terça-feira, 1 de agosto de 2017

Lombinhos de porco com ameixas secas e vinho do Porto


Bem-vindo querido mês de Agosto. Este é o meu mês. O mês em que nasci! A data do nosso aniversário é a mais importante de todas. Nada supera a alegria de partilharmos, com os outros, a dádiva da vida.

No mês de Agosto, cá por casa, cozinha-se sempre com muito tomate. Nesta altura do ano chega-nos doce e suculento. Tendo em conta que somos o terceiro produtor mundial deste fruto, que quando se diz "à portuguesa", significa que o prato leva tomate. Por tudo isto, acho que se deveria criar o Dia do Tomate aqui em terras Lusitanas! Nesta altura de abundância costumo fazer molho de tomate, congelar e depois ir usando ao longo do ano. A verdade é que não dura assim tanto tempo! Uso-o muito, principalmente, em pratos de carne estufada.

Procuro, nesta altura do ano, fazer muitos doces e compotas. A fruta chega-me madura do quintal, em Santarém, e tenho que lhe dar destino. Faço muitas compotas mas pouca quantidade de cada. Entre um frasco para a mãe, outro para a cunhada, um para a sogra e um ou outro para oferecer às amigas mais chegadas, o que é certo, é que as compotas vão desaparecendo!

A receita que partilho, hoje, foi feita nos finais de Julho, não para destacar e enaltecer as coisas boas do Verão, mas para dar destino a umas ameixas secas que ainda tinha do Natal. O resultado foi um prato cheio de sabor que todos, cá em casa, adorámos!


Lombinhos de porco com ameixas secas e vinho do Porto

Ingredientes para 4 pessoas:
2 lombinhos de porco
180 g de ameixas secas
2 dentes de alho
25 g de manteiga sem sal
200 g de batatinhas novas cozidas
30 ml de vinho do Porto
30 ml de azeite
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Cortar os lombinhos de porco ao meio. Temperar com sal e pimenta.

2. Tirar o caroço às ameixas.

3. Fazer um furo no meio de cada lombinho, no sentido do comprimento. Rechear os lombinhos com as ameixas secas.

4. Levar a manteiga numa frigideira ao lume. Assim que derreter colocar os lombinhos recheados e deixar alourar bem de ambos os lados.

5. Dispor a carne num tabuleiro de forno com as batatas. Regar com o vinho do Porto e com o azeite.

6. Levar ao forno pré-aquecido a 220ºC durante 25 minutos.


Acompanhar a carne com uma salada verdes.

3 comentários :

Unknown disse...

Eu também adoro o mês de Agosto, até porque também foi o mês em que nasci. Não gosto de ameixas, mas comeria essa carne, que tem um aspecto suculento e delicioso. beijinhos

https://saboresdoninho.blogspot.pt/

Laranjinha disse...

Sabores do Ninho,
que coincidência gira! Agosto é um grande mês!
A carne assim, fica tão boa.
Um beijinho.

Unknown disse...

Adorei a receita. Farei hoje, para o réveillon!