sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

As minhas 10 receitas preferidas de 2019


Fazer escolhas, nem sempre, é fácil. Quando temos mesmo que decidir, acabamos por encontrar critérios que nos ajudam ou facilitam a tarefa. Foi o que fiz, quando decidi partilhar as minhas 10 receitas preferidas, de 2019. Decidi escolher receitas que, por um lado, me surpreenderam, algumas com ingredientes que passei a usar de forma mais regular, como por exemplo o chocolate ruby ou a couve kale. Outras que remetem para memórias ou tradições, outras, ainda, que reflectem alguns dos meus valores em relação à alimentação que procuro fazer, cá em casa.

As minhas 10 receitas preferidas de 2019 são:

- Caril de lentilhas - Comer mais leguminosas é, por vezes, um desafio. Feijão e grão-de-bico, aparecem em muitas receitas tradicionais portugueses. Mas e as lentilhas? Nem por isso. Hoje em dia, encontramos facilmente lentilhas, à venda. As vermelhas, nem precisam de ser demolhadas. Este caril de lentilhas fica tão saboroso! Uma maneira diferente de colocarmos as leguminosas na mesa.

- Ceviche de salmão com abacate laranja - Ceviche é uma preparação que adoro. E esta mistura de salmão com laranja e abacate era algo que queria, desde há muito, experimentar. Fazermos pratos diferentes do que estamos habituados, também, é bom. É uma forma de aventura, de nos colocarmos perante novos sabores, de alargarmos os nossos horizontes. Há quem diga que a comida tem o poder de nos fazer viajar.

- Ervilhas com ovos escalfados - Um clássico. Uma das receitas que adoramos, cá em casa, e que nos remete para a família. Há uns anos, quando estive em Paris, num dos bistrots onde almoçava, reparei que nas opções de take away, havia caixas de ervilhas com ovos escalfados. Achei o máximo. Por cá, acho que nunca vi.

- Granola de Natal com chocolate ruby - Fiz esta receita a pensar nos presentes de Natal. Faço muitas vezes muesli e granola a pensar nos pequenos-almoços e lanches, cá de casa. A ideia de juntar chocolate ruby a esta receita resultou tão bem. Talvez não saibam, mas desde que experimentei este tipo de chocolate que fiquei fã!

- Húmus de beterraba assada - Húmus, uma presença assídua no meu frigorífico, em 2019. Usamos para servir com saladas, para barrar pão e fazer sandes, para comer com isto e aquilo. Gosto de húmus até ao pequeno-almoço.

- Marmelada com pêra e maçã -Fazer marmelada é uma tradição, cá em casa. Todos os anos, assim que trago os primeiros marmelos do quintal, em Santarém, uma das primeiras coisas que faço é marmelada. Para além da receita tradicional, gosto de ir experimentando outras sugestões. Já fiz marmelada com maçã, com pêra e, este ano, decidi fazer com marmelos, maçã e pêra. Resultou tão bem!

- Papas de aveia com banana e morangos - A comida dos pequenos-almoços foi um tema que tentei explorar em 2019. Fui partilhando durante meses, algumas das coisas que iam fazendo para a primeira refeição do dia. As papas de aveia, no forno, surpreendem, e resultam tão bem.

- Como fazer pudim de chia - Chia, mais um ingrediente que me conquistou. A par da couve kale, do abacate, da batata-doce, da curcuma e do gengibre, este foi outro dos meus ingredientes preferidos de 2019.

- Queques de bacon recheados com ovo cozido - Procuro no meu dia-a-dia sugestões para ir variando o pequeno-almoços ou, os lanches, cá de casa. Nem imaginam como adorei fazer estes queques. São uma excelente opção para começar o dia. Até servem para levar naqueles dias em que não temos tempo para tomar a primeira refeição do dia em casa.

- Sopa de tomate com pimento vermelho e leite de coco - Comam sopa pela vossa saúde. Uma frase que aprendi com o meu querido amigo Vírgilo Nogueiro Gomes e que passei a repetir, muitas vezes. Adoro sopa e no ano que passou fui partilhando convosco muitas sugestões para que pudessem ir variando as sopas que colocam na mesa. Esta de tomate com pimento e leite de coco, revelou-se uma combinação deliciosa.

Sem comentários :