam conselhos. Não tenham receio de perguntar. Com o tempo, serão os próprios vendedores também a aconselhar-vos. Por vezes, até partilham receitas sobre como devemos cozinhar determinado peixe.

  3. Trazer o peixe amanhado para casa é, sempre, muito prático e poupa-nos trabalho. Peçam para vos arranjarem o peixe. Também lhes podem pedir para o cortarem de acordo com as vossas preferências. Se é para cozer, para assar ou para fritar. Se querem em postas, mais ou menos, grossas, ou, em filetes. O corte deve ser adequado à preparação que irão fazer.

    Por exemplo, costumo comprar o salmão inteiro na peixaria e peço para o filetarem. Em casa, corto os filetes em tranches e congelo de acordo com o destino que lhes pretendo dar. A cabeça e a espinha cozo, retiro-lhe a carne e faço salmão à Brás ou, uso para juntar a legumes salteados ou, a uma tarte. Nada se desperdiça!

  4. Quando forem às compras, não se esqueçam de levar um saco térmico para colocarem o peixe e, assim minimizar as variações de temperatura. Quando chegarem a casa, devem acondicionar o peixe no frigorífico ou, no congelador. O peixe fresco, deve ser consumido, de preferência num intervalo de 24 horas.

  5. Caso, guardem o peixe no frigorífico, podem embrulhá-lo num pano húmido e colocar cubos de gelo, para que ajude a prolongar a frescura. Ao congelar, dividam o peixe em porções e, não se esqueçam, de etiquetar os sacos.

  6. Ao escolherem o peixe, tenham atenção à frescura. O peixe deve cheirar a maresia. Há quem diga que o cheiro do peixe fresco faz lembrar o cheiro do pepino.

  7. O peixe fresco deve ter um aspecto firme e resistente. Caso pareça estar mole e flácido, poderá já não estar muito fresco.

  8. A pele e as escamas do peixe devem estar brilhantes, sem cortes. As barbatanas devem apresentar-se direitas e inteiras.

  9. Os olhos devem ser brilhantes, vivos e, nunca ensaguentados ou opacos.

  10. As guelras devem ser de um vermelho vivo, que indica frescura e, não uma cor desmaiada.

Espero que estas dicas vos ajudem na próxima ida às compras!

4 comentários :

" R y k @ r d o " disse...

Dicas/sugestões que anotei e elogio
.
Abraço poético.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Laranjinha disse...

Obrigada, Ryk@rdo.

Maria disse...

Maravilha. Obrigado
Beijinhos
MJC

Laranjinha disse...

Maria,
obrigada.
Um grande beijinho.