terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Como evitar o desperdício alimentar? Planear as refeições da semana


Como evitar o desperdício alimentar?
As vantagens de não desperdiçarmos alimentos, na nossa cozinha, são grandes. Uma dessas vantagens é, como de uma maneira geral sabemos, conseguirmos poupar e rentabilizar o nosso dinheiro com as compras que fazemos.

Dicas para reaproveitar e poupar:

1. Planear as refeições da semana
Ao fazermos o planeamento das refeições devemos alternar entre pratos de peixe, carne e ovos. Podemos até optar por fazer uma ou mais refeições durante a semana sem proteína animal.

No planeamento, devemos ter também em linha de conta a presença da sopa, dos legumes e das saladas nas refeições principais. Escolher os acompanhamentos para cada prato, é também uma boa ajuda. Também devemos ir variando ou alternando os acompanhamentos dos nossos pratos.

Escolham um dia da semana para fazerem uma refeição com todas as sobras que tiverem no frigorífico.

Ao cozinhar, façam-no de maneira a rentabilizar o que preparam. Um frango assado, pode ser servido em mais do que uma refeição. Se precisam de 3 cebolas para os pratos que vão cozinhar, descasquem-nas e piquem-nas ao mesmo tempo. Podem fazer o mesmo com outros legumes. Poupam tempo e no final, menos louça ou equipamentos para lavar.

Cozinhem em quantidade. Ao fazer carne à bolonhesa, façam o dobro do que costumam preparar e congelem em doses. O mesmo para a sopa, carnes assadas ou estufadas.

Com base no planeamento sabemos o que iremos precisar, não necessitando de comprar coisas a mais que muitas vezes acabam esquecidas no frigorífico e se estragam. Se ajudar, estabeleçam um orçamento para as compras semanais. Quando vou ao mercado aos Domingos de manhã comprar frutas e legumes, costumo fazer isso.

Ajustar as compras ao que se consome semanalmente é um dos desafios para evitarmos o desperdício alimentar. E aqui, o planeamento das refeições é uma preciosa ajuda.


Ler também:
- Meal prep, como começar?
- Meal prep, como cuidar dos nossos alimentos?
- Meal prep, como seleccionar as receitas?
- Frigorífico, o grande aliado das meal prep.

Sem comentários :