segunda-feira, 9 de julho de 2018

Iogurte grego com figos caramelizados e amêndoa tostada


O Verão tem o poder de nos trazer algumas das melhores frutas que a Natureza se encarregou de criar. Entre as ameixas, as uvas, os alperces, as amoras ... são os figos que ganham todo o protagonismo, pela sua doçura, pela satisfação que nos dão. Há lá prazer maior do que apanhar um figo maduro, ligeiramente estalado do sol, e comê-lo logo ali, junto à árvore, sem pensar em mais nada a não ser no puro prazer de comer um figo maduro? É pura felicidade!

E para aproveitar os primeiros figos da estação que chegaram, cá a casa, decidi fazer uma sobremesa simples, rápida e deliciosa, para o almoço de ontem. Se gostarem, podem servi-la fresca ou então, com os figos ligeiramente mornos. Uma sobremesa com sabor a Verão. Tão bom!


Iogurte grego com figos caramelizados e amêndoa tostada

Ingredientes para 4 pessoas:
4 figos (aproximadamente 300 g)
500 g de iogurte grego
2 colheres de sopa de Amaretto
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de vinagre balsâmico cremoso
Amêndoa laminada tostada q.b.


1. Levar uma frigideira ao lume com o mel e o vinagre balsâmico. Assim que estiver quente e juntar os figos cortados em pedaços. Deixar caramelizar um pouco os figos. Reservar.

2. Misturar o iogurte grego com o Amaretto.

3. Distribuir os figos por 4 taças. Adicionar a cada uma das taças o iogurte grego.

4. Polvilhar as taças com a amêndoa laminada tostada e regar tudo com um pouco do molho dos figos. Servir.

Não experimentei mas penso que poderão substituir, o Amaretto por Amarguinha, caso não tenham. Ou então, aromatizar o iogurte com baunilha.

Sem comentários :