Mais do que fazer dieta ou seguir um regime alimentar A ou B, o importante, é procurarmos ter um estilo de vida equilibrado. Um estilo de vida que envolva preocupações a nível alimentar e de actividade física.
Mudei de vida aos 41 anos. Uma decisão ponderada. Despedi-me. Fui de férias e quando regressei a confrontação com a nova realidade foi um choque. Passei de uma vida activa, dinâmica, com uma agenda preenchida, para uma vida mais livre, em que a gestão do tempo passou a ser feita por mim. A adaptação a uma nova realidade exige sempre tempo. Podermos gerir a nossa agenda é algo atractivo e romântico, mas a realidade, mostra-nos que a vida nem sempre é uma novela com final feliz. Há novos hábitos a promover, as rotinas passam a ser outras, as preocupações mudam. Há novos desafios.
Passados uns tempos, em casa, percebi que precisava de mudar a minha alimentação. O que procurei foi tentar encontrar uma forma de não fazer dieta, mas comer de forma mais equilibrada. Sem proibições, mas com
equilíbrio. A minha preocupação foi, como é que eu comendo, posso perder peso e sentir-me bem? Que tipo de escolhas é que devo fazer, de modo a não me sentir emocionalmente presa pelo peso de comer isto e de não comer aquilo?
Uma das coisas que já fazia, mas que passei a fazer de forma sistemática, foi a ter sopa feita em casa. Lembrem-se que para fazermos uma alimentação equilibrada, um dos primeiros passos é cozinhar em casa. E fazer sopa, não custa mesmo nada. Podemos sempre fazer sopa em quantidade e congelar.
A sopa é uma excelente maneira de iniciarmos as nossas refeições. Se nesta altura do ano, poderá não ser tão atractivo, por causa do calor, comer um prato de sopa a todas as refeições, aconselho a manterem-na pelo menos ao jantar. A sopa ajuda-nos a ingerir mais água, mais legumes e pode ser uma forma de controlarmos melhor a nossa ânsia de comer.
A dieta que devemos procurar fazer deve ser aquela que nos traga alimentos ricos em nutrientes. Associada a esta ideia decidi começar a incluir mais legumes e leguminosas nas minhas refeições. Por isso, cá em casa, há sempre sopa!