quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Frutas secas recheadas com nozes


2020 chegou! Pela primeira vez, em muitos anos, decidimos fazer a passagem de ano fora. Costumamos fazer sempre uma festa, cá em casa, com os amigos e normalmente, recebemos o novo ano, à volta da mesa. Este ano decidimos fazer diferente, com os amigos de sempre, na mesma, mas desta vez rumámos até ao Teatro Nacional Dona Maria II. Assistimos à peça Ricardo III e ficámos para a festa que se seguiu, com música, comida, e vista parcial para o fogo de artifício, na Praça do Comércio.

Em cada novo ano, gosto de pensar em objectivos, desafios, a que me proponho. Gosto de escolher uma palavra, que define mais ou menos o que pretendo. A palavra de 2020 é Resiliência. A primeira vez que prestei atenção a esta palavra foi numa aula com o professor e pediatra João Gomes Pedro.

« A resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, stress, algum tipo de evento traumático, entre outros. Sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, por encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades. »

A vida de todos nós é cheia de desafios. Sendo resilientes conseguimos seguir em frente. Adaptamo-nos às situações, tentamos superar os problemas, não perdendo de vista o nosso foco, ou seja, aquilo que queremos alcançar. Perante as dificuldades, temos que ter a capacidade de encontrar soluções, olhando sempre para a vida de forma positiva e optimista. Em 2020, nós seremos capazes. Com saúde, persistência, trabalho e o carinho de todos aqueles que gostam de nós, vai ser, por certo, um grande ano! Vamos ser resilientes e felizes!

A primeira receita deste novo ano é algo que faço muitas vezes para a mesa de Natal ou, para quando recebo amigos, cá em casa, nas quadras festivas. Frutas secas recheadas com nozes. Tão bom! E tão prático!

Feliz Ano Novo!


Frutas secas recheadas com nozes

Ingredientes:
180 g de figos secos
180 g de alperces secos
180 g de ameixas secas
150 g de tâmaras secas
200 g de miolo de noz


1. Fazer um corte ao meio nas frutas secas, mas sem separar as metades. Quando se justifique, retirar o caroço.

2. Colocar meia noz em cada uma das frutas. Pressionar ligeiramente, de modo a fechar um pouco a fruta.

3. Dispor as frutas secas numa travessa e servir.

Sem comentários :