segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Ideias para decorar frascos de doce


O Verão traz a abundância de frutas. No quintal, em Santarém, temos várias árvores que alimentam as fruteiras cá de casa, nesta altura do ano. O facto de termos um quintal com uma horta, onde produzimos frutas e legumes, é algo que me deixa muita grata. As frutas do quintal apanhadas por nós têm logo outro sabor! Costumo trazer ameixas, pêssegos, figos, uvas, abrunhos, melão, meloas, melancia e marmelos.

Talvez porque seja algo que me deixou boas recordações de infância, a verdade é que nesta altura do ano procuro fazer sempre doces de fruta para guardar e depois ir oferecendo aos amigos e à família.

Ao longo do ano vou guardando frascos de vidro. Lavo-os e retiro-lhes os rótulos. Quando a cola dos rótulos teima em não sair, depois das lavagens, ensopo um disco de maquilhagem em benzina e passo na zona com a cola. Sai logo! Gosto de guardar frascos de diferentes tamanhos e formas. Hoje em dia, encontram-se frascos de vidro facilmente à venda. Mas o facto de guardar os frascos de produtos que vamos consumindo é uma maneira de reciclar e de poupar. Era assim que fazíamos em casa da minha mãe e acho que gosto de fazer o mesmo.


Ao guardar frascos, de isto e daquilo, deparo-me com tampas diferentes, muitas têm a indicação do produto que usei. Ao oferecer, não gosto de dar um frasco com uma marca ou com a indicação do nome do produto original. A solução que encontrei é simples, forro as tampas dos frascos. Podemos forrá-las usando papel - gosto de usar papel pardo - ou tecido. Pode-se também usar papel autocolante.

O processo é simples, envolve cortar o papel ou o tecido com tamanho suficiente para forrar a tampa. E depois colar. Podem fazer um círculo no papel com a medida da tampa usando um compasso e depois com a tesoura recortar. Para obterem a medida, com uma régua tiram o diâmetro da tampa e depois juntam os centímetros referentes à altura. Um frasco com a tampa forrada, fica logo diferente.


Ao oferecer um doce ou compota, gosto que o frasco fique bonito. A notar-se que foi feito em casa mas com amor e muito carinho. Gosto de decorar os frascos com tampas. As tampas podem ser de tecido. Ou melhor, sobras de tecidos coloridos. Uso normalmente tecidos ao xadrez ou às bolinhas. Encontram-se facilmente à venda em lojas de tecidos, às vezes compro pedaços com medidas irregulares que já não têm saída e estão em saldo. Corto o tecido. Coloco em cima da tampa e prendo-o com um elástico. Depois uso ráfia ou outro tipo de material para atar e fazer um laço. As decorações podem ser alusivas à época. Por exemplo, no Natal, uso fitas mais coloridas e tecidos com motivos da quadra. Na Páscoa ou para o Dia da Mãe, uso tecidos e fitas alegres, com cores vivas.


Para além dos tecidos, gosto de usar papel para decorar as tampas dos frascos de doce. O processo é também muito simples. Recortam-se discos de papel com tamanho suficiente para tapar as tampas. Não se preocupem se os discos não ficarem bem recortados! No final, quando se coloca nos frascos até é giro não ficar tudo muito certinho.

Podem decorar o papel usando carimbos, com motivos ou dizeres. Eu gosto de usar os que podem ver na imagem em cima. Com um cordel colorido atam o papel ao frasco, ajuda para esta tarefa prenderem o papel previamente com um elástico, principalmente se fizerem esta operação sozinhos. Podem escrever na tampa o nome do doce ou então colocarem etiquetas com a designação e a data de confeccção. Para fazerem as etiquetas há várias possibilidades, mas o Canva, é interessante.

Uso normalmente dois tipos de etiquetas que compro já feitas e onde é só escrever o que pretendemos. As que uso são para colocar penduradas no frasco, como podem ver nas fotografias. Há etiquetas que também se podem colar nos frascos. Mas gosto assim, de modo a que se veja também o doce, principalmente quando os frascos são mais pequenos.

Também costumam aproveitar a fruta da estação para fazerem doces e compotas? E como decoram os vossos frascos?

12 comentários :

Tiziana disse...

nice post!
Hi dear, i'm a new follower, can you follow me on my blog?
https://amoriemeraviglie.blogspot.it/

Ana Figueiredo disse...

Adorei a ideia dos carimbos! Também faço compotas, espreite o meu blog: http://portaldasartesdecorativas.blogspot.pt/search/label/Compotas
Beijihos

Laranjinha disse...

Olá Ana,
já fui espreitar. Gostei muito também das tuas etiquetas.
Uso muito os carimbos. Até para colocar em caixas de bolachas que faço e ofereço.
Um beijinho.

Anjo-de-Mel disse...

Isabel, q belas ideias! Tb costume oferecer compotas, mas a maioria dos frascos tem tampa lisa; de vez em qd aparece um ou outro com o nome do produto anterior, mas costume colocar sempre uma 'tampinha'. Só q, ao abrir o frasco, vão ver e assim c essas colagens já ñ se vê ;) Mt obrigada, hei pôr em prática, até tenho carimbos bem giros q posso usar e papel kraft :)

Anjo-de-Mel disse...

P.S. - onde compras a benzina p tirar a cola dos frascos? Tenho alguns c esse problema... Obrigada :)

ME Assessoria disse...

Amei as dicas, ficaram lindos :D

http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

Laranjinha disse...

Anjo-de-Mel,
encontras em alguns supermercados. É ires vendo.

Laranjinha disse...

Anjo-de-Mel,
obrigada. E há carimbos tão giros!
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Obrigada, Monyque.

Unknown disse...

Estão lindos realmente, parabéns

Laranjinha disse...

Muito obrigada, Maria.

Unknown disse...

Eu também costumo guardar os frascos que vou utilizando ao longo do ano. Até o molho de tomate congelo nesses frasquinhos. Adorei as tuas sugestões. beijinhos

https://saboresdoninho.blogspot.pt/