terça-feira, 11 de julho de 2017

Junho e a chegada do Verão


Junho traz a alegria da chegada do Verão. Uma das minhas estações preferidas. Para mim o Verão é sinónimo de férias, de dias longos, de idas à praia, de sardinhadas com a família. É tempo de abrandar o ritmo, de andar de chinelos, de olhar mais vezes para o céu, de fazer passeios pela cidade, de ir à praia, ler livros leves e inspiradores. Em Junho li Um Ano para Ser Feliz de Lori Nelson Spielman, um livro delicioso para saborear nos dias bonitos de céu azul. Conta-nos a história de Brett, que depois da morte da mãe, tem de realizar uma lista de objectivos que escreveu quando era miúda e que a mãe guardou ao longo dos anos. Entre os objectivos conta-se apaixonar-se, ter filhos, fazer as pazes com o pai, ajudar os pobres, voltar a dar aulas, ter um cavalo, um cão ... Um romance com final feliz que nos inspira a traçar e a realizar objectivos. Imaginem o que fariam se tivessem um ano para mudar a vossa vida? Um livro, para quem como eu, gosta de fazer listas de coisas que quer fazer.

Junho foi um mês de trabalho. Estive a fazer pão com crianças na Quinta da Ribafria numa interessante iniciativa para as famílias organizada pela Câmara Municipal de Sintra. Fizemos pão de beterraba com nozes, de cenoura com salsa e alho - o mais apreciado de todos - de abóbora e de espinafres. Em Lisboa teve lugar o workshop Receitas Frescas de Verão. Foi uma manhã de domingo muito bem disposta. Estive ainda na Feira do Livro de Lisboa numa tarde bonita, cheia de sol, para um showcooking. O carinho de quem fez questão de assistir deixou-me de coração cheio. Obrigada!


Fui também até à Biblioteca Municipal da Chamusca apresentar receitas do meu livro O Livro de Petiscos da Isabel. Já experimentaram as sangrias ou a limonada com framboesas? Nestes dias quentes, sabem tão bem! Estive também em Loures, na loja IKEA, para um showcooking com produtos que gosto muito como o concentrado de flor de sabugueiro, a mistura de grãos e o salmão. Uma das receitas que preparei foi uma infusão com flor de sabugueiro adaptada do meu livro Delicioso Piquenique, que faço muitas vezes cá em casa, durante o Verão.

Tentei aproveitar o quintal em Santarém. Gosto de ver as plantas a crescer. De olhar para as árvores de fruto. De apanhar hortelã. De dar de comer às galinhas. Pequenas coisas. Acreditam que este contacto com a terra inspira-me? Regresso a Lisboa sempre mais feliz!

Em Junho passei pelo Alvarinho Wine Fest, um festival dedicado aos bons vinhos desta casta que se produzem na região de Melgaço. Aprendi a fazer tapioca com o chef Vicente Neto. Receita a reproduzir num dos meus próximos workshops dedicado ao brunch. Vão adorar! Fui também a uma aula de sushi. Para mim, a parte mais difícil é sempre preparar o arroz, sem a panela para o efeito. Mas consegue-se fazer.

Voltei ao Porto para mais uma participação no programa da RTP, A Praça, onde apresentei duas deliciosas saladas de Verão. Daquelas que dá para fazer para toda a família ou para levar para a praia. É sempre tão bom voltar aos sítios onde fomos ou somos felizes!

O saber não ocupa lugar, como se costuma dizer. E quando se é curioso, a sede pelo conhecimento não tem fim. Por isso aceitei o convite da Parmalat para participar num workshop com receitas sem lactose com o chef Pedro Sommer. Tenho que partilhar convosco o leite creme que o chef nos ensinou a preparar com hortelã e laranja. Tão bom! Estive também na Academia Time Out num workshop Samsung Chefs Experience com a Pescanova e o conhecido actor, José Fidalgo. Preparámos camarão de Moçambique na frigideira com malagueta e bacalhau confitado, com um toque de citrinos. Para sobremesa, um arroz doce fidalgo, feito, em tempos idos para dias de festa, com muitas gemas de ovos. Uma verdadeira delícia!


E para quem gosta de Van Gogh, não percam a exposição na Cordoaria Nacional, em Lisboa, até ao fim de Agosto. Eu já lá estive. É uma exposição interactiva, cheia de momentos inspiradores e com a poesia característica das coisas bonitas.

Em Junho fiz pão. Cozinhei as coisas boas que trouxe da horta. Fiz compotas. Quando faço compotas penso sempre que é uma maneira de guardarmos um bocadinho do Verão para irmos saboreando nas outras estações do ano.


Junho foi um mês de trabalho, com muitas coisas boas. Espero que Julho nos traga a felicidade dos dias bonitos de Verão.

4 comentários :

H disse...

Gosto muito do seu blog tão inspirador. Adoro as dicas literárias. Também partilho do seu interesse pela Natureza. E adorava aprender a fazer os seus pães. Obrigada por partilhar momentos,fotos e coisas positivas.

Unknown disse...

Adorei este resumo! beijinhos

Laranjinha disse...

Fiquei tão contente ao ler o seu comentário.
Obrigada.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Sabores do Ninho,
gosto sempre de ir anotando o que faço. É uma forma de valorizarmos o que fazemos. No fundo, é uma forma de dizer, eu vivi! :)
Um beijinho.