quinta-feira, 20 de julho de 2017

Workshop Sabores de Verão da Pescanova

( Fotografia de Nuno Fontinha )

O Verão, com os seus dias quentes, exige mudanças na nossa alimentação. Privilegiamos os sumos, os pratos frios, e a fruta fresca, sumarenta, para terminar a refeição. Se gostamos de churrascos, a verdade é que na nossa mesa, em dias de grande calor procuramos ter a frescura e a suculência de um prato de peixe ou de um bom marisco.

E foi este o mote para o workshop Sabores de Verão da Pescanova, que se realizou no espaço Samsung Chef's Experience - Time Out Market, em que tive o privilégio de ser convidada a participar. Este workshop foi dinamizado pelo chef Miguel Mesquita e contou com a presença do actor Lourenço Ortigão e da nutricionista Raquel Abrantes.

Numa altura em que se fala tanto de alimentação, neste workshop exemplificou-se como podemos preparar uma refeição nutricionalmente equilibrada, com produtos de fácil acesso e com ingredientes característicos da Dieta Mediterrânica, como os legumes, o peixe, o pão e o azeite.

Quem procura fazer uma dieta equilibrada, deve incluir nas refeições semanais mais pratos de peixe, do que carne. E nas carnes, privilegiar as chamadas carnes brancas em detrimento das vermelhas. Cá em casa tentamos seguir este princípio. Gostamos de carne, mas o peixe tem um peso elevado nas refeições semanais.

Em prol da nossa saúde é sempre importante percebermos os benefícios que os alimentos nos trazem. Às vezes decidimos optar por produtos que estão na moda sem perceber os seus reais benefícios ou se existem outros igualmente bons e mais acessíveis à nossa bolsa.

Neste workshop, utilizámos, como ingredientes principais, o miolo de camarão e de mexilhão, e os medalhões de pescada do Cabo da Pescanova. O miolo de camarão e de mexilhão, cá em casa, nesta altura do ano, são ingredientes privilegiados para usar nas saladas. São muito práticos e toda a gente adora. O chef Miguel Mesquita surpreendeu-nos, também, com uma interessante maneira de confeccionarmos a pescada, cozendo o peixe num caldo com vinho branco.


O ambiente vivido nesta manhã de aprendizagem foi de alegria e boa disposição. É curioso ver como um grupo de pessoas se pode divertir a cozinhar. Preparámos, sob a supervisão do chef, dois pratos. Uma entrada, salada de camarão e mexilhão, muito fresca. Servida com fatias de pão torrado, uma mesa cheia de amigos e um vinho branco fresco, é de ir ao céu. Experimentem!

O prato principal foi medalhões de pescada com crumble de broa e azeitona. O sabor fresco da pescada combinou de forma deliciosa com a mistura de pimentos e com os aromas quentes da broa de milho. Um destes dias vou experimentar fazer cá em casa, para a família, pois é um prato que se prepara num abrir e fechar de olhos e é delicioso. Mais uma forma de servir pescada. Os medalhões ficaram suculentos e com muito sabor.

Neste workshop fiz grupo com duas colegas muito simpáticas e divertidas, a Ana do blogue A Nitricionista, e a Gabriela. Quando cozinhamos com pessoas felizes, tudo corre bem!

( Fotografia de Nuno Fontinha )


Salada fresca de camarão e mexilhão

Ingredientes para 2 pessoas:
200 g miolo de camarão Pescanova
150 g miolo de mexilhão Pescanova
1/2 limão
1 cebola roxa
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho
1 dente de alho
1/2 ramo de salsa
1/2 colher de chá de pimentão doce
3 colheres de sopa de azeite virgem extra
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco


1. Colocar um tacho ao lume com um pouco de água e umas gotas de limão. Assim que a água ferver, deitar o camarão e o mexilhão e deixar cozinhar durante cerca de 1 minuto. Retirar os mariscos para uma taça com água e gelo para parar a cozedura.

2. Depois de frio, colocar tudo numa outra taça.

3. Juntar o alho muito picadinho, os pimentos cortados em cubinhos (em brunesa) e a cebola em meias luas.

4. Deitar o azeite, vinagre e mexer tudo muito bem.

5. Picar a salsa envolvendo tudo.

6. De seguida adicionar o pimentão doce e temperar com sal e pimenta.

7. Servir acompanhado de umas tostinhas de pão.


Medalhões de pescada com crumble de broa e azeitonas

Ingredientes para 2 pessoas:
2 medalhões de pescada do Cabo Pescanova
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento amarelo
1 cebola
Vinagre de vinho branco q.b.
Coentros frescos q.b.
Azeite q.b.
1 folha de Louro
Pimenta-preta em grão q.b.
2 dentes de alho
1 copo de vinho branco
1 copo de água
1/2 chávena de azeitonas pretas sem caroço
150 g de broa de milho


1. Cortar os pimentos em tiras e a cebola em gomos.

2. Aquecer um pouco de azeite num tacho e juntar a cebola e os pimentos e deixar caramelizar em fogo lento. Temperar com sal e um pouco de pimenta-preta. Quase no final, refrescar com umas gotas de vinagre. Reservar.

3. Num outro tacho, levar a lume brando o azeite, os grãos de pimenta, o louro partido, o sal e os alhos cortados ao meio. Quando estiver a ferver, adicionar o vinho branco e um pouco de água, se necessário. Adicionar os medalhões de pescada e deixar cozer. Retirar e reservar.

4. Desfazer a broa de milho e tritura-la com as azeitonas até obter uma mistura com a textura de areia. Reservar.

5. De seguida, preparar o piso de coentros. Aquecer um pouco de azeite. Juntar num copo misturador os coentros e o azeite e triturar tudo.

6. Servir o medalhão de pescada sobre a salada de pimentos. Por cima, polvilhar com o crumble de broa e azeitonas.

7. Regar tudo com o piso.

3 comentários :

Laranjinha disse...

Obrigada, Mary.
Foi uma manhã muito gira. E as receitas são óptimas.
Um beijinho.

Unknown disse...

Deve ter sido bastante interessante esse workshop.
É uma marca que eu gosto bastante pela diversidade e qualidade dos seus produtos.
A Salada e o crumble de pescada, têm um aspecto divinal.
As fotografias estão maravilhosas.
Adorei o teu sorriso enorme. beijinhos

https://saboresdoninho.blogspot.pt/

Laranjinha disse...

Sabores do Ninho,
obrigada.
Um grande beijinho.