segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Coelho estufado com tomate


Janeiro, o primeiro mês do ano, carregado de simbolismos. Um mês em que gosto de olhar para a minha vida, folhear a agenda. Um mês em que gosto de avaliar algumas disposições existenciais, traçar objectivos e pensar em novos projectos. Nesta altura do ano, costumo questionar-me sobre: - O que quero? O que posso fazer? O que vou tentar conseguir?

Depois de encontrar algumas respostas para as questões que me coloco, escrevo aquilo que gostaria de fazer ou tentar conseguir. Este ano decidi que quero aproveitar melhor o meu tempo, ler mais, ir ao cinema e a eventos culturais, de forma mais regular. A cultura ajuda-nos a crescer, a aprender. Podem consultar as minhas resoluções para este novo ano.

Cá em casa, tenho procurado voltar às minhas rotinas a pouco e pouco. Os workshops, ao fim-de-semana, já começaram. Às segundas-feiras estou na Praça da Alegria, na RTP1. Uma das minhas rotinas é pré-preparar as refeições da semana. Ter comida feita, é uma uma maneira de comermos de forma mais equilibrada, principalmente quando chegamos a casa tarde ou sem disposição para cozinhar. A mim, ajuda-me imenso!

Um dos pratos que um destes dias fiz, para as refeições da semana, foi coelho estufado com tomate. Num dia servi a carne estufada com um puré, no outro, voltou ao tacho, juntei caldo e fiz um arroz. Rentabilizar o que cozinhamos é uma das vantagens de pré-prepararmos a nossa comida.


Coelho estufado com tomate

Ingredientes para 6 pessoas:
1 coelho cortado em pedaços
2,5 dl de vinho branco
1 folha de louro
4 dentes de alho picados
1 cebola
50 ml de azeite
20 g de banha
400 ml de tomate pelado
70 g de polpa de tomate
Sal e pimenta-preta q.b.
2 colheres de salsa picada


1. Colocar o a carne numa taça. Temperar com pimenta e uma pitada de sal. Juntar a folha de louro, os dentes de alho e regar com o vinho branco. Tapar a taça. Deixar a marinar, no frigorífico, de um dia para o outro.

2. Levar um tacho ao lume com o azeite e a banha. Assim que estiver quente, juntar a cebola e deixar refogar até estar macia.

3. Juntar a carne de coelho, a marinada, o tomate e a polpa.

4. Assim que levantar fervura, baixar o lume e deixar cozinhar, tapado, cerca de 45 minutos. Ir mexendo de vez em quando.

5. Servir polvilhado com salsa picada.

5 comentários :

Anjo-de-Mel disse...

Que deliciosa sugestão! Bjinhos e boa semana!

Laranjinha disse...

Obrigada, Mary.

Laranjinha disse...

Anjo-de-Mel,
a carne de coelho é tão versátil.
Obrigada.
Um beijinho.

Unknown disse...

,.......

Nina disse...

Vou fazer esta receita amanhã 😋