Próximos Eventos
Algueirão-Mem Martins 21 de Julho de 2018
Sábado:
11h30 - 12h30      Showcooking Saladas Saudáveis ao Ar Livre
 
Entrada livre Jumbo Sintra

sexta-feira, 6 de julho de 2018

Coelho estufado com feijão branco


As receitas de coelho são quase como as de bacalhau. Temos mil e uma formas de preparar esta carne. O coelho sempre fez parte de muitas das minhas refeições, em família. Cresci a adorar um arroz de coelho com tomate que a minha mãe fazia e que, ainda hoje, me deixa a salivar. E coelho grelhado? Tão bom!

Cá em casa, procuramos fazer uma alimentação variada e equilibrada. A carne de coelho, sendo uma carne magra, versátil, de fácil digestão, entra em algumas das nossas refeições. Felizmente, hoje em dia, encontramos também à venda, para além do tradicional coelho inteiro, outros tipos de corte. Desde lombos, coxas, pernas, fígados e costeletas. Estes cortes permitem uma versatilidade ainda maior na confecção de receitas com coelho.

Actualmente, está a decorrer uma campanha europeia de incentivo ao consumo de carne de coelho, dinamizada em Portugal, pela ASPOC - Associação Portuguesa de Cunicultura. Nesse sentido, fui desafiada a preparar uma irresistível receita de coelho.

Coelho estufado com feijão branco é uma receita muitas vezes feita para almoços em família, muito prática, e que todos adoram, desde os mais pequenos aos mais crescidos. O coelho é uma carne magnífica que temos que cozinhar mais vezes.


Coelho estufado com feijão branco

Ingredientes para 4 pessoas:
1 coelho partido em pedaços
4 dentes de alho
1 folha de louro
4 bagas de pimenta-da-Jamaica
300 ml de vinho branco
50 ml de azeite
1 cebola picada
3 tomates maduros
2 cenouras
200 ml de água
1/2 chouriço
500 g de feijão branco cozido
Sal e pimenta-preta q.b.
Salsa picada q.b.


1. Colocar a carne de coelho, previamente limpa de gorduras, numa taça. Adicionar os dentes de alho esmagados, a folha de louro, a pimenta da Jamaica, sal e pimenta--preta a gosto, e o vinho branco. Tapar. E deixar a carne marinar umas horas, de preferência de um dia para o outro, ou pelo menos 30 minutos.

2. Levar um tacho ao lume com o azeite, assim que estiver quente, colocar os pedaços de coelho e deixar alourar de ambos os lados. Retirar a carne e reservar.

3. Adicionar ao tacho a cebola picada. Assim que estiver macia, adicionar o tomate picado, limpo de peles e sementes. Deixar refogar um pouco.

4. Juntar as cenouras cortadas às rodelas, o coelho, a marinada, a água e o chouriço cortado às rodelas. Tapar o tacho e deixar cozinhar em lume brando durante 40 minutos. A meio mexer e se necessário, acrescentar mais água.

5. Esmagar 3 colheres de sopa de feijão numa taça e adicionar ao estufado juntamente com o restante feijão cozido.

6. Deixar ferver um a dois minutos. Retirar do lume e servir polvilhado com salsa picada.


Esta é uma forma deliciosa de comer coelho. E se for partilhado numa refeição, com a família, ainda mais especial se torna!

9 comentários :

  1. Q buena pinta! Descubrí tu blog hace poco y me encanta. Además aprendo un poco de portugués!!! (Soy española, andaluza más concretamente y una enamorada de tu país). Enhorabuena!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amaj,
      muito obrigada.

      Eliminar
    2. A conselho a fazer e muito bom para quem gosta de comer bem 👍

      Eliminar
  2. A carne de Coelho é a minha preferida (enquanto ainda como carne...), mas por aqui costuma fazer-se assado no forno. Vou agora apontar a receita p fazer da próx vez q se comer Coelho :) Bjinhos e bom fds.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo-de-Mel,
      espero que gostes. Esta é uma receita muita apreciada cá em casa nos almoços de família.
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Piedade,
      espero que goste.
      Fica tão bom.
      Um beijinho.

      Eliminar
  4. Bomdia posso pôr mais feijão somos seis obrigada vou fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria José,
      sim, pode colocar mais feijão.
      Espero que tenha gostado.

      Eliminar