quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Sopa de tomate com pimento vermelho e leite de coco


Há ingredientes que associo sempre ao Verão, como o tomate e os pimentos. Durante muito tempo, usei os pimentos basicamente nas saladas, previamente assados, e nos guisados ou estufados. Só há bem pouco tempo, é que comecei a utilizar pimento cru nas saladas ou para acompanhar pastas como o hummus. Talvez porque durante anos o pimento que tínhamos, em casa, era maioritariamente o verde, vindo da horta.

Hoje em dia, encontramos pimentos à venda muito facilmente e para além dos mais comuns, o verde e o vermelho - penso que se encontram em todos os mercados de Norte a Sul do país, temos também o amarelo, o laranja e o roxo. Este último, talvez seja o menos comum por cá.

Na tentativa de usar os pimentos de outras formas, para aproveitar a abundância deste legume e do tomate que trouxe da horta de Santarém, resolvi fazer uma sopa. E a verdade é que adorámos!


Sopa de tomate com pimento vermelho e leite de coco

Ingredientes para 4 pessoas:
2 pimentos vermelhos grandes
1 kg de tomate chucha
1 cebola
4 dentes de alho
60 ml de azeite
500 ml de caldo de legumes (ou água)
200 ml de leite de coco
Sal e pimenta-preta q.b.
Sementes de sésamo tostadas para servir q.b.


1.Tirar a peles e as sementes ao tomate e aos pimentos.

2. Colocar o tomate e os pimentos cortados num tabuleiro de forno. Juntar a cebola picada e os dentes de alho.  Temperar com sal, pimenta e regar com o azeite.

3. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 40 minutos.

4. Depois de assados colocar numa panela com 500 ml de água e metade do leite de coco. Depois de ferver, triturar. Se necessário, rectificar os temperos.

5. Servir com o restante leite de coco. Polvilhar com as sementes de sésamo.

2 comentários :

Anónimo disse...

Olá. Está sopa de tomate com pimentos deve ter ficado divinal. Eu já fiz mas em vez de tomate fiz, apenas,com creme de abóbora leite de coco. Parabéns pelo seu blog. Muito bom. Bj Clara

Laranjinha disse...

Clara,
muito obrigada.
Cá em casa adorámos este creme.
Um beijinho.