terça-feira, 3 de julho de 2018

Cachaço de porco no tacho com legumes


Adoro comida de tacho. Sabe a conforto. E quando se quer preparar uma refeição para partilhar com a família, que não dê muito trabalho, acaba por ser, também, uma excelente opção.

Como o Verão este ano anda um pouco envergonhado, este tipo de receitas continua a saber tão bem cá em casa. Ora temos dias de calor, que nos inspiram a ir para a praia ou a fazer umas compras a pensar nas férias. Ora temos dias, em que a chuva dá um ar de sua graça, e lá temos que andar de guarda-chuva e casaco.

O tempo é como a vida, sempre cheio de surpresas e imprevistos. Mas faça chuva ou sol, o importante é transformarmos os momentos à volta da mesa para saborearmos coisas boas e que nos deixem felizes.


Cachaço de porco no tacho com legumes

Ingredientes para 6 pessoas:
1,500 kg de cachaço de porco inteiro
50 ml de azeite
1 cebola
4 dentes de alho
2 colheres de sopa de concentrado de tomate
200 ml de vinho branco
300 ml de caldo de legumes (ou água)
2 cenouras
2 cherovias
400 g de couves de Bruxelas (congeladas)
1 ramo de salsa
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Temperar a carne com sal e pimenta.

2. Levar um tacho ao lume com o azeite. Assim que começar a aquecer, colocar a carne e alourá-la de ambos os lados. Retirar a carne e reservar.

3. Colocar a cebola no tacho. Deixar amaciar um pouco e juntar os dentes de alho picados e o concentrado de tomate.

4. Regar com o vinho branco e a água ou caldo. Adicionar a carne, o ramo de salsa, e as cenouras e as cherovias cortadas.

5. Tapar o tacho e deixar cozinhar em lume brando durante 1 hora. Ir mexendo de vez em quando.

6. Adicionar as couves de Bruxelas. Se necessário adicionar um pouco mais de água, caso tenha pouco caldo e para que não queime no fundo. Tapar o tacho e cozinhar mais 30 minutos. A meio mexer.

7. Retirar do lume e servir.

Sem comentários :