segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Peras bêbedas com vinho do Porto


Há qualquer coisa na fruta assada e cozida que me transporta para os sabores de infância. Faço muitas vezes, cá em casa, maçãs e marmelos assados. Adoro!

Há frutas que se adequam melhor a este tipo de preparações do que outras. Uma outra das frutas que resulta particularmente bem cozida é a pêra. Peras cozidas em vinho com uma mistura de especiarias, quem consegue resistir?

As peras são das poucas frutas que se tornam deliciosas quando cozidas. Macias, doces, perfumadas pelos aromas misteriosos das especiarias e pelo toque inquietante do vinho, fazem das peras bêbadas uma sobremesa simples, mas ao mesmo tempo, sublime.

A escolha das peras deve recair sobre frutos maduros, mas firmes. As peras muito maduras não serão uma boa escolha. O tempo de cozedura irá variar dependendo da maturação das peras.

O ideal seria cozê-las em pé, num tacho, de modo que ao cozer fiquem com uma cor uniforme. Mas a verdade, é que nem sempre conseguimos ter um tacho que as acomode de forma eficaz, por isso, ao cozer, convém ir regando as peras com o molho.

As peras podem ser cozidas inteiras, cortadas ao meio ou em pedaços. Cá em casa, costumo cozê-las quase sempre inteiras, por isso opto pelas que têm um pedúnculo. Ao servir, penso que ficam com muito mais piada ostentando o pé. O vinho escolhido para cozer a fruta convém que seja bom, ou melhor, devemos optar por um vinho que colocaríamos na mesa para beber.

Celebra-se, hoje, o Dia Internacional do Vinho do Porto e esta é a receita que vou apresentar no programa Praça da Alegria, na RTP 1, ao lado da querida Sónia Araújo. A data foi criada em 2012 pelo Center for Wine Origins, uma instituição dos Estados Unidos da América, e da qual o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto faz parte.

Apesar de ser produzido com uvas do Douro e armazenado nas caves de Vila Nova de Gaia, esta bebida ficou conhecida como Vinho do Porto, « isto porque a partir da segunda metade do século XVII passou a ser exportada para todo o mundo a partir da cidade do Porto ». Por curiosidade, existem quatro estilos de vinho do Porto: Tawny (envelhecido em pipa), Ruby (envelhecido em garrafa), foi o que escolhi para a receita de hoje, Branco e Rosé. O Rosé ainda não provei.

Onde quer que estejamos, hoje, é dia de brindar com um cálice de vinho do Porto, ou degustar os seus aromas, através de umas deliciosas peras bêbedas.


Peras bêbedas com vinho do Porto

Ingredientes:
250 ml de vinho do Porto Ruby
250 ml de vinho tinto
100 ml de água
200 g de açúcar
Casca de 1 limão pequeno
Casca de 1/2 laranja
1 pau de canela
1 estrela de anis
2 cardamomos
2 cravinhos
1 colher de café de pasta de baunilha
5 a 6 peras


1. Descascar as peras tendo o cuidado de não retirar o pedúnculo, assim como uma parte circular em volta do mesmo. Cortar-lhes a base para as servir em pé. À medida que se descascam colocar numa taça com água e sumo de limão para não oxidarem.

2. Colocar as peras num tacho, não deixando espaço entre elas. Adicionar o pau de canela, a estrela de anis, os cardamomos, o cravinho, a baunilha, a casca de limão e laranja. Polvilhar com o açúcar e regar com o vinho do Porto, com o vinho tinto e com a água.

3. Levar o tacho ao lume e deixar cozer, em lume brando. Ir regando as peras com um pouco da calda. Assim que estiverem cozidas, retirar para um prato de servir.

4. Reduzir a calda.

5. Regar as peras com a calda. Servir morno ou frio.


Gosto de deixar as peras na calda, de um dia para o outro. Apuram os sabores e ficam ainda mais deliciosas. Podem servir as peras com uma bola de gelado de baunilha, com uma colherada de queijo mascarpone ou com uma fatia de bolo de chocolate. Combinam, também, de forma irresistível, com uma panna cotta. Ao servir, há quem goste, de as polvilhar com um pouco de açúcar em pó.

9 comentários :

Micaela Santos disse...

Mas que bom!
Há muito tempo que tenho o gosto e a vontade de fazer esta peras com vinho do porto!
Vou experimentar esta receita!
Grata pela partilha!

Maria disse...

Sou preguiçosa.... confesso.... mas adoro fruta cozinhada.... adoro !!!

Fernanda Catarino disse...

Já as fiz para a família, mais que uma vez, adoraram! 😘

Laranjinha disse...

Obrigada, Mary.

Laranjinha disse...

Micaela,
obrigada.
Espero que goste.

Laranjinha disse...

Maria,
adoro este tipo de sobremesa.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Fernanda,
muito obrigada.
Fico tão contente.
Um beijinho.

Unknown disse...

Boas 🤗

Anónimo disse...

Já experimented a receita e devo dizer que não encontrei melhor, mesmo! Numa palavras, Divinal👍🏾😋😋😋....recomendo!
Obrigadaaaaa