quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Foi em Julho que ...


Foi em Julho que os meus amigos Nancy e Nuno se casaram. Uma festa bonita que nos levou de Tuc-Tuc, desde a Avenida da Liberdade até ao Castelo de São Jorge, em Lisboa. É tão bom podermos viver estes momentos com os amigos. Festejar a vida, o amor, com os outros, torna-nos mais felizes e gratos.

Em Julho recebi a Paula, o Ricardo e a Mafalda, amigos de longa data, cá em casa. Num dos dias, Domingo, preparei-lhes um pequeno-almoço em jeito de brunch, com muitas coisas boas, ovos, sumos, leite, café, pão fresco e torrado (acho que conquistei mais uns fãs para o pão que faço cá em casa!), queijos, presunto, compotas e fruta fresca. Nem imaginam o gosto com que preparo estes momentos. A partilha à mesa é uma dádiva. É tão bom podermos dar carinho, amizade, simpatia, o nosso cuidado com os outros, em forma de refeição. Há amigos que merecem muito!


Fui pela primeira vez à praia este ano, num dos primeiros dias de Julho. O Ricardo e eu gostamos de ir até à praia ao final do dia, quando a força do sol já se foi. Fazemos um passeio à beira-mar. E quando o pôr-de-sol chega, acabamos o nosso dia a tomar um café numa das esplanadas que ainda estejam abertas. Confesso que há dias em que trocamos o café por um gelado. Sabe tão bem!


As minhas sobrinhas estiveram, num fim-de-semana de Julho, cá em casa. Fizemos pizzas e pão. A alegria delas a mexer na massa foi contagiante. A alimentação é saúde e se envolvermos as crianças na preparação da comida, vão valorizá-la de outra maneira. Acreditem que até comem os legumes a que muitas vezes fazem cara feia!

Uma das coisas que adoro sempre que vou a Santarém, é visitar a horta, no quintal, dos meus pais. E nesta altura está ainda tudo tão bonito. Aproveito e trago sempre muitos produtos hortícolas. Trouxe curgetes e flores de curgete. Apanhei ameixas vermelhas e amarelas, abrunhos, amoras e o primeiro tomate da época. Espreitei os marmelos e as romãs. Ter uma terra com uma horta é tão bom!

Em Julho, fui aprender um pouco mais sobre peixe e marisco num workshop Pescanova realizado no Mercado da Ribeira pelo chef Miguel Mesquita. Podem ver aqui as receitas que preparámos.

O Mercado de Alvalade foi renovado, tem agora um espaço de lazer para crianças e uma zona com mesas, muito acolhedora. Nesta renovação foi criado também um espaço para exposição de fotografia. Eu estive lá a cozinhar no dia da inauguração. Foi uma manhã deliciosa. O desafio era preparar receitas com produtos à venda no mercado. Entre as várias coisas que fiz contam-se uma limonada, um gaspacho, uma salada de bacalhau e uma deliciosa cataplana de peixe e marisco.


Voltei ao mercado no dia 22 de Julho, a convite do Ministério da Saúde para participar num painel de debate durante a apresentação do programa de Promoção da Alimentação Saudável. Um destes dias volto a falar-vos deste programa e de algumas das minhas ideias sobre como podemos ter uma alimentação saudável. Para já, podem consultar o programa. A alimentação é saúde, o nosso bem mais precioso.

Em Julho, houve tempo para as primeiras sardinhas assadas, comidas num almoço de família com a tradicional salada de tomate com pimentos assados. Adoro. Uma das minhas comidas de Verão são as sardinhas assadas!


Julho consolidou os dias quentes de Verão. Trouxe a vontade de partir de férias. Que Agosto nos traga a magia dos dias longos de Verão. Que nos traga a possibilidade de olhar para o céu numa noite estrelada e agradecer cada dia, cada minuto, de alegria. Que Agosto seja um mês de descanso, que nos possibilite reunir forças e recuperar energias. Bom mês de Agosto para todos vocês!

1 comentário :

Bruno disse...

Um óptimo balanço. :)
Por aqui, concordo que Julho foi um bom mês. Para mim, marcou um regresso aos blogs de culinária, depois de uns anos afastado. Não só um regresso à escrita, mas também a acompanhar com mais atenção os espaços que já conhecia (como este :) ), e outros novos que tenho descoberto a pouco e pouco.

Quanto a Agosto - sim, é mês de férias. E já ando a contar os dias. :)