terça-feira, 22 de agosto de 2017

Arroz de lulas


Cá em casa procuramos todos os dias ter uma alimentação variada e equilibrada, Iniciamos, normalmente, as refeições com sopa. Faço a maior parte das minhas sopas sem batata. Uso chuchu, curgete ou cabeça de nabo, em substituição. Procuramos fazer refeições, alternadamente, com pratos de carne e de peixe. Habitualmente, é, à sexta-feira que tentamos acabar com todas as sobras que existam no frigorífico. Nestes momentos, faz-se quase sempre uma grande salada como acompanhamento. Em todas as refeições procuro incluir vegetais e legumes, principalmente da época.

Nesta altura do ano, chega-me imenso tomate da horta que temos em Santarém. Gosto de o usar em sopas, saladas, em pão, nos doces e compotas. Mas um destes dias para o almoço resolvi fazer um prato de que já tinha saudades, arroz de lulas, malandrinho, com muito tomate.


Arroz de lulas

Ingredientes para 4 pessoas:
1 kg de lulas
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
50 ml de azeite
4 tomates maduros
1 ramo de salsa
300 g de arroz carolino
600 ml de caldo de peixe ou água quente
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Levar o azeite, o louro, a cebola e os dentes de alho picados num tacho ao lume. Deixar frigir até a cebola estar macia.

2. Adicionar o tomate picado, limpo de peles e sementes. Deixar refogar mais um pouco.

3. Juntar as lulas cortadas em argolas e o ramo de salsa atado. Tapar o tacho e deixar cozer durante 15 minutos.

4. Regar as lulas com a água quente. Assim que levantar fervura adicionar o arroz. Temperar com sal e pimenta.

5. Deixar cozinhar em lume brando aproximadamente 15 minutos, até o arroz estar cozido. Se for necessário acrescentar mais caldo.

6. Polvilhar com salsa picada e servir.

12 comentários :

Matilde disse...

Olha que rica sugestivo :) Um dos pratos que eu pedia sempre a minha mae para fazer :)
Bjinhosss
https://matildeferreira.co.uk/

Laranjinha disse...

Matilde,
este prato soube-nos tão bem.
É comida de conforto.
Obrigada.
Um beijinho.

Unknown disse...

Que arroz delicioso! Eu adoro arroz malandrinho, mas os horários cá por casa não o permitem fazer tantas vezes quanto gostava. O tomate caseiro dá outro sabor aos pratos. beijinhos

https://saboresdoninho.blogspot.pt/

Vanessa Pereira disse...

Olá Isabel! Já algum tempo que sigo o seu blog, diria até que todos os dias venho aqui dar uma espreitadela! Identifico-me muito com as suas receitas e com o modo como vê e sente a comida! Gostaria muito de a convidar a visitar o meu cantinho culinário (O Tempero da Nesita) onde poderá também explorar os sabores que se preparam cá por casa, alguns showcookings que já realizei e concursos em que já participei! Quem sabe um dia nos poderemos conhecer e falar um pouco mais sobre este mundo fascinante da culinária que nos inspirar todos os dias! Para já fico à espera da sua visita ao meu blog! Quanto a mim continuarei a aparecer aqui assiduamente para explorar um pouco mais dos seus sabores e costumes! Um grande beijinho

http://otemperodanesita.blogspot.pt/

Ruth Miranda disse...

ainda n consigo compreender o pq de se retirar as batatas das sopas, eu q adoro batata!! Uso courgettes e chuchus nas minhas sopas tb, mas sempre com batatas, acho que enaltece tanto o sabor dos outros vegetais e legumes. Mas isso deve ser pq eu sou realmente uma grande fã de batata.

Laranjinha disse...

A batata dá às sopas uma cremosidade fantástica. Como temos regularmente sopa às refeições, corto na batata.

Laranjinha disse...

Olá boa tarde Vanessa,
obrigada pela visita e comentário.
Vou já fazer-lhe uma visita.
Já agora, as inscrições para o concurso A Mesa dos Portugueses ainda estão abertas. Interessa?
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Sabores doo Ninho,
adoro esta altura do ano em que o tomate nos chega cheio de sabor. Tão bom.

Vanessa Pereira disse...

Olá Isabel! Claro que sim! Todos os anos tento dar o meu melhor contributo a este concurso que celebra a nossa gastronomia e os nossos melhores produtos! Obrigado pela visita, seja muito bem vinda ao meu cantinho culinário! Já agora também a vou convidar a visitar o blog do meu pai (A Tasca do Gin)! É um blog relativamente recente e focado somente em gins tónicos! Tenho uma parceria com ele em que no início de cada semana eu publico um perfect serve sugerido por ele e, consequentemente, A Tasca do Gin publica os seus perfect serve sugerindo um petisco ou refeição d' O Tempero da Nesita que combina com o gin tónico publicado! Convido-a também a torna-se seguidora dos blogs, seria um prazer! Um grande beijinho

http://atascadogin.blogspot.pt/

Ana disse...

Que quantidade de arroz utiliza na receita?

Laranjinha disse...

Ana,
usei 300 g de arroz carolino.
Obrigada. Já coloquei na receita.

Anónimo disse...

Combinação perfeita.