quarta-feira, 12 de julho de 2017

Peito de frango grelhado com cobertura de ananás e abacate


Muito se fala, hoje em dia, de alimentação e de comida saudável. Diabolizam-se uns alimentos e promove-se a inclusão de outros. A verdade, é que a nossa alimentação sempre foi dinâmica. Ao longo dos tempos a inclusão de alimentos novos e o abandono de outros refletiu-se de forma profunda na nossa gastronomia.

Veja-se quando a batata chegou às nossas mesas. Em virtude disso, abandonámos o consumo, por exemplo, da castanha. Para mim, é importante fazermos uma alimentação saudável em prol da nossa saúde, do nosso bem estar. Todos sabemos que há alimentos que devemos comer com parcimónia, principalmente quando são ricos em açúcar, sal e algumas gorduras. Que há pratos que sabem bem em dias de festa e que não são, por hábito, para as refeições do dia-a-dia.

Perante as questões da alimentação, o importante é encontrarmos um ponto de equilíbrio, entre o que gostamos de comer e aquilo que sabemos que é bom para nós. Há coisas que adoro comer. E quando como, sei que só o volto a fazer passado algum tempo. Por exemplo, o Cozido à Portuguesa é para encontros em família. E comemos por ano, talvez, umas três refeições de cozido. Doces conventuais são para dias especiais assim como muitos pecadinhos de boca mais calóricos.

Com o intuito de encontrar o equilíbrio, nas refeições do dia-a-dia, cá em casa, opto por incluir muitos legumes e/ou frutas nos pratos que preparo. Agora no Verão, sabem tão bem!


Peito de frango grelhado com cobertura de ananás e abacate
( Receita adaptada de Delish )

Ingredientes para 2 pessoas:
2 peitos de frango
Sumo de 1 limão
1 colher de café de açafrão-da-Índia
50 ml de azeite
1 rodela de ananás
1 abacate
1/2 cebola roxa
1 colher de sopa de coentros frescos picados
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Cortar os peitos de frango ao meio de modo a obter 4 bifes.

2. Temperar a carne com pimenta e açafrão. Regar com o sumo de limão e deixar a marinar durante aproximadamente 1 hora. Adicionar 30 ml de azeite e misturar bem.

3. Grelhar os bifes de frango, numa chapa. À medida que se grelham, temperar com sal a gosto.

4. Cortar o abacate em pedaços para uma taça. Regar com o restante sumo de limão. Adicionar a cebola e o ananás picados. Temperar com 20 ml de azeite, sal e pimenta. Polvilhar com os coentros frescos.

5. Servir os bifes com a cobertura de ananás e abacate.


Com os bifes servi uma salada de rúcula com folhas de alface temperadas com azeite e vinagre. Há muito que deixei de colocar sal neste tipo de saladas.

1 comentário :

Laranjinha disse...

Mary,
cá em casa adorámos.
Um beijinho.